Ulysses: nem sempre só o texto é importante

As tabelas também podem ser uma ferramenta útil em determinados tipos de texto.
Escrito por Pedro Alves e
3 mins de leitura
Ulysses: nem sempre só o texto é importante
Publicidade
Publicidade

Quem escreve frequentemente, seja por motivos pessoais ou profissionais, sabe da importância que tem a utilização das ferramentas certas para a obtenção do melhor resultado final possível. Com isso em mente, selecionamos a aplicação Ulysses, que podes conhecer melhor aqui, devido à sua vanguardista conceção: brinda-nos com níveis de simplicidade sem precedentes, com vista ao foco total na tarefa que estamos a desempenhar (a escrita), mas ao mesmo tempo consegue ser tão completa ao ponto de, por vezes, nos fazer pensar que não tiramos partido de muitas das funcionalidades oferecidas. No entanto, fica desde já aqui eternizada a garantia que, quanto mais se usa a Ulysses, mais se gosta, e a experiência faz com que o proveito que tiramos da mesma aumente de utilização para utilização.

No entanto, há determinados conteúdos escritos aos quais faz falta algo mais, além de texto puro e duro, debitado palavra após palavra. Seja para explicar uma ideia, apresentar uma estatística, ou simplificar a análise de dados por parte do leitor, uma ferramenta sempre útil é a tabela. E na Ulysses é possível criar e configurar tabelas de forma simples e muito intuitiva, como seria de esperar.

A opção de criação de tabelas está disponível no menu Marcação. Após esta escolha, uma tabela irá automaticamente ser gerada na folha em que estivermos a trabalhar.

É possível personalizar facilmente o número de linhas e colunas conforme necessário, para mostrar todo o conteúdo que se pretende apresentar.

Em termos de formatação, temos várias opções disponíveis, todas elas acessíveis através duma barra de menus que aparece quando a tabela está selecionada.

Quando a tabela estiver totalmente preenchida e formatada a gosto, podemos ver como irá a mesma aparecer através da opção de pré-visualização da exportação.

Mas as opções não ficam por aqui: isto foi só uma pequena amostra daquilo que a Ulysses, enquanto ferramenta de edição e criação de texto, consegue fazer no que a tabelas diz respeito. É possível também alterar os tamanhos das linhas e das colunas, formatar tipos de letra de cabeçalhos e conteúdo, adicionar títulos, etc.

Uma das ultimas atualizações desta aplicação acrescentou a possibilidade do modo Revisão ter em conta o texto escrito dentro das células, na busca por erros ou sugestões de melhoria. Ou seja, este modo é agora transversal a toda a folha, não ignorando o texto contido nas tabelas, como acontecia anteriormente. Simplesmente perfeito.

Mas a Ulysses não para, e vai melhorando com a idade. Por isso, mais e mais funcionalidades irão certamente chegar a esta fantástica e completa aplicação. Está nas tuas mãos o usufruto das mesmas. O nosso conselho? Já sabes qual é...

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo