1Password: aproveita ao máximo as suas funcionalidades

Se utilizas o 1Password como teu gestor de palavras-passe, este artigo é para ti!
Escrito por Samuel Pinto e
7 mins de leitura
1Password: aproveita ao máximo as suas funcionalidades
Publicidade
Publicidade

Os gestores de palavras-passe são cada vez mais comuns para um vasto leque de utilizadores à escala global. O 1Password tem sido o eleito por muitos desses utilizadores, no entanto, ao início pode ser um pouco desconcertante de se usar, tendo em conta a panóplia de recursos que este software oferece.

Nesse sentido, se pretendes usar o 1Password, ou se já és utilizador, fica a saber como podes tirar o máximo proveito do 1Password e como podes configurá-lo no teu Mac/PC, browser e smartphone. O processo de instalação do software 1Password é semelhante à maioria de outros softwares. Contudo, algumas nuances alusivas aos seus recursos de segurança, requerem algumas etapas a mais que o normal.

Cria uma conta 1Password com uma palavra-passe forte

Antes de mais nada, o primeiro passo é criar uma conta 1Password. Ao acederes à página oficial da empresa desenvolvedora do 1Password, verás que este gestor de palavras-passe tem um custo mensal de 2,99$/mês para uma subscrição individual ou 4,99$/mês para uma subscrição familiar. Apesar disso, é um valor que vale a pena considerar tendo em conta as suas funcionalidades e a praticidade que oferece aos utilizadores no que concerne a uma melhor gestão das palavras-passe entre outros recursos que abordarei ao longo desta publicação.

Ao criares a tua conta, certifica-te de criar uma palavra-passe bem forte, pois daqui para a frente será a única palavra-passe que precisarás de te lembrar. Adicionalmente, o 1Password oferece o Kit de Emergência que é um documento PDF para impressão, com todos os detalhes da tua conta (endereço de login, endereço de e-mail, chave secreta, código QR de configuração) e um local para escreveres a palavra-passe da tua conta 1Password. Ao preencheres o teu Kit de Emergência tem em atenção ao seguinte:

Guarda os teus dados 1Password num sitio bem seguro! E podes fazê-lo à maneira bem clássica! Podes imprimir e guardá-los num local seguro da tua casa, como por exemplo um cofre à prova de fogo. O importante é que a palavra-passe, chave secreta e os restantes dados estejam guardadas num local seguro.

Embora seja tentador usar outros serviços de armazenamento online para guardar as credenciais de acesso ao 1Password, como o Dropbox, Google Drive ou outro serviço semelhante, não é de todo sensato fazê-lo. As tuas informações podem ficar em risco caso algum destes serviços seja comprometido.

Instala a aplicação 1Password para desktop e as extensões para os browsers no Mac ou Windows

Uma vantagem do 1Password face aos concorrentes semelhantes, é a possibilidade de instalares a aplicação para computador e as respetivas extensões para vários navegadores.

  • Faz o download e instala a aplicação 1Password para Mac (macOS) ou PC (Windows).
  • No browser vai ao site do 1Password e faz login na tua conta, obtém as aplicações para computador, smartphone, tablet, etc. e adiciona a tua conta 1Password às aplicações desejadas.
  • Se solicitado, seleciona a aplicação 1Password e digita a tua palavra-passe. Feito isso, a app para desktop está configurada e pronta para usar.
  • Volta à página onde descarregaste as aplicações, e encontrarás um link para para a extensão do navegador que estás a usar. Clica no link para descarregares e instalares a extensão. Se usas vários browsers, tens que instalar a extensão para cada navegador seja ele o Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Brave e Apple Safari.

Concluídas estas etapas, agora já tens acesso ao 1Password através da aplicação para computador bem como no browser.

Instala a aplicação móvel e ativa o autopreenchimento

O passo seguinte é instalar a app 1Password no teu smartphone ou tablet. Mais do que apenas instalar a app para iOS/iPadOS ou Android, há passos adicionais a serem executados.

  • Faz o download da app 1Password para iPhone/iPad ou Android.
  • Abre a app e faz login na tua conta. Faz scanner ao código QR que foi fornecido no Kit de Emergência ou digita a chave secreta manualmente.
  • Finalmente ativa o autopreenchimento nas opções de palavras-passe, para que o teu dispositivo tenha acesso ao gestor de palavras-passe 1Password.

No iPhone, vai às Definições do iOS > Palavras-passe > Opções de palavras-passe > ativa o Autopreenchimento e coloca um visto em Permitir Preenchimento de: 1Password. É recomendado desativares o porta-chaves iCloud. No iPad, podes ativar a extensão para o Safari ao invés do autopreenchimento para uma experiencia de utilização mais semelhante a de um computador.

No Android, abres a aplicação 1Password e nas definições da app ativa o preenchimento automático.

A partir de agora, ao fazeres login numa conta através dum browser ou aplicação, verás um prompt de palavra-passe aparecer quando tocas nos detalhes de login.

Explora o 1Password e corrige as senhas fracas

Com o 1Password configurado, podes começar a explorar as suas funcionalidades. Uma delas é a possibilidade de fortaleceres as tuas contas com palavras-passe mais robustas e fortes. Vê um exemplo de como isso funciona para uma conta Google:

  • Faz login no computador com a tua conta Google usando a respetiva palavra-passe.
  • Clica na aba Segurança e na opção Iniciar sessão no Google vai a Palavra-passe e introduz a respetiva palavra-passe novamente.
  • Na nova página, o 1Password deverá aparecer com uma sugestão de uma nova palavra-passe mais forte. Clica nela e o 1Password preencherá e salvará a nova palavra-passe. Se a janela não aparecer, clica no ícone 1Password do browser, clica no + e seleciona Gerador de senhas.

Desse modo, agora tens uma palavra-passe forte e que está salva no 1Password. Embora este processo seja aborrecido, vale a pena o trabalho, pois é desta forma que as tuas contas online ficarão muito mais seguras e economizarás tempo a médio longo prazo, pois não precisas de digitar as palavras-passe com tanta frequência. Uma sugestão é começar este processo nas contas mais importantes como contas de e-mail, contas de redes sociais, contas de serviços como a Google, Apple e Microsoft e contas bancárias.

Acesso rápido com um atalho no teclado

Com o lançamento do 1Password 8, a empresa introduziu um novo atalho para o teclado na aplicação para computador que abre o acesso rápido a um painel flutuante que sugere detalhes de login independentemente da janele aberta. Isso inclui browsers e apps de computador. Com este recurso, podes preencher palavras-passe em qualquer lugar do teu computador, à semelhança do que acontece com o iPhone e iPad. Estes são os atalhos de teclado padrão:

  • Mac (macOS)- Command + Shift + Space.
  • PC (Windows)- Control + Shift + Space.

Fica atento à Watchtower!

O recurso Watchtower embutido na aplicação 1Password emitirá alertas de segurança automáticos onde identifica possíveis ameaças antes que aconteçam. O Watchtower avisa sobre palavras-passe fracas, reutilizadas ou comprometidas para que possas alterá-las imediatamente. Também receberás um alerta se alguma das tuas credenciais for exposta numa violação de dados.

Além disso, a Watchtower exibe uma pontuação (quanto mais elevada, melhor) de forma a reforçares as tuas senhas, levando-te a executar algumas tarefas necessárias. Além dos recursos supracitados da Watchtower, e de forma a aumentares ainda mais a pontuação, terás que executar outras tarefas como habilitar a autenticação em dois fatores, atualizar sites HTTP para HTTPS e ainda tomares ações quando alguns itens guardados estão prestes a expirar, como por exemplo cartões bancários, passes entre outros itens semelhantes.

Usa etiquetas e categorias do 1Password para te organizares melhor

Outra funcionalidade subestimada mas útil, são es etiquetas. Numa análise mais redutora as etiquetas permitem-te etiquetar ou marcar qualquer item e assim detalhá-los mais especificamente, ao passo que as categorias permitem que consultes os itens de forma mais rápida e fácil.

Por exemplo, podes etiquetar as credenciais da Netflix, Apple TV+, Disney+, Amazon Prime Vídeo como "Entretenimento". Dessa forma, se por algum motivo precisares de aceder às tuas credenciais, sabes que elas estarão todas nessa etiqueta. Podes fazer o mesmo para qualquer serviço com assinatura que utilize um método de pagamento associado. Desse modo, quando o método de pagamento expirar podes facilmente ver quais os serviços que utilizam esse método de pagamento e assim atualizá-lo.

Podes guardar as tuas notas, documentos licenças de software etc

Esta funcionalidade também te pode ser bastante útil. O 1Password também serve como uma espécie de repositório para qualquer outra informação pessoal. A empresa garante uma criptografia em todos os dados e ficheiros, o que em teoria é um local mais seguro para armazenar informações do que em aplicações de notas ou outros serviços de cloud.

Muitos utilizadores guardam documentos de imóveis, de apólices, de automóveis, licenças de software, entre um vasto leque de informações confidenciais no 1Password. Quando configurado de forma correta, o 1Password pode ser como um armazém onde guarda as tuas palavras-passe e todas as tuas informações pessoais. Ficará ao critério de cada um utilizar este recurso ou não.

Outras funcionalidades extras, mas práticas

Por fim, outros recursos estão disponíveis para um nicho de utilizadores mas que são úteis em determinadas situações:

  • Desbloqueio do 1Password com recurso ao login biométrico - Se és utilizador de Mac, fica a saber que podes fazer login no 1Password através do Touch ID. Desse modo, não necessitas de colocar a palavra-passe sempre que faças login no 1Password no Mac. De igual forma, se tens um PC com Windows Hello também podes fazer login no 1Password sem teres que digitar a palavra-passe no PC.

Na versão para Mac, abre a app 1Password > Preferências e seleciona a aba Segurança. Podes escolher o Touch ID ou Configurar o Apple Watch.

No Windows, abre a aplicação > Configurações, selecione Segurança e clica em Permitir que o Windows Hello desbloqueie 1Password.

  • Modo Viagem - Em termos simples este recurso permite a remoção das informações de login nos teus dispositivos. Pode ser útil quando vais de viagens para países onde o teu equipamento móvel poderá estar sujeito a uma inspeção por parte de alguma autoridade governamental.

Podes fazê-lo acedendo à tua conta 1Password no browser do computador clicando no teu nome no topo direito do ecrã e escolhe a opção Meu Perfil. Ativa o botão Modo Viagem e todas as contas não marcadas como seguras para viagem serão removidas temporariamente de todos os teus dispositivos. Quando chegares em segurança ao teu destino, podes desativar o Modo Viagem e as contas retornarão aos teus dispositivos.

Se utilizas o 1Password como o teu gestor de palavras-passe ou se porventura estás a pensar em utilizar no futuro, estas são funcionalidades que certamente te serão úteis. E tu, o que achas? És utilizador do 1Password? Pretendes utilizar? Conta-nos tudo nos comentários!

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo