Apple está mesmo tramada: UE obriga iPhone com USB-C até 2024!

A lei foi aprovada hoje no Parlamento Europeu.
Escrito por Nuno Rocha e
1 min de leitura
Apple está mesmo tramada: UE obriga iPhone com USB-C até 2024!
Publicidade
Publicidade

Há muito tempo que a Comissão Europeia perseguia este objetivo. A partir do final de 2024, não só a Apple mas todas as fabricantes de smartphones, tablets, câmaras, entre outros eletrónicos terão de utilizar já USB-C como porta de carregamento nos seus produtos. Fabricantes de computadores portáteis terão de adoptar a porta até 2026.

A lei foi aprovada por uma maioria absoluta esta terça-feira no Parlamento Europeu, com 602 votos a favor, 13 contra e 8 abstenções.

"Até ao final de 2024, todos os smartphones, tablets e câmaras vendidos na UE terão que vir equipados com uma porta de carregamento USB-C. A partir da primavera de 2026, a obrigatoriedade vai estender-se aos computadores portáteis. A nova lei, adotada pelo plenário esta terça-feira com 602 votos a favor, 13 contra e 8 abstenções, faz parte de um esforço mais amplo da UE para reduzir o lixo eletrónico e capacitar os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis."

Como faz questão de destacar no seu comunicado, a UE justifica que com esta medida os consumidores deixarão de se preocupar se têm ou não um cabo ou carregador compatível toda vez que comprarem um novo dispositivo. Assim como todos os dispositivos que mudarem para USB-C passam a suportar carregamento rápido.

A preocupação com o lixo eletrónico também foi argumento apresentado para a aprovação da nova lei.

Então... e a Apple?

A Apple ainda não respondeu à aprovação da lei hoje no Parlamento Europeu. É certo e sabido que a fabricante do iPhone é, provavelmente, a empresa que mais lutou contra uma medida universal de carregamento. Até hoje, a empresa teima em manter a entrada Lightning nos seus iPhones, apesar da maioria dos equipamentos restantes da marca suportarem já USB-C.

O caricato é que os carregadores de iPhone atualmente utilizam USB-C, mas apenas na ponta que entra no transformador de tomada. Seja como for, a partir de 2024, a Apple é obrigada a abandonar o Lightning.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo