• Home
  • Dicas
  • 10 sinais de que está na altura de trocares de iPhone
10 sinais de que está na altura de trocares de iPhone
Miguel Valente

10 sinais de que está na altura de trocares de iPhone

PUB

Por mais que cuides do teu iPhone da melhor forma, usando uma capa, colocando uma película ou até segurando sempre nele com as duas mãos, o mais provável é que este só dure à volta de cinco anos.

Caso não te importes de não ter as atualizações de software mais recentes, podes prolongar o tempo de uso, mas deves estar atento aos sinais que te dizem quando está na altura de optares por um modelo mais recente, já que, como sabemos, os smartphones da Apple não foram concebidos para durarem para sempre.

Hoje deixamos-te dez sinais de que o teu iPhone precisa de um upgrade.

Já não recebes atualizações

Normalmente, os iPhones suportam até 5 anos de atualizações de software e o iPhone XS é um exemplo disso, já que foi lançado em 2018 e ainda suporta o iOS 17. Isto significa que, se comprares o iPhone 15, terás, em princípio, atualizações até 2029, pelo menos.

Se fores às Atualizações de Software e já não vires o último update lançado pela gigante da maçã, talvez devas começar a pensar em trocar o teu iPhone.

Já não consegues instalar novas aplicações

Apesar de a maior parte dos developers permitir que dispositivos mais antigos suportem as suas aplicações por períodos superiores a cinco anos, importa salientar que estes também estão limitados pela Apple, dada a necessidade de descontinuar o suporte para versões mais antigas do iOS.

Se já não consegues atualizar as tuas aplicações favoritas ou o teu iPhone já não suporta novas aplicações, um novo iPhone pode ser a única solução.

Não consegues usar acessórios para o iPhone

a couple of cell phones sitting on top of a table

As regulamentações da União Europeia, plasmadas na entrada USB-C dos modelos do iPhone 15, vão afetar todos os utilizadores que tenham um iPhone 14 ou anterior, já que o USB-C veio para ficar.

Assim, novos acessórios que sejam lançados vão, inevitavelmente, deixar de ser suportados por iPhones anteriores ao 15.

Porém, se o teu iPhone, neste momento, já não consegue tirar partido dos acessórios mais recentes, como powerbanks MagSafe, por exemplo, deves considerar um upgrade.

O teu iPhone está demasiado lento

É normal que o teu iPhone vá ficando mais lento ao longo do tempo e, embora possas ir lutando contra isso, fazendo resets ou desativando certas funcionalidades, por exemplo, o mais provável é que este chegue a um ponto insustentável.

Se já chegaste a este ponto, se calhar está na hora de investires num novo dispositivo.

A bateria já não aguenta

iPhone a carregar com um cabo ligado.

Todos os utilizadores de iPhone, inevitavelmente, começam a ter queixas em relação à bateria do dispositivo.

O ideal é ires verificando o estado da tua bateria em Definições > Bateria > Estado da bateria e carregamento, onde podes ver a Capacidade máxima da mesma.

Se a capacidade estiver abaixo de 80%, pode estar na altura de começares a pensar num upgrade.

Não tens armazenamento suficiente

Para iPhones mais antigos - principalmente em casos de utilizadores que tenham optado pelo armazenamento mais baixo e, portanto, mais em conta -, o espaço disponível é um problema progressivo, já que não há forma de aumentar o armazenamento do iPhone.

Caso o teu dispositivo já não te permita instalar aplicações, fazer atualizações de software ou esteja a ficar cada vez mais lento, o melhor é adquirires um novo iPhone (ou subscreveres o iCloud +, caso o teu dispositivo seja recente).

Para um utilizador casual, 128GB devem ser suficientes, mas, se planeias ficar com o teu iPhone atual durante o máximo de tempo possível ou usas o dispositivo para tarefas mais pesadas, 256GB ou 512GB são opções mais seguras.

O teu iPhone está demasiado danificado

white iphone 5 c on black surface

Se o protegeres bem, o teu iPhone aguenta algumas quedas, mas, se não tiveres cuidado, podes partir o dispositivo e danificá-lo seriamente.

Se estiveres nesta situação, talvez compense mais comprares um novo do que pagares o arranjo do teu smartphone atual, principalmente se não tiveres o AppleCare+, o que é improvável para dispositivos mais antigos.

O ecrã já não responde bem ao toque

O ecrã é, para todos os efeitos, a parte mais importante do teu iPhone, já que é através dele que usas todas as funcionalidades.

Se este já não funciona da melhor forma, já não te permite tirar o máximo proveito do teu dispositivo e o arranjo é demasiado caro, comprar um novo iPhone pode ser a melhor solução.

As funcionalidades disponíveis não chegam para ti

Ao longos dos anos, o iPhone tem evoluído bastante e, para utilizadores com modelos mais antigos, as funcionalidades disponíveis talvez já não sejam suficientes.

Se queres ter a Ilha Dinâmica, o Botão de Ação ou mesmo uma entrada USB-C, é completamente legítimo fazeres o upgrade do teu iPhone.

Estás sempre a reparar o teu iPhone

Por fim - e como vimos acima -, são de sublinhar os gastos resultantes do arranjo de um iPhone, principalmente em dispositivos antigos que já tenham sido reparados várias vezes.

Nestes casos, mais vale aceitares a derrota e adquirires um modelo mais recente, que, muito provavelmente, te vai sair mais em conta do que os arranjos constantes.

Identificas-te com algum destes problemas? Fala connosco nos comentários!

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Dicas