• Home
  • Rumores
  • 5 razões para esperares pelo Apple Watch do próximo ano
Apple Watch suspenso no ar, à direita.
Miguel Valente

5 razões para esperares pelo Apple Watch do próximo ano

PUB

Se não aproveitaste a Black Friday para comprar um Apple Watch, temos razões para te dizer que tomaste a opção certa.

Vários rumores profetizam que 2024 será um grande ano para o Apple Watch e hoje deixamos-te 5 razões que justificam essa esperança.

Revolução no design

Pessoa de costas com o braço esquerdo em destaque a mexer no cabelo e com um Apple Watch Ultra no pulso.

A apresentação do primeiro Apple Watch ocorreu em setembro de 2014, marcando o início de uma década no mercado. Como é costume, a Apple celebra marcos significativos, e agora, ao se aproximar do seu 10º aniversário, há indícios de uma iminente transformação no design do Apple Watch, seguindo a tradição estabelecida anteriormente com o iPhone no seu próprio décimo aniversário.

De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, a marca pretende tornar o seu smartwatch - e a respetiva caixa - mais finos do que são agora, introduzindo ainda novas formas de prender as braceletes. As novas braceletes poderão ser acopladas magneticamente ao relógio, o que libertaria espaço dentro do Apple Watch para baterias maiores e outros componentes internos.

Ecrã microLED

Apple Watch Ultra, com o ecrã ligado, pousado em cima de uma superfíce de madeira.

Os analistas Jeff Pu e Ross Young acreditam que a Apple está a trabalhar num novo relógio topo de gama com um ecrã microLED de 2,1 polegadas. Os rumores apontam para um lançamento em 2024 só ainda não é certo se se tratará de um upgrade do Ultra ou da chegada de um Series 10.

A tecnologia microLED é mais eficiente em termos energéticos do que a OLED usada atualmente nos Apple Watches, tendo maior durabilidade, tempos de resposta mais rápidos, melhor contraste e cores mais vivas.

A gigante da maçã pode ter planos para vários tamanhos ou para o já sugerido "Apple Watch X", que seria um modelo maior com uma nova caixa e uma moldura mais fina.

Monitorização da pressão sanguínea

Segundo Gurman, a Apple pretende introduzir a monitorização da pressão sanguínea no Apple Watch já no próximo ano. Esta funcionalidade irá possibilitar que os utilizadores saibam se a sua pressão sanguínea está a subir.

Em contraste com os métodos habituais que usamos para medir a tensão, o sistema da Apple, ao que os rumores indicam, servir-se-á de sensores para medir a velocidade da onda de uma batida cardíaca através das artérias do utilizador. Ainda assim, poderá não dar, numa fase inicial, medições sistólicas e diastólicas exatas.

Deteção de Hipertensão

Apple Watch configurado em inglês com indicação dos batimentos cardíacos.

Mark Gurman adiantou que, como parte do sistema de monitorização da pressão sanguínea, espera-se que o Apple Watch detete episódios de hipertensão ou de pressão sanguínea invulgarmente alta.

Este sistema possibilitará que os utilizadores notem no que estavam a fazer quando o episódio de hipertensão ocorreu, o que pode ser bastante útil para um diagnóstico médico. Além disso, para evitar diagnósticos errados, o Apple Watch irá, segundo os rumores, indicar que o utilizador marque uma consulta e verifique a sua pressão sanguínea através do método tradicional, uma vez que este último dá medidas sistólicas e diastólicas exatas.

Deteção da Apneia do Sono

Em 2024, também se espera que chegue uma funcionalidade de deteção da apneia do sono, a qual se trata de uma perturbação do sono em que a cessação temporária da respiração ocorre com mais frequência do que o normal, o que pode causar hipoxemia (baixa concentração de oxigénio no sangue) e privação de sono. Os sintomas incluem ressonar alto e fazer sons de asfixia durante o sono.

De acordo com o relatório deste mês da Bloomberg, o Apple Watch irá usar o histórico de sono e os padrões de respiração para determinar se o utilizador tem esta condição e sugerir a marcação de uma consulta.

Mantendo-se o habitual modus operandi da gigante de Cupertino, os novos Apple Watches só deverão ser lançados em Setembro de 2024, a par dos novos iPhones (16).

Queres mais novidades da Apple? Tens tudo aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Rumores