Os problemas mais comuns nos Macs e como os resolver

Os problemas mais comuns nos Macs e como os resolver

É comum encontrarmos problemas durante a utilização das nossas máquinas e os Macs não são exceção. Aprende como resolver os problemas mais comuns.

João Valente
∙ 5 minutos de leitura

Todas as máquinas acabam por dar problemas mais tarde ou mais cedo. E, as da Apple não são exceção. Se és utilizador de Mac já te deves ter deparado com algum dos problemas listados abaixo neste artigo. Alguns se calhar até conseguiste resolver, outros, talvez não.

Assim, neste artigo vou listar alguns dos problemas mais comuns no Mac com os quais te poderás deparar durante a utilização do mesmo. E, ainda te ajudo a resolvê-los!

O rato giratório

O rato giratório não é bem um problema, no entanto, é bastante comum acontecer no Mac. Sempre que o este "congela", o cursor muda de aspeto e fica no formato circular colorido. Normalmente este tipo de cursor impede o utilizador de clicar em qualquer lugar.

Isto pode acontecer derivado a uma aplicação que está encravada ou a ocupar demasiado processamento do Mac. Para resolver, podes pressionar a combinação de teclas commad+option+esc. A seguinte janela irá aparecer e, através da mesma, podes selecionar aplicações para forçares a encerrar.

Apps que deixam de funcionar

Como referido acima, aplicações crasharem é bastante comum. Para fechares qualquer APP que tenha deixado de funcionar basta carregares no botão direito do rato por cima do ícone da aplicação na dock e selecionar "Forçar saída".

Se por acaso a opção não aparecer, podes forçar carregando na tecla option depois de clicar com o botão direito do rato por cima da o ícone.

O Mac que não quer desligar

Já aconteceu quereres desligar o teu Mac e ele ficar rebelde, não te obedecer e permanecer ligado? Bem, há solução para isso.

Primeiro, e mais simples, verifica se não há nenhuma aplicação a saltitar na dock, demonstrando que precisa de alguma atenção. Isto poderá dever-se a algum ficheiro ou configuração que ainda não está guardada.

Se, por outro lado, há alguma aplicação que não encerra, podes efetuar os passos no tópico anterior, forçando a que esta encerre.

Se mesmo assim o Mac não desliga, terás de recorrer ao infalível método de pressionar o botão Power até que o computador se apague de vez.  No entanto, convém não abusar deste método, que pode gerar problemas maiores se utilizado com frequência.

Um Mac a passo de caracol

Com a utilização do dia a dia é normal que o nosso Mac comece a ficar mais lento. Isto pode dever-se a vários fatores, sendo que um poderá ser relacionado com a memória física.

Isto deve-se ao facto de o macOS utilizar a memória física para melhorar o desempenho e torná-lo mais fluido. Se o armazenamento estiver perto de estar cheio, o sistema operativo não irá conseguir utilizar espaço necessário.

Esvaziar o lixo e fazer limpeza dos seus ficheiros e programas que já não utilizas é um bom começo. Um bom ajudante nesse campo é o CleanMyMac X.

Ecrã cinzento coberto de texto

Apareceu-te esta mensagem quando o teu Mac estava a iniciar? Calma, poderá não ser grave. Simplesmente significa que o teu Mac teve algum problema ao iniciar e tens de segurar o botão Power durante alguns segundos para o forçares a encerrar.

No entanto, se isto se tornar recorrente, podes tentar um dos seguintes passos:

  • Desconecta todos os dispositivos que tenhas ligados ao teu Mac e liga-o. O problema desapareceu? Se sim, então um desses dispositivos está a causar o erro no boot do Mac. Há que testar e perceber qual.
  • Se o problema persistir, entre no modo Safe Boot. Para tal, desliga o teu Mac. Liga-o novamente mantendo permida a tecla Shift até o logo da Apple aparecer.
  • Se mesmo assim não conseguires resolver o problema, terás de fazer uma limpeza do teu disco. Liga o Mac enquanto pressionar a combinação de teclas cmd + r para entrares no Modo de Diagnóstico.

Se mesmo seguindo estes passos o problema se mantiver, a solução está no fim do artigo.

Carregamento disfuncional

Ligaste o carregador ao teu Mac e ele não carrega? Este sintoma poderá ser sinal de que o teu Mac está a precisar de assistência técnica qualificada, contudo, há algo que ainda podes tentar.

Para tal, necessitas de reiniciar o Controlador de Gestão do Sistema (SMC em inglês). Para tal terás de:

  1. Desligar o Mac
  2. Ligar o adaptador de corrente MagSafe ou USB-C ao Mac
  3. Pressionar a combinação de teclas Shift + Control + Option do lado esquerdo juntamente com o botão Power ao mesmo tempo
  4. Solta todas as teclas e, de seguida, volta a pressionar o botão Power para ligar o Mac novamente

Findos os passos, o SMC deverá estar devidamente reiniciado e a bateria deverá começar a carregar. Mais uma vez, se o problema não ficar resolvido, a solução está no final do artigo.

Disco cheio

Se este é o teu caso, podes escolher uma das duas opções:

  1. Limpar os arquivos a que já não dás utilidade
  2. Adquirir memória externa adicional

Para te ajudar com a opção 1, podes utilizar um software específico para assunto, como é o caso do CleanMyMac X.

Em relação a memória adicional, já vai depender do teu Mac. Se for recente, não podes alterar a memória interna, pelo que, terás de adquirir uma unidade externa. Nesse aspeto, tens de escolher uma que melhor se adque às tuas necessidades.


Quando nada funciona...

Já tentaste todas as soluções e ainda assim o teu Mac continua com problemas? Podes seguir o nosso tutorial e fazer uma instalação limpa do sistema operativo, garantindo que o teu Mac fica limpo como quando o tiraste da caixa.

Como podes fazer uma instalação limpa do macOS Big Sur
Fazer uma instalação limpa do macOS Big Sur no teu Mac traz muitas vantagens para o utilizador! Sabe aqui como o podes fazer.

Ou, se sentires problemas mais graves, podes recorrer a um Centro de Assistência Autorizado Apple, como a Ponto Sagres. Através do serviço iOS Repair, podes ter o teu Mac recolhido e entregue de volta diretamente em tua casa.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.