Uma nova fuga de informação sugere que a Apple já está a trabalhar em várias funcionalidades que deverão chegar com o iOS 26.4, iOS 27 e até versões futuras do sistema operativo. As referências terão sido encontradas no código de uma versão interna do iOS 26, que não estava destinada ao público, mas à qual algumas fontes conseguiram aceder.
Como acontece sempre nestes casos, nada garante que todas estas novidades cheguem efetivamente aos utilizadores finais, mas, ainda assim, oferece uma visão interessante sobre a direção que a Apple poderá estar a seguir.

iOS 26.4 parece um iOS novo!
Entre as funcionalidades associadas ao iOS 26.4, destaca‑se uma nova versão da Siri, descrita como mais personalizada e assente no Apple Intelligence. Já falámos dela várias vezes aqui no iFeed e em como poderá estar para vir já na primavera. Ao que tudo indica, a assistente deverá tornar‑se mais contextual e adaptada aos hábitos de cada utilizador.
Por outro lado, a aplicação Saúde também deverá receber uma reformulação visual, com categorias reorganizadas e um registo de métricas mais simples. Há ainda indícios de que a Apple poderá lançar um serviço Health+, possivelmente por subscrição, com um assistente de saúde e fitness baseado em inteligência artificial.
Outra novidade prática passa pela integração do preenchimento automático de dados de cartões bancários guardados na app Palavras‑passe, permitindo utilizá‑los em aplicações de terceiros. E, no caso da aplicação Freeform, a mesma poderá ganhar suporte para pastas, facilitando a organização de conteúdos - finalmente!
No ecossistema de entretenimento, surgem referências a um novo “nível desportivo” na Apple TV, embora sem detalhes concretos sobre o seu funcionamento. Já ao nível da segurança, a Apple parece estar a desenvolver um sistema adicional de validação que verifica a integridade do dispositivo antes do acesso ao Apple ID e iCloud.
Finalmente, uma vez mais, os AirPods não ficam de fora e deverão receber novas funcionalidades no Find My, incluindo agora uma opção de localização exterior mais precisa.

E o que está reservado para as versões futuras?
Para o iOS 27, as fugas de informação apontam sobretudo para melhorias incrementais. A aplicação das Fotografias deverá receber ajustes – outra vez – na forma como organiza e apresenta coleções, enquanto o processo de emparelhamento dos AirPods poderá tornar‑se mais rápido e intuitivo.
Curiosamente, apenas no iOS 28 poderão surgir novas métricas de monitorização do sono no Apple Watch. E ainda nessa ronda de updates, há também sinais de que a aplicação Saúde poderá chegar ao Mac com o macOS 28, reforçando a integração entre dispositivos e a centralização dos dados de bem‑estar no ecossistema Apple.
Para concluir, além do software, estas informações internas também mencionam novos dispositivos em preparação, incluindo um hub doméstico inteligente, uma nova geração do Studio Display, um iPad de entrada de gama atualizado, uma nova versão da AirTag e outros produtos ainda por anunciar.