• Home
  • Notícias
  • Apple recebeu 20 mil milhões para que Google fosse o motor de busca do Safari
Apple recebeu 20 mil milhões para que Google fosse o motor de busca do Safari
Pedro Henrique Carvalho

Apple recebeu 20 mil milhões para que Google fosse o motor de busca do Safari

PUB

Muito se falou de qual o valor envolvido entre a Apple e a Google para que o motor de busca da segunda fosse o principal escolhido no Safari – presente no iPhone, iPad e Mac. 

De facto, foi agora revelado que, em 2022, a empresa liderada por Tim Cook fechou um acordo no valor de 20 mil milhões de dólares para que a Google pudesse ocupar esse lugar especial no browser da empresa de Cupertino. Surpreendente? Sim? Não? 

20 mil milhões de dólares da Google para a Apple. Um bom negócio?

Google logo screengrab

De acordo com a Bloomberg, este valor foi revelado por Eddy Cue, Senior Vice-President da divisão de Serviços da Apple. Com efeito, parece ter sido esse o modesto montante para que o Google pudesse continuar a destacar-se como o motor de busca principal. 

Para muitos, esse terá sido valor mínimo que a Apple terá pedido. Ou claro, o máximo montante que a Google esteve disposta a investir para que, por exemplo, a Microsoft não pudesse substituí-la através do Bing. 

Num momento em que a Microsoft regista um crescimento significativo no número de utilizadores do Bing, uma vez que integrou funcionalidades da OpenAI no mesmo, a verdade é que se podem confirmar as preocupações do CEO, Satya Nadella. Será o setor assim tão competitivo? Até que ponto poderá a Microsoft, sendo a Microsoft, tentar alterar o paradigma que existe atualmente. 

Afinal, já não é nova a relação - no que ao motor de busca pré-definido do Safari diz respeito – entre a Apple e a Google. E, por outro lado, parece cada vez mais elevado o valor envolvido no acordo entre ambas as empresas, o que dificulta a possibilidade da Microsoft entrar em jogo. 

O mais interessante no meio disto tudo acaba por ser a estratégia adotada pela própria Google e Microsoft. Ambas gostariam de manter e aumentar a sua base de utilizadores, respetivamente. Todavia, a Google optou por re-investir na Apple e no seu destaque no Safari. Em contrapartida, a Microsoft fê-lo aprimorando o motor de busca com ferramentas baseadas na OpenAI. 

Em suma, a empresa que mais parece beneficiar desta competição entre Google e Microsoft é a própria Apple, que vê o seu poder negocial aumentar ano após ano. 

E claro, os próprios utilizadores, cuja volatilidade na escolha do motor de busca permite à indústria tornar-se mais competitiva e, consequentemente, desenvolver-se. 

Queres mais novidades da Apple? Tens tudo aqui no iFeed:

Pedro Henrique Carvalho profile image Pedro Henrique Carvalho
Publicado a
Notícias