Desde o iOS8 que é possível enviar mensagens de áudio nas iMessages. Mas a verdade é que este recurso continua a ser muito mais utilizado no WhatsApp do que aqui. Porque será? Provavelmente porque no serviço da Apple, os áudios desaparecem automaticamente dois minutos depois de serem ouvidos.

A boa notícia é que há uma forma de impedir que as mensagens de áudio desapareçam das iMessages e é bastante simples até. Atualmente com o iOS13 consegues guardar os áudios até um ano mas uma das grandes novidades do iOS14 é que este vai permitir que nunca sejam apagados.

Na realidade há uma razão de ser para que os áudios sejam logo apagados e esta prende-se com o facto de a maioria das pessoas adquirirem iPhones com a menor capacidade de armazenamento. Assim, a função de apagar as mensagens de áudio dois minutos depois tem como objetivo poupar espaço, quer no equipamento, quer na iCloud. No entanto, pequenos clipes de áudio não ocupam assim tanto espaço - se forem esporádicos, claro - pelo menos em comparação com imagens. Por isso, em princípio será seguro seguires esta dica.

Para impedir que as mensagens de áudio sejam apagadas só precisas de fazer o seguinte: vai a "Definições", entra no menu "Mensagens" e procura pela seção das "Mensagens de Áudio". Aqui onde diz "Caducam" só tens que alterar de "ao fim de dois minutos" para "ao fim de 1 ano".

Esta é a opção do iOS13 que te permite guardar até um ano, mas com o iOS14 surge a opção "Nunca", garantindo que os áudios fiquem sempre guardados.

Se preferires manter a definição original por não teres interesse em guardar todas as mensagens de áudio, podes optar por guardar uma a uma. Basta tocares em cima do áudio e selecionar "guardar". Lembra-te que tens apenas dois minutos para o fazeres!

Gostaste desta dica? Estamos sempre a descobrir novas funcionalidades do iPhone. Se queres ficar a par das novidades, continua a acompanhar o iFeed.