Luminar Neo 11.0: finalmente a remoção de imagem de fundo do retrato!

Queres eliminar o fundo das tuas fotografias com dois ou três clicks? Lê aqui sobre esta nova funcionalidade do programa de edição Luminar Neo.
3 mins de leitura
Luminar Neo 11.0: finalmente a remoção de imagem de fundo do retrato!
Publicidade
Publicidade

Há poucos meses escrevi um artigo sobre o programa de edição de fotografia Luminar Neo. Fiquei realmente espantado com tudo o que este software consegue fazer graças à sua Inteligência Artificial. Para pessoas menos versadas em edição de imagem como eu, a quantidade de ferramentas colocadas à disposição são intuitivas, muito rápidas e extremamente eficazes.

Gostei bastante do conceito que a Skylum propõe para este software, e por isso, vou repetir aqui:

Há uma linha ténue entre a fotografia que tiraste e a fotografia que imaginaste.

Não são poucas as vezes em que imagino a remoção total do fundo nas minhas fotografias. Na minha clara posição de profundo amadorismo, tantas foram as minhas irritações na tentativa de conseguir essa proeza, que qualquer profissional ou habituée em caríssimos e complexos softwares fazem em segundos.

Chegou o update que muda as regras do jogo!

Pois exatamente! A magnífica Inteligência Artificial da Luminar Neo - qual exoesqueleto que permite um ser humano elevar pesos impossíveis - confere ao mais inepto amador a capacidade de remover o fundo a uma fotografia numa fração de segundo. Mas vejam por vós:

Há que referir, no entanto, que, se a ideia é remover o fundo de uma fotografia, quanto mais homogéneo for esse fundo, e menos objetos tiver a pessoa fotografada, melhor. Mas ainda assim, esta nova capacidade que a versão 11.0 da Luminar Neo vem ainda reforçada com um Pincel de Refinamento!

Aproveito então para vos indicar como levar a cabo este simples processo em momentos, apresentando, logo de seguida, a referida ferramenta:

  1. Escolhe a fotografia que pretendes editar

2. Em "Ferramentas", à direita, abre o menu "Propriedades da Camada", seleciona "Máscara" e clica em "Imagem de fundo do retrato"

3. Clica em "Remover"

4. E a magia fez-se! Mas nota que falta a ponta da prancha...

Como te disse acima, há casos em que certos detalhes não desaparecem totalmente, ou que desaparecem e não deviam, como foi o caso da ponta da prancha. E é aí que entra o Pincel de Refinamento! É só clicares e desde logo o Luminar Neo mostra-te as camadas e todos os pontos que poderás trabalhar:

Podes escolher entre a "Transição", "Objeto" e "Imagem de Fundo", bem como o tamanho do pincel que melhor se aplique às tuas necessidades de fazer desaparecer ou reaparecer o que pretendes.

E pronto! Dá algum trabalho (rato do computador não é propriamente a melhor ferramenta), mas recorrendo ao zoom e com alguma calma, é rápido. Ficaste, então, com a fotografia que imaginaste!

Certo é também que a Inteligência Artificial não está programada para reconhecer animais. Testei algumas vezes, e o resultado foi "Nenhum retrato encontrado".

Mas não se pode querer tudo de uma vez, e pode ser que nos próximos updates a Luminar Neo alargue esta excelente funcionalidade aos nossos bichinhos e mesmo a objetos inanimados, quer para manter o que deve na fotografia, quer para os destacar em relação a outros que esteja no plano de fundo.

O facto é que funciona mesmo muito bem, cumprindo com distinção o objetivo a que se propõe! Experimenta por ti mesmo e dá-nos a tua opinião.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo