Um dos aspetos de destaque dos iPhone 17 Pro – para além da sua cor e corpo vibrantes – é o conjunto de câmaras fotográficas. Como sabes, os novos iPhone 17 Pro chegaram com melhorias significativas na fotografia e vídeo, consolidando a aposta da Apple em oferecer experiências cada vez mais profissionais.
No entanto, há uma surpresa menos positiva, e esta tem que ver com o modo noite. Ou seja, ao que parece (e que se confirma via documentos da própria Apple), a empresa de Cupertino removeu a possibilidade de usar o modo noite em Retratos.
Ora, isto é algo estranho porque, até ao iPhone 16 Pro, era possível tirar Retratos em ambientes de pouca luz com a ajuda do modo noite, garantindo imagens nítidas e bem iluminadas.
De facto, esta funcionalidade estava presente desde o iPhone 12 Pro, tornando-se um padrão nos modelos Pro. Agora, com o iPhone 17 Pro, essa opção desapareceu. Ou seja, se fotografas frequentemente em ambientes noturnos ou com pouca iluminação, isto pode representar um retrocesso na experiência de Retrato. Se não usas o modo Retrato de todo, então nem notarás diferença.
Porém, a Apple não explicou em detalhe o motivo da remoção. Alguns especialistas sugerem que poderá estar relacionado com limitações técnicas da nova configuração de câmaras – o que parece algo estranho dado que em grande medida tem que ver com software. Por outro lado, pode ter que ver com uma decisão estratégica, para diferenciar funcionalidades entre modelos ou preparar futuras atualizações. Quem sabe se não será implementado no futuro via software.
Em suma, se valorizas retratos noturnos, esta alteração pode ser frustrante. Embora o iPhone 17 Pro ofereça avanços noutras áreas, a ausência do modo noite no modo Retrato pode ser vista como um passo atrás.