O principal trio de operadoras em Portugal suporta agora num todo o eSIM. A Vodafone seguiu finalmente as pisadas das suas concorrentes, NOS e MEO, que já tinham anunciado suporte à tecnologia há algum tempo.

Quando a Apple anunciou os modelos de iPhone XS, XS Max e XR em 2018, uma outra novidade veio a palco: a presença de eSIM nestes dispositivos. Muito se falou sobre a relevância desta novidade e se, de certa forma, seria a Apple a preparar-se para deixar de suportar cartões nano SIM no futuro. Dois anos depois, o suporte a cartões nano SIM e eSIM ainda coexistem. Certo é que esta apresentação despoletou uma corrida entre as operadoras para suportar eSIM pelos diversos países.

O que é o eSIM e porque é relevante?

O eSIM é um cartão SIM digital, permitindo teres um plano de operadora sem a presença de um cartão SIM físico inserido no equipamento móvel. Na apresentação oficial dos iPhones XS, XS Max e XR, a Apple referiu que a introdução desta tecnologia nos iPhones permitiria que os mesmos passassem a ser considerados Dual SIM.

Em termos práticos, seria possível manter 2 números de telemóvel diferentes no mesmo equipamento, uma vantagem muito apreciada para quem tem um telefone pessoal e outro de trabalho. Se o iPhone estiver desbloqueado de operadora, é até possível que ambos os números de telemóvel sejam de operadoras diferentes, usando um nano SIM e um eSIM. Outra das vantagens apontadas é a utilização de um destes cartões como número temporário ou tarifa de dados móveis, particularmente útil para quem viaja com frequência.

Como podes aderir ao eSIM através da Vodafone?

No site da Vodafone Portugal tens um guia explicativo, quer sejas um novo cliente ou atual cliente da operadora.

Em primeiro lugar, deves ter um dispositivo compatível com esta tecnologia. Na lista disponibilizada pela Vodafone, constam os iPhones XR, XS, XS Max, iPhone SE 2020, e os atuais flagships da Apple, iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max. Tal como os iPad Pro de 11 polegadas (1.ª e 2.ª gerações), iPad Pro de 12,9 polegadas (3.ª e 4.ª gerações), iPad Air 3, iPad 7 e iPad mini 5 - nas suas versões Cellular.

No lado dos Android, os dispositivos compatíveis são os dobráveis Samsung Galaxy Fold e Samsung Galaxy Z Flip.

Fica a faltar é o Apple Watch... Que para já ainda não é vendido na sua variante Cellular em Portugal. Veremos se com o próximo Series 6 isso irá acontecer.

Se tens um destes equipamentos, podes pedir um eSIM online ou numa das lojas Vodafone que o disponibilizam (por exemplo, a loja Vodafone do Norte Shopping, a loja do CC Colombo, a loja do Amoreiras, e mais algumas) , com um custo de €2,50.

O passo seguinte será a troca do cartão SIM físico para o eSIM e a ativação do mesmo no dispositivo. Para isso, a Vodafone disponibilizou-te uma linha de contacto para a qual deverás ligar após teres adquirido o teu cartão eSIM.

Se quiseres saber mais sobre como utilizar o Dual SIM e um eSIM em simultâneo no iPhone, consulta a página de suporte oficial da Apple, onde te são apresentados os pré-requisitos e passo a passo como podes proceder à configuração.

E tu? Já utilizas eSIM em alguma destas operadoras? Como vês o futuro dos cartões SIM? Deixa-nos a tua opinião e partilha connosco a tua experiência.