• Home
  • Rumores
  • Alguma vez teremos um iPhone com carregamento sem fio inverso?
Alguma vez teremos um iPhone com carregamento sem fio inverso?
Pedro Alves

Alguma vez teremos um iPhone com carregamento sem fio inverso?

O carregamento sem fio inverso é uma funcionalidade inaugurada já há uns anos no mundo Android, e graças a ela os smartphones compatíveis conseguem alimentar outros aparelhos similares, assim como smartwatchs ou auscultadores bluetooth compatíveis, bastando para isso pousá-los na traseira do telemóvel em questão.

Como sabem, não há nenhum iPhone que ofereça esta possibilidade, apesar de todos os modelos lançados desde 2017 integrarem carregamento sem fios comum, ou seja, com a energia a fluir apenas num sentido. Contudo, novas informações dão a entender que em breve este cenário pode mudar...

A Apple está a trabalhar nesta funcionalidade

Aparentemente, a Apple continua a desenvolver uma forma de implementar esta ferramenta nos seus iPhones. Aliás, os primeiros modelos que era suposto receberem o carregamento sem fio inverso eram os atuais 14 Pro e 14 Pro Max, mas alegadamente a empresa da maçã terá falhado a concepção do firmware necessário a tempo do lançamento destes equipamentos. O firmware em questão seria o responsável por ativar e desativar a carga inversa, assim como por controlar a velocidade de transmissão de energia, a sua eficiência, e a dissipação de calor.

AirPods

Apesar deste revés, a equipa de software da Apple continua com a missão de trazer para o iOS a interface que vai permitir controlar todos os aspetos necessários para o correto funcionamento desta tecnologia, que deverá incluir as animações e os efeitos sonoros que já estamos habituados a ver neste sistema operativo. No entanto, são esperados novos atrasos, dado que a Apple pretende ativar o carregamento sem fio inverso em todos os modelos desde o iPhone 11, o que dá a entender que o hardware necessário já existe entre nós pelo menos desde 2019, ano de lançamento do mesmo.

A importância do carregamento sem fio inverso para o iPhone

A utilidade deste recurso é indiscutível, e, mesmo que não o utilizemos regularmente, é sempre bom saber que está lá caso surja uma necessidade. Aliás, pensando bem, quantas funcionalidades não temos atualmente nos nossos iPhones, que só usamos de forma esporádica? Mais uma não prejudica ninguém...

Walleon wireless charging iPhone 12

Seja para carregar os AirPods ou desenrascar um amigo que se esqueceu do carregador do smartphone, são muitos os cenários possíveis nos quais podemos tirar partido do carregamento sem fio inverso. Afinal, mais vale ter e não precisar, do que precisar e não ter, certo?

Ainda nada está confirmado, mas não parece que a Apple queira continuar a deixar passar este barco durante muito mais tempo, correndo o risco de ser alvo de chacota do mercado.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Rumores