• Home
  • Dicas
  • 6 dicas para prolongares a vida útil da bateria do teu Mac
6 dicas para prolongares a vida útil da bateria do teu Mac
Samuel Pinto

6 dicas para prolongares a vida útil da bateria do teu Mac

É certo e sabido que qualquer bateria embutida em produtos electrónicos sofrem um desgaste ou degradação natural com o passar do tempo. Os portáteis da Apple, a saber, os MacBook, também não escapam a essa realidade, de tal forma que, com o tempo, a duração da bateria do teu Mac será inferior à anunciada pela fabricante, aquando da sua compra.

É uma realidade transversal a qualquer equipamento que venha equipada com baterias de iões de lítio, seja ele um MacBook, iPhone, iPad, smartphone Android, PC ou qualquer outro gadget que inclua este tipo de baterias no seu processo de fabrico. Portanto, não há forma de conseguires manter a saúde da bateria do teu Mac a 100%. Ainda assim, há formas de amenizar essa degradação ou desgaste da bateria do teu MacBook. Para tal, só precisas de adotar melhores hábitos de carregamento de forma a prolongares a vida útil da bateria do teu Mac. Conhece 6 dicas que te ajudarão nesse sentido.

Não descarregues nem carregues totalmente a bateria

Como já supracitado, os Macs estão equipados com baterias de iões de lítio que regra geral ficam com a capacidade reduzida à medida que continuas a carregar e descarregar o teu dispositivo. A cada ciclo de carga/descarga completa, a capacidade máxima de retenção de energia vai diminuindo ligeiramente.

As baterias em iões de lítio sofrem bastante se forem carregadas na sua plenitude, pois esse processo torna-as mais suscetíveis ao superaquecimento, o que por consequência, reduz a sua vida útil. Não é à toa que em alguns iDevices, as baterias carregam mais rapidamente de 0 a 80%. Os restantes 20% são carregados de forma muito lenta, justamente para evitar o superaquecimento.

Por outro lado, a descarga total nas baterias com iões de lítio, também é péssima para a capacidade máxima de retenção de energia. Segundo informações da Battery University, é recomendado que se mantenha a carga das baterias entre os 30% e os 80% para uma máxima vida útil da bateria.

Obviamente que há situações aleatórias em que é impossível seguir à risca estas recomendações. Para situações dessas, um powerbank é uma boa solução. Eu trago sempre comigo um powerbank para computadores com uma capacidade de 22 400 mAh. Ainda que um powerbank sofra do mesmo mal que as baterias, obviamente que fica mais em conta que trocares a bateria do teu Mac precocemente.

Usa o carregador original da Apple

Esta é daquelas regras básicas, mas que vale sempre a pena mencionar. Na compra de um novo MacBook, a Apple inclui sempre um adaptador de corrente e um cabo de carregamento USB-C. O uso desse adaptador de corrente em conjunto com o cabo é sempre recomendado, pois eles estão preparados e otimizados para garantirem uma melhor saúde a médio/longo prazo. Embora a longevidade da bateria do Mac seja muito importante, a segurança oferecida pelos adaptadores originais Apple é incontestável. Nota que existem carregadores não Apple (Anker, Satechi, Belkin, mophie, Zens, CalDigit) que também cumprem com estes requisitos, apenas tens que estar muito atento às marcas que os oferecem.

Carregador original Apple para o MacBoo Pro 16" de 140 W.

De igual forma, evita a todo o custo carregadores baratos frequentemente encontrados em lojas chinesas que nem marca e nome possuem, pois além de ser péssimos para a saúde da bateria a médio/longo prazo, também são um risco de segurança. Se necessitares de um carregador para o teu Mac, é recomendado um original da Apple, ou então de outras fabricantes de renome, mencionadas no seu site oficial.

Ativa o carregamento otimizado da bateria

Recurso também presente no iPhone, o carregamento otimizado da bateria disponível no Mac aprende com a rotina diária de carregamento, otimizando o carregamento de forma a ajudar a prolongar a vida útil da bateria e assim reduzir o desgaste da bateria. Desse modo, a capacidade máxima de retenção de energia não diminui abruptamente com o passar do tempo.

Este recurso atrasa o carregamento da bateria depois dos 80% se prever que o teu MacBook estará conectado por um período longo de tempo. Além disso, também garante que tenhas a bateria do teu Mac carregada no momento em que o desconectas do carregador. Para ativares o carregamento otimizado no Mac é só ires às Definições do Sistema > Bateria > Estado da bateria e clica no ícone (i) e ativa o switch na aba Carregamento otimizado.

Não tenhas o teu Mac sempre conectado à corrente

Um vício muito comum por parte de muitos utilizadores Mac (eu incluído) é estarem com o seu computador sempre conectado à corrente durante todo o tempo em que estão a trabalhar, mas a realidade, é que os MacBooks não devem estar sempre conectados à corrente. Como já mencionado, carregar a bateria a 100% pode causar superaquecimento, impactando a saúde da bateria do teu Mac. Visto por esse prisma, evita ter o teu MacBook conectado o tempo todo, mas somente o estritamente necessário.

Guarda o teu Mac com meia carga, se não o vais utilizar por um período longo

Se por algum motivo vais deixar de usar o Mac e tiveres de o guardar por um longo período de tempo, lembra-te de controlar a temperatura ambiente e a percentagem da bateria. Estes dois fatores são muito importantes pois afetarão a duração da bateria enquanto o Mac estiver parado por um largo período de tempo. Aliás, esta é uma recomendação oficial da Apple.

A Apple recomenda um nível de 50% de carga, pois ao guardares o Mac com a bateria totalmente carregada por um longo período, a bateria pode perder alguma capacidade, resultando numa menor autonomia. Por outro lado, se o guardares com a bateria totalmente descarregada, esta pode entrar num estado de descarga profunda, impossibilitando o seu carregamento.

Outro detalhe importante ao guardares o teu Mac por um período longo, tem que ver com a temperatura à qual deve estar guardado. É recomendado que durante o período em que o Mac esteja guardado, a sua temperatura seja inferior a 32 ºC e livre de humidade. O Mac tem que estar completamente desligado, e não te esqueças de o recarregar com meia carga a cada seis meses em que não o utilizes.

Carrega o teu Mac numa temperatura ideal

Escusado será dizer que um dos maiores inimigos de todo o tipo de baterias é precisamente o calor. Carregar a bateria do Mac numa alta temperatura ambiente pode danificar a sua capacidade. Nesse sentido, é necessário ter um extremo cuidado ao carregar baterias de iões de lítio devido à sua natureza delicada. De acordo com a Apple, a temperatura ideal para o carregamento dos Macs situa-se entre os 10 e 35 °C.

Hábitos que melhoram a capacidade máxima de retenção de energia

As baterias não irão durar eternamente é certo, mas pelo menos podes cuidar muito bem delas de forma a evitares uma substituição mais cedo do que o necessário. Tendo em conta que a substituição das baterias é um processo caro, com preços que variam entre os 229 € e os 289 €, dependendo do modelo de MacBook, cuidados extra nunca são demais.

E tu, conhecias alguma destas sugestões? Fica atento às nossas dicas nesta página dedicada.

Samuel Pinto profile image Samuel Pinto
Publicado a
Dicas