A primeira versão beta do visionOS, o sistema operativo do futuro headset Apple Vision Pro, está a ser escrutinada aos poucos. Como resultado disso foi agora descoberta uma característica denominada Modo Viagem (em tradução livre), que se dedicará especificamente a melhorar a experiência de uso deste dispositivo durante voos.
A descoberta deste modo deve-se à presença de algumas linhas de texto reveladoras no código do visionOS, entre as quais se destacam:
- Está num avião?
- Se estiver num avião, terá de manter o Modo Viagem ativado para continuar a utilizar o Apple Vision Pro.
- Permaneça parado no Modo Viagem.
- Permaneça parado enquanto este modo é desligado.
- Algumas funcionalidades de reconhecimento estarão desactivadas.
- O ajuste atual pode reduzir a precisão do olhar.
- Ative o Modo Viagem quando estiver num avião para continuar a usar o Apple Vision Pro.
- A sua representação não estará disponível enquanto o Modo Viagem estiver ativado.
Perante estas frases, é inegável que o Modo Viagem foi concebido para adaptar as funcionalidades do Vision Pro ao ambiente vivido na cabine de um avião. Assim, o mais certo é que determinados sensores sejam desligados, por exemplo, e que a posição que adotemos no banco da aeronave prejudique a precisão habitual do nosso olhar para com os ecrãs deste aparelho.
Há que ter em conta que o que temos em mãos é, unicamente, a primeira versão de testes do visionOS. Até à sua instalação no Vision Pro muito poderá mudar, especialmente para melhor. O que aqui foi abordado mostra um caminho que está a começar a ser seguido, mas ainda há muita estrada pela frente.