iPhone 16e vs. iPhone 14 - Depois de leres isto não terás dúvidas

iPhone 16e vs. iPhone 14 - Depois de leres isto não terás dúvidas

O novo iPhone 16e não é tão barato quanto se poderia imaginar, pelo que poderás facilmente entrar num loop de questões sobre: vale a pena optar por este modelo ou por outro mais antigo, como o iPhone 14. 

Desse modo, de forma a facilitar a resposta a essa questão, comparamos aqui os dois equipamentos, que apresentam algumas similaridades mas também diferenças.

Design semelhante, com diferenças subtis 

O iPhone 16e representa um novo modelo, ainda que, com muitas aspas, de entrada de gama por parte da Apple. Os dois equipamentos partilham, portanto, um design similar com um ecrã OLED de 6,1 polegadas e a já antiga notch, onde poderás encontrar os sensores para o Face ID e câmara fotográfica frontal. 

No design, as duas maiores diferenças serão mesmo os sensores fotográficos na parte de trás (uma câmara no iPhone 16e e duas no iPhone 14), bem como o botão de Ação, presente no modelo apresentado este ano. Isto é, no caso deste último ponto, o botão de Ação substitui o de silêncio/som, que existia anteriormente, permitindo que o personalizes à tua vontade para execução de um maior número de comandos. 

Mais, na parte de baixo do telemóvel, o novo modelo já conta com a entrada USB-C (a mais standard do mercado), enquanto que o modelo 14 ainda engloba a antiga Lightning. Aqui sim, podes observar desde já um aspeto que torna o iPhone 16e bulletproof quando comparado ao 14 em matéria de envelhecimento no tempo.

Desempenho incomparável 

No desempenho, o iPhone 16e destaca-se pela inclusão do processador A18, que supera o A15 Bionic do iPhone 14. Esse processador oferece maior velocidade, eficiência energética e suporte às avançadas funcionalidades de inteligência artificial, ou seja, a Apple Intelligence. Aqui, o destaque é tão maior para o 16e que esta categoria quase que poderia ter um impacto duplo no score final. 

Duas câmaras ou uma? 

Na fotografia, os dois modelos adotam abordagens distintas. O iPhone 14 possui um sistema de câmara dupla, combinando um sensor principal de 12MP e uma ultra grande-angular de 12MP. Já o iPhone 16e conta com uma só câmara Fusion de 48MP, que permite a criação de fotografias com Zoom Ótico equivalente de 2x. 

Vamos a números. Num dos equipamentos tens duas câmaras, noutro uma. Porém, aquele que tem apenas uma, na verdade, é como se tivesse duas. Mais subjetivamente, só tu poderás dizer se dás mais valor a uma lente ultra grande-angular (presente no 14) ou se preferes fazer Zoom e não perder qualidade na tua imagem (possível no iPhone 16e).

Finalmente, vale a pena reforçar que, ao capturares fotografias com a câmara principal de ambos os equipamentos, a diferença será notória entre o iPhone 16e (com a sua nova câmara de 48MP) e o modelo mais antigo.

Conectividade e autonomia 

Em termos de conectividade, como viste anteriormente, o iPhone 16e está não só mais preparado para o futuro, bem como partilha a mesma entrada de carregamento e transferência de dados que o teu tablet, portátil, etc. 

Já na autonomia, graças ao A18 e ao espaço adicional para uma bateria maior, o iPhone 16e mostra-se líder no que à autonomia diz respeito. Aqui, a não ser que pretendas carregar o teu iPhone via MagSafe, não há nenhum motivo para não olhares apenas para o novo modelo. 

Conclusão 

Em suma, o iPhone 16e apresenta uma evolução significativa em relação ao iPhone 14. O 16e destaca-se pelo desempenho superior, recursos avançados de inteligência artificial e conectividade. Se a tua prioridade é ter acesso às últimas inovações tecnológicas e desfrutar de desempenho aprimorado de um iPhone 16 propriamente dito, a escolha torna-se mesmo muito simples.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: