Já lá vão os tempos em que escolher um novo iPhone a comprar era fácil, tudo devido a uma simples razão: apenas havia uma escolha, pois só era lançado um modelo por ano. É certo que o equipamento do ano transato também poderia, por vezes, entrar na equação, mas as diferenças praticamente nulas entre gerações tornavam a escolha muito mais simples do que atualmente, com uma mão cheia de modelos a surgiram em cada ano, já para não mencionar os que transitam da geração anterior e se mantêm nas prateleiras.
Com efeito, uma simples visita ao site da Apple permite verificar que, neste momento, existem sete modelos de iPhone diferentes à escolha... Desde compactos a grandes, dos mais baratos aos mais caros, a variedade é maior do que nunca. Assim sendo, decidimos reunir num só local aquelas que podem ser as escolhas mais acertadas, tendo como base diferentes necessidades e tipos de utilização.
O suficiente para a maioria: iPhone 16

Se procuras o essencial num iPhone, para te manteres feliz e contente no ecossistema da Apple, o iPhone 16 é uma boa escolha. Ele conta com um fantástico conjunto de câmaras frontal (12MP) + duas traseiras (48MP + 12MP), Face ID, ecrã OLED de alta resolução, excelente autonomia (até 22 horas de reprodução de vídeo), desempenho excepcional com o processador A18 e suporte à Apple Intelligence.
O melhor topo de gama: iPhone 17

Se procuras o melhor topo de gama (em relação qualidade-preço), o iPhone 17 é a escolha ideal! Com um ecrã OLED compacto de 6,3" com ProMotion (120Hz de taxa de atualização), desempenho de topo graças ao processador A19, suporte à Apple Intelligence, ilha dinâmica, sistema de câmara dupla de alta resolução (48MP grande angular + 48MP Ultra grande angular), controlo de câmara, botão de ação, entre outras características, este é o melhor iPhone a optar. O modelo regular nunca foi tão atraente!
O melhor em autonomia: iPhone 17 Pro Max

O iPhone 17 Pro Max é muito semelhante ao 17 Pro, mas o seu tamanho maior permite acomodar uma bateria significativamente mais potente, tornando-o o iPhone com a melhor autonomia já vista (até 37 horas de reprodução de vídeo). Se o que procuras é um iPhone que possa passar o máximo de tempo longe da tomada, este é o equipamento ideal. Tudo isso, é claro, sem abrir mão das mais avançadas tecnologias: as suas câmaras fotográficas de alta resolução (48MP grande angular + 48MP ultra grande angular + 48MP telefoto com até 8X zoom óptico), o novo processador A19 Pro, um ecrã LTPO com ProMotion (120Hz de taxa de atualização), entre outras novidades.
Menção honrosa: iPhone Air, o diferentão do lineup

O iPhone Air merece sem dúvida um lugar entre os melhores iPhones da atualidade. Embora exista algum burburinho em torno da configuração mais simples da câmara traseira e da capacidade de bateria que, à partida, poderia parecer modesta face aos padrões atuais, a verdade é que este modelo surpreende onde realmente importa. O seu design em titânio ultra-resistente, aliado a uma estrutura extremamente fina, torna-o um dos dispositivos mais elegantes e robustos do mercado. Junta-se a isto um ecrã OLED de 6,5 polegadas - maior e mais imersivo que um iPhone 16 ou até o 17 - e uma autonomia que, apesar dos burburinhos, revela-se perfeitamente satisfatória para a maioria dos utilizadores.