Fotografias tal como as imaginaste: Luminar Neo da Skylum

Fotografias há muitas. São aos milhares nos álbuns dos nossos smartphones. Mas basta uma para fazer toda a diferença. Torna-a essa fotografia com a app Luminar Neo.
6 mins de leitura
Fotografias tal como as imaginaste: Luminar Neo da Skylum
Publicidade
Publicidade

Tempos que já foram

Em tempos idos, tirar fotografias era um enorme desafio. Desde logo, ter uma boa máquina fotográfica não era para todos. Depois, havia que comprar um rolo e saber que o número de disparos era limitado a 12, 24 ou 36, rezando para que não ficassem tremidas. Finalmente, o custo da revelação pesava também na decisão de se ponderar com muita prudência os momentos a captar, como se dizia no anúncio, "para mais tarde recordar".

Fonte: annphoto.net
Fonte: annphoto.net

Entretanto, com o surgimento das máquinas digitais, assistimos a uma democratização do acesso, mas ainda assim apenas cortando os custos da aquisição do dito rolo e da respetiva revelação. Mas só mesmo com o advento dos smartphones é que de facto se começou a conseguir inspirar o fotógrafo que existe dentro de cada um.

A expressão "fotografia de bolso" estava longe, na época, de ser tão apropriada aos dias em que vivemos. Literalmente todos temos milhares de fotografias no bolso. Todos somos fotógrafos. Certas imagens ficam retidas nas nossas mentes até ao último dia das nossas vidas. Mas será que somos os fotógrafos que desejamos ser?

Entre o imaginado e o fotografado

Software para edição de fotografia é o que não falta no mercado. Aliás, todos os smartphones têm filtros e ferramentas de edição e de retoque para transformar as fotografias em algo mais, vá... digamos que, profissional. Assim como vemos nas revistas e na Internet. Mas uns são demasiadamente avançados, outros demasiadamente simples. Uns pouco intuitivos, outros extremamente complexos.

Eis então que vos apresento a Luminar Neo, destacando desde já a interessantíssima ideia subjacente aos objetivos que se propõe a cumprir:

Há uma linha ténue entre a fotografia que tiraste e a fotografia que imaginaste.

É exatamente isto! Conseguires a fotografia que imaginaste. Os nossos olhos vêem muito para além de uma lente, por muito boa que seja, consegue registar. A nossa Humanidade distingue-nos da máquina. Somos expressivos. Um momento não se resume a uma timestamp. Existem emoções, sentimentos e significados que conferem uma densa carga pictórica, que pretendemos manifestada na fotografia que estamos a captar.

Infelizmente, a máquina fotográfica não percebe isto. Há então que levar a cabo um processo de pós-produção, na tentativa de refletir, justamente, toda aquela amálgama sentida.

Um exemplo

Há pouco tempo, apareceu uma gatinha muito fraca, quase às portas da morte, no quintal da casa da minha namorada. A cada dia que passava, com o tratamento adequado, ela foi melhorando. As minhas emoções estavam ao rubro. A expectativa de que ela aguentasse e melhorasse era avassaladora.

Quando finalmente a vi descontraída, alimentada e segura, senti a necessidade de tirar várias fotografias, de modo a lembrar-me de que foi possível contribuir para que aquele ser puro e inocente tenha tido a oportunidade de continuar a sua vida com qualidade.

Não sou versado nesta dinâmica de edição fotografia, mas, de modo intuitívo, comecei a mexer no software, e em pouco ou praticamente tempo nenhum, obtive a fotografia da direita. Sim. Os meus olhos viram isto. Estas são as cores vivas que testemunhei e, principalmente, que senti. O calor daquela vida que se recompunha.

Como fiz eu isto?

Com uma app da Skylum, a Luminar Neo. Tendo partido de um processo de instalação extremamente simples, achei magnífica a dinâmica simbiótica entre a app instalada no meu iMac e a Luminar Share no meu iPhone. Tal como o AirDrop, a transferência entre estas apps processa-se em segundos, permitindo-me começar a trabalhar de imediato.

Gostei tanto desta app, que, correndo o risco de enfado dos nossos leitores, quero partilhar mais duas experiências. Com o recurso às Ferramentas e às Definições, que é como quem diz, ferramentas de uso livre, e aos filtros inteligentes disponibilizados pela Luminar Neo, até parecia que tinha lido vários manuais de instruções.

Digam lá se até vocês, que não estavam ali quanto eu tirei estas fotografias, não conseguem percecionar o que eu senti nos dois momentos que se seguem?

Como fez a Luminar Neo isto?

Estamos no mundo da Inteligência Artificial (IA). Cada vez mais versátil. Cada vez mais útil. A Luminar Neo recorre a inúmeras tecnologias muito poderosas para tornar simples e imediatamente percetíveis as mudanças operadas na fotografia. Independentemente do conhecimento que o utilizador tenha nestas lides, os resultados estão à vista, como tão bem puderam comprovar.

É rápido e eficiente. Melhor ainda, é possível anular de imediato cada alteração, e clicar naquele pequeno olho (assinalado com a seta) para distinguir as diferenças entre o original e a versão que está a ser tratada. Cada edição é registada num historial (acima à direita) para controlar, passo a passo, os melhoramentos em curso.

Posto isto, e porque são tantas as capacidades da Luminar Neo, vou elencar sumariamente algumas das ferramentas que mais me interessaram.

  • Relight (IA) uma ferramenta de iluminação que utiliza um Mapa de Profundidade 3D para permitir um ajuste independentemente da iluminação em primeiro plano e do fundo para realçar detalhes e cor.
  • Remoção de pontos de pó: ao capturar imagens ao ar livre, nem sempre nos livramos de pó e outro tipo de partículas que podem estragar completamente o resultado final da fotografia. A IA deteta esses pontos e elimina-os. Na realidade, é como se literalmente os limpasse.
  • Remover cabos eléctricos: sempre me perguntei quando era miúdo o motivo pelo qual os cabos eléctricos não podiam ser instalados debaixo da terra. Isto porque estragavam a paisagem. Enfim, é feio, mas necessário. Só a logística nas reparações seria um trabalho impossível. Bom, se eu quiser tirar uma fotografia num sítio lindíssimo que tenha estes incómodos cabos no fundo, a AI da Luminar Neo elimina-os automaticamente, tal como se nunca lá tivessem estado.
  • Camadas: esta é uma forma de trabalho mais associada aos profissionais da imagem. Mas porque não estender este tipo de metodologia aos mais desconhecedores, como eu? Imaginem, camada sobre camada, com efeitos e texturas sobre as fotografias originais... a imaginação é o limite.
  • Crop(IA): aquele ângulo perfeito. Aquela fotografia que vemos na revista. Podem estar dez pessoas a fotografar o mesmo acontecimento, mas os mais profissionais, em regra, conseguem a melhor composição. Bom, cá está a IA para ajudar. Programada com as melhores práticas de fotógrafos experientes,  de repente, a fotografia transforma-se numa outra coisa tão mais impactante.
  • Enhance(IA): luz, cores, ação! Tirando esta última parte, reservada ao cinema, esta ferramenta analisa a imagem e equilibra-a, quase como que por magia, conferindo-lhe a explosão de cor que tinhas imaginado.
  • BodyAI: detetando um corpo, seja em que posição for, e com qualquer tipo de iluminação, realçando os detalhes mais subtis, conferindo um realismo sem precedentes.
  • Iris(IA): e da mesma maneira que deteta um corpo, aplique-se o mesmo princípio aos olhos. O espelho da alma, não é como se diz? Vejam acima o exemplo que coloquei dos gatinhos. Adicionem o Face (IA) e o Skin (IA), que tal como poderão imaginar, aplica-se à face e à pele, e de repente, terão uma super-produção profissional das pessoas que estão a fotografar!
  • Structure(IA): realça todos os detalhes. Esta ferramenta reconhece pessoas, água, céu, e objectos, conferindo-lhes profundidade e clareza.

E se vos disser que podem acrescentar elementos da natureza? Pois claro que sim!

  • Atmosfere (AI): adiciona efeitos atmosféricos realistas com profundidade 3D - nevoeiro, névoa, vapor, chuviscos, etc.
  • SkyAI: muda o céu na fotografia em segundos para criar um estado de espírito totalmente novo. Até podes acrescentar reflexos!
  • Raios solares: adiciona uma fonte de luz solar à tua fotografia. De súbito, tudo fica mais brilhante.

Tal como sempre quiseste

Sim. Tal como sempre quiseste: 1) realização, por teres fotografias incríveis nos teus álbuns; 2) satisfação, por teres uma app que sabes de facto utilizar e que te apresenta resultados imediatos; 3) sossego, por não teres que andar à procura desta ou daquela app para conseguir os resultados que pretendes. Dada a sua grande versatilidade, a Luminar Neo cobre a grande maioria das tuas necessidades; 4) divertimento, por ser rápida e intuitiva, não te vais irritar com a lentidão de processamento nem com processos de aprendizagem delongados e enfadonhos.

Em suma, terás as fotografias que imaginaste e ainda vais ficando espantado à medida que as editas porque, efetivamente, a diferença é abissal. Consulta o website da Luminar Neo para conheceres preços, detalhes e dar asas à tua imaginação.

A IA da Luminar Neo está lá para te ajudar (ou como a Skylum muito apropriadamente o coloca, para te empoderar). Mas só com tuas emoções é que conseguirás cunhar aquela especificidade... aquela individualidade que tornará a tua fotografia única e inesquecível.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo