NordVPN: a Internet sem limites

NordVPN: a Internet sem limites

Para um utilizador não avançado e a residir em território português, o uso de VPN passa por dois campos muito simples: uma navegação mais privada e acesso a conteúdo com bloqueio geográfico.

David da Silva
∙ 4 minutos de leitura

Num momento em que a privacidade é uma questão cada vez mais relevante a quando da navegação por essa internet fora, surge sempre a questão de como podemos ficar mais anónimos e não deixar um "trilho de migalhas" por onde passamos. A resposta: uma VPN. Neste caso em concreto, a NordVPN.

Mas afinal o que é uma VPN?

Não entrando em termos muito técnicos, uma VPN é uma Virtual Private Network (Rede Virtual Privada), que tal como o nome indica é o estabelecer de uma ligação privada e consequentemente anónima à internet. Uma VPN permite também uma ligação segura através de uma rede pública, como é o caso de aeroportos, onde nem sempre é aconselhável fazer login.

Podemos também dizer, e de uma forma mais prática que, cada dispositivo tem um identificador único, que permite a terceiros saber algumas informações sobre nós, que a VPN vai mascarar através de informações e localizações ditas fictícias.

Digamos que as possibilidades que podemos ter com uma VPN são imensas e que não se limitam ao que vos digo em cima.

Porque preciso de um VPN?

Para um utilizador não avançado e a residir em território português, o uso de VPN passa por dois campos muito simples:

  • uma navegação mais privada;
  • acesso a conteúdo com bloqueio geográfico.

São as duas características mais básicas do uso de uma VPN, mas são também aquelas que abrem um mundo diferente de possibilidades, especialmente no campo do entretinimento.

Porquê a NordVPN?

A NordVPN é uma das VPN's mais completas do mercado. Uma das características que a destaca, é a capacidade que esta tem de desbloquear os conteúdos geo-bloqueados de diversos serviços de streaming, sendo o mais relevante, o Netflix.

Queres ver uma série que não está disponível no catálogo português do Netflix? Sem problema! Basta abrir a aplicação da NordVPN, selecionar uma localização diferente (seja ela EUA, Austrália, Reino Unido, Japão, etc.) e ligares. Voilá! Uma imensidão de novas séries disponíveis para veres. Tudo isto com uma ligação segura, encriptada, sem afetar a qualidade do serviço ou da tua ligação à internet.

Outra das razões pela qual devem optar pela NordVPN, é pela sua rapidez. Segundo diversos sites da especialidade, está classificado em primeiro lugar de entre 215 outros fornecedores do mesmo serviço.

Para conseguirem ter uma ideia do pouco impacto que a NordVPN tem na velocidade da vossa internet, deixo um teste que fiz:

Como podes ver, a diferença é muito pouca. É claro que nem sempre será assim e por vezes podem surgir algumas quebras, mas nada de muito grave. Esta diferença na velocidade é inevitável e pode surgir de diversos fatores como a capacidade do servidor, a distância a que esse mesmo servidor de VPN se encontra, as definições de encriptação ou a qual protocolo estarás ligado. A ligação será completamente diferente de uma ligação a um servidor no Reino Unido, para uma ligação à Austrália. Segundo a alemã AV-TEST e os seus testes de VPN, a NordVPN é a VPN mais rápido do mercado.

Para além de tudo isto, tem a mais valia de ser multi-plataforma, tendo aplicações para sistemas Apple, Android e Windows. Como também tem uma capacidade de conexão de até 6 dispositivos por conta, consegui ligar e testar a NordVPN, no meu iPhone 11 Pro, numa box Android TV e no meu PC Windows.

Utilizar a NordVPN

A utilização das aplicações da NordVPN é super simples e intuitiva, quase que faz tudo por nós. Após o login na aplicação, é-nos apresentado um mapa, de onde podemos escolher a localização e o servidor pretendido. Para aqueles que não estão para perder tempo e só querem uma ligação segura, basta carregar em Quick Connect (Ligação Rápida), que fará com que o vosso dispositivo se conecte com o servidor mais rápido.

Se ainda forem mais preguiçosos, podem nas definições da aplicação, ligar a opção Auto-Connect, apenas em redes Wi-Fi ou em todas as ligações, mesmo as de dados móveis.

De entre as configurações que podem alterar dentro das definições, podem encontrar outras ferramentas como o CyberSec, que bloqueia anúncios e malware; o Dark Web Monitor, que envia alertas ao utilizador quando as suas credenciais são publicamente expostas na internet (utilizando o e-mail de registo); um Atalho da Siri, para uma ligação rápida; e ainda dentro das configurações do VPN, a escolha do protocolo a usar.

Protocolo NordLynx

Sem entrar em tecnicalidades, o NordLynx é um protocolo baseado em Wireguard, que é nada mais nada menos do que o código criptográfico, que permite a uma VPN ser segura e privada. O NordLynx beneficia de características do Wireguard como as poucas linhas de código que o fazem funcionar (4000 linhas, 10 vezes menos que os concorrentes) e o tornam mais rápido.

Não digo isto de ânimo leve. Este protocolo foi testado quanto à sua velocidade, mais 250000 vezes, mostrando sempre altas taxas de eficiência.

Definições NordVPN
Definições da aplicação para iPadOS

É seguro usar a NordVPN?

Já é seguro utilizar uma VPN só por si, usar NordVPN torna-se ainda mais.

Pela segunda vez consecutiva e de forma a garantir a segurança do utilizador, a  NordVPN foi auditada quanto à sua politica de não registo (no-log policy), passando com distinção.

Como refere a empresa, o uso de VPN deve ser baseado em confiança e, quando os utilizadores se conectam aos seus servidores, precisam de ter a certeza de que não existe ninguém a bisbilhotar aquilo que queriam fazer de forma anónima e segura.

Além disso, todos os servidores do NordVPN usam um sistema de RAM, o que significa que nada será guardado ou gravado, mesmo que tivesse que o ser. A empresa está também a investir em servidores exclusivamente seus e acessados só por si.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.