Quando deves trocar a bateria do teu iPhone?

Quando deves trocar a bateria do teu iPhone?

Se o teu iPhone se desliga inesperadamente ou a bateria "voa", pode estar na altura de trocar de bateria.

Daniel Gomes
∙ 4 minutos de leitura

Ainda não há muito tempo, em dezembro de 2017 surgiram diversas notícias de que a Apple estaria a tornar os seus dispositivos antigos mais lentos. Após gerar alguma controvérsia, a gigante de Cupertino esclareceu que tal foi feito uma vez que, com novas atualizações de software nos dispositivos antigos, as baterias sofriam com o poder de processamento do iPhone que, por sua vez, poderiam levar a que o iPhone se desligasse para prevenir mais danos.

Para além do programa de substituição de baterias em modelos selecionados, a Apple lançou, com o iOS 11.3, em março de 2018, a possibilidade de monitorizar a saúde da bateria do iPhone através do acesso ao menu Definições > Bateria. Aqui, não só é possível verificar os níveis de carga da bateria das últimas 24 horas, como também dos últimos 10 dias, em formato de gráfico de barras.

Ao deslizar para baixo nessa mesma janela, é mostrado também o consumo de energia por aplicação. Assim, poderás saber que aplicações estão a drenar a tua bateria. Ao clicar em "Mostrar atividade", é apresentado o tempo em horas e minutos que essas aplicações estiveram a consumir em tempo de ecrã. Quando clicares nesse mesmo botão, o nome do mesmo muda para "Mostrar utilização da bateria", para que possas voltar a visualizar a percentagem de bateria gasta por aplicação.

A ajudar na monitorização da saúde da bateria, também na mesma página das definições, encontrarás o botão "Estado da bateria". Aqui, é-te mostrada a capacidade máxima de carga de bateria, em comparação com a capacidade de carga de quando a mesma era nova. Quanto menor for o valor de percentagem, piores as condições em que a bateria se encontra no que toca ao armazenamento de energia.

Uma outra informação que te é apresentada é a capacidade de desempenho máximo, indicando se a bateria consegue fornecer energia suficiente para que o teu iPhone atinja o desempenho máximo normal. No entanto, a mensagem apresentada pode ser bem diferente, indicando-te que foi ativada a gestão de desempenho do dispositivo uma vez que o iPhone não conseguiria fornecer a potência de pico necessária. Este será um indicador claro de que a bateria não estará a acompanhar o teu quotidiano. No entanto, é possível desativar esta opção, mas nota que ela será reativada automaticamente caso o teu telemóvel se desligue inesperadamente por bateria fraca a ser drenada pela CPU.

Quando a capacidade máxima de carga do iPhone descer dos 80%, o teu iPhone dar-te-á certamente sinais de uso e é provável que neste menu vejas uma mensagem a indicar dois possíveis cenários:

  1. Não é possível determinar o estado de saúde da bateria
  2. A bateria encontra-se suficientemente degradada e deve ser substituída

Apesar de no iPad e iPod Touch também conseguires visualizar os ciclos de carga dos dispositivos com os gráficos, apenas no iPhone será possível verificares o estado de saúde da bateria.

Quando trocar de bateria?

Olhando para todas estas informações anteriormente mencionadas, quando chega a altura de trocar de bateria? Se a gestão de desempenho do iPhone é ativada com frequência para evitar que se desligue repentinamente, é altura de considerar e planear a troca da bateria. Se, por outro lado, já estás no ponto em que o estado de saúde da bateria te indica que a integridade da mesma está significativamente degradada, não deixes passar mais tempo para que não corras o risco de ficar sem o iPhone.

Como trocar de bateria?

Não só é a forma mais segura como a que te garante que a substituição será feita com qualidade. Os Centros de Assistência Autorizados Apple garantem que as intervenções técnicas feitas aos teus equipamentos Apple serão alvo de diagnóstico e intervenção eficiente. Para além disso, os técnicos contam com o apoio da Apple para assegurar que são usadas peças genuínas e que a satisfação do cliente não seja posta em causa.

Alguns centros de assistência, como a Ponto Sagres, garantem inclusive a troca de bateria ou ecrã no próprio dia, pelo que não terás que ficar a aguardar para usar o teu dispositivo.

Para além disso, através do portal iOS Repair, poderás pedir para que te vão buscar o iPhone a casa e o entreguem novamente à tua porta assim que a reparação estiver concluída. Uma solução extremamente útil na situação pandémica que atravessamos atualmente.

De que estás à espera? Se o teu iPhone já está a pedir uma bateria nova, não esperes mais tempo!