8 definições na câmara do teu iPhone para tirares as melhores fotos

8 definições na câmara do teu iPhone para tirares as melhores fotos

Se queres aprender a usar a tua Câmara do iPhone o melhor possível, este artigo é para ti!

Joana Cabral
∙ 4 minutos de leitura

Há um pequeno grupo de utilizadores de iPhone que pertence francamente ao grupo de fotógrafos profissionais. No entanto, para o resto de nós, utilizadores que admitem ter muito para aprender em Fotografia, há uma série de funcionalidades a que se calhar nunca demos importância, ou soubemos usar para nosso proveito.

Se queres aprender a usar a tua Câmara do iPhone o melhor possível, este artigo é para ti! Vamos então ver o que podemos alterar para aperfeiçoar as nossas fotografias.

Manter Definições

Gostas de utilizar certos filtros ou modo de câmara? Consegue ser frustrante ter que configurar tal de todas as vezes que abres a aplicação para tirar uma fotografia no momento certo.

De forma a que nunca percas o momento perfeito, consegues preservar as definições que preferes para todas as fotografias. Só tens de abrir as definições de câmara, e clicar em Manter Definições.

Podes optar pelo Modo da Câmara (para escolher entre foto quadrada, ou vídeo), Controlos Criativos (para escolher um filtro) e Live Photo.

O menu poderá mudar ligeiramente de acordo com o teu modelo de iPhone, mas clicando em cada opção, tens uma descrição para te ajudar a escolher a melhor para ti.

Ativar as linhas de Grelha

Quem já percebe mais um pouco de Fotografia, sabe que é fundamental a Regra de Três, em termos de composição da fotografia.

Trocando por miúdos, a ideia é que numa grelha 3x3, coloques o objeto principal da tua foto numa das quatro interseções. Para tal, é importante teres essa grelha no ecrã.

Estas linhas guia são igualmente importantes, para poderes deixar o horizonte, paredes e edifícios corretamente nivelados.

Para que estas linhas grelha te apareçam sempre, só tens que seguir a Definições > Câmara > Grelha, ativando-a.

Burst Mode: sequências

É complicado tirar fotografias a objetos em movimento rápido com os nossos telemóveis, uma vez que quando a fotografia é processada, já perdeste o momento, e muito provavelmente ficou desfocado.

Utilizando as Fotos Sequenciais, consegues tirar rapidamente múltiplas fotografias, para depois poderes escolher a que melhor ficou e descartar as restantes.

Indo ao mesmo menu do ponto anterior, só tens de clicar em "Usar botão de aumentar volume para sequências". Quando quiseres apanhar em fotografia um objeto em movimento, só tens de manter premido o botão de volume para cima, e solta-lo quando já capturaste todo o momento que pretendias.

Bloquear o Foco e Exposição

Esta é, sem dúvida, uma das ferramentas com que mais podes brincar para aprender, uma vez que quer o Foco, quer a Exposição, afetam em grande nível a qualidade das tuas fotografias.

Se aprenderes a controlar a Exposição, ou seja, a quantidade de luz que entra no sensor de imagem do teu telemóvel, isso vai afetar imensamente o resultado da tua fotografia. Se já a tiveres dominada, poderás preocupar-te com o enquadramento da fotografia.

Para poderes bloquear a Exposição e Foco, só tens de clicar e segurar no ecrã no ponto a focar na fotografia. Haverá uma notificação amarela no topo do teu ecrã a bloquear a Exposição. Para desbloquear e repetir processo (se, por exemplo, a gata se mexer antes de tirares a fotografia), é só clicar em qualquer parte do ecrã.

Usar como trunfo o temporizador da Câmara

Se calhar uma das funcionalidades mais menosprezadas e que se pode revelar extremamente útil: o temporizador da Câmara!

Para selfies então, é possivelmente a melhor ferramenta, de forma a colocares-te em posição depois de enquadrares como queres.

De forma a ativar o temporizador é só clicar na seta dentro da Câmara, clicar no botão de temporizador, e optar entre 3 a 10 segundos. Compõe a tua imagem nesse intervalo, a seguir a clicares no botão de captura!

Silenciar o som da Câmara

Se há países em que esta função não é possível, noutros, como o nosso, é possivelmente das primeiras funções a aprender!

Não há forma de desativar o som permanentemente, mas podes ter o iPhone com o botão de Silêncio ativado, ou baixar o som completamente nos botões normais. Se optares por esta, não te esqueças de o fazer antes de abrir a aplicação da Câmara!

Alterar o nível de Exposição

Agora que já sabes como bloquear a exposição, é da mesma forma que podes ajusta-la, quando o teu iPhone tenta branquear demais. Mal cliques para focar, e apareça a caixa amarela, podes ver também um ícone amarelo com um Sol. Deslizando sobre este, podes aumentar ou diminuir a Exposição entre -8 a +8f.

Ligar a Geolocalização nas tuas fotos

Se te divides entre mais que um sítio, sabes que pode ser uma verdadeira dor de cabeça encontrar uma fotografia. Há certos momentos que associamos a um local, e que como tal, se cada fotografia tiver consigo a informação do local onde foi tirada, pode ser muito útil para a poderes procurar com base sua localização.

A Geolocalização pode ser ativada não nas definições da Câmara, mas sim na Privacidade.

Se entrares nas Definições > Privacidade > Serviços de Localização > Câmara, só terás de clicar em Ao usar.

Mesmo que decidas desligar a função em algum momento, as tuas fotos anteriores com o serviço não serão afetadas.


Estes são apenas alguns conselhos que, se calhar, até já saberás. No entanto, há muitas outras que aprenderás - e mesmo estas, aperfeiçoarás - ao treinar, por isso é uma questão de começar!

Eis outras publicações que vais adorar ler:
A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.