iPhone Air vs iPhone 17 Pro - Diferenças notórias, escolha difícil

10 de Set de 2025
iPhone Air vs iPhone 17 Pro - Diferenças notórias, escolha difícil

Bem, 2025 trouxe-nos dois novos iPhone 17 Pro – como habitual –, mas um novo Air, sem 17 no nome, que partilha algumas características dos equipamentos Pro. Daí que, poderás fazer esta pergunta a ti próprio: qual será o mais indicado para mim?

Embora o Air seja o mais fino de sempre, não fica assim tão atrás do Pro em termos de desempenho. Mas há diferenças, obviamente, e que poderão ser suficientes para que tu optes por um ou outro.

Ecrã, design e construção

No que toca ao ecrã, aqui as diferenças são discretas. Ambos usam um ecrã com uma taxa de atualização de 120 Hz, brilho máximo de 3.000 nits, margens finas e modo Always-On. A diferença está nos tamanhos do ecrã, na medida em que, como é hábito, o Pro tem disponíveis dois tamanhos de 6,3 e 6,9 polegadas, e o novo iPhone Air apenas um tamanho de 6,5 polegadas.

Imagem Tom's Guide

Sobre a espessura, aqui, o Air ganha. Afinal, tem apenas 5,64 mm de espessura e 165 g, com estrutura em titânio. É o iPhone mais fino de sempre, mas mantém resistência IP68 e proteção Ceramic Shield 2 à frente e atrás. Já o modelo iPhone 17 Pro, é mais robusto, mas com a espessura comum dos equipamentos deste estilo, isto é, 8,75 mm e um peso habitual de 206 g.

Desempenho

Neste âmbito, estes equipamentos são bem mais parecidos do que tu possas pensar. A Apple chegou até a apelidar o iPhone Air de um Pro, mais fino e ultracompacto, pelo que daí podes tirar as tuas conclusões.

Ambos trazem o novíssimo processador A19 Pro. No caso do iPhone Air, conta com 6 núcleos CPU e 5 GPU. Já no iPhone 17 Pro, 6 núcleos CPU e 6 GPU, além do sistema de arrefecimento por câmara de vapor. Ambos oferecem opções de armazenamento de 256 GB, 512 GB ou 1 TB.

Câmaras

Aqui, muito provavelmente, é o ponto que te pode fazer optar por um ou outro, sem dúvida alguma. O Air conta com uma única lente na parte traseira, de 48MP, capaz de fazer Zoom Ótico de 2x. Contudo, nem dá bem para comparar com o modelo Pro porque este traz o novo módulo, atualizado, com três lentes de 48MP cada...

Imagem Trusted Reviews

Isto é, com o iPhone 17 Pro, tens muito mais versatilidade e poderás usar o equivalente a 8 câmaras fotográficas num só terminal. Aliás, em matéria de vídeo, por exemplo, tens ainda a capacidade de gravar vídeo em ProRes RAW – o que, entre outras coisas, te oferece uma qualidade soberba na gravação de vídeo, para além do que encontras nas fotografias.

Este é, para além do design, o ponto chave referente às diferenças dos dois equipamentos. E, se és uma pessoa fanática pela fotografia, a opção torna-se, então, bem simples.

Autonomia

Finalmente, falamos da autonomia. Ora, este é outro aspeto muito questionável. A Apple garante que fez de tudo para que o iPhone Air durasse para um dia de utilização. Certo…mas, para os mais céticos, certamente que dificilmente se poderá equiparar ao iPhone 17 Pro.

A Apple promete até 27 horas de reprodução de vídeo no iPhone Air, mas 31 horas no Pro. A diferença até parece pouca, mas existe. E é quase garantido que, se te queres preocupar menos com a autonomia, muito provavelmente o Pro será uma melhor opção.

Conclusão

O iPhone Air é ideal se valorizas um design ultrafino e leve, sem abdicar de um ecrã grande e tecnologia de topo. É o equipamento Apple mais irreverente dos últimos anos, e assim continuará até que a empresa norte-americana apresente um telefone dobrável. Porém, por se tratar de uma receita já habitual, o iPhone 17 Pro é a escolha para quem quer o melhor sistema de câmaras, maior robustez e tudo que queiras exigir ao telemóvel da Apple, a todo o momento.