• Home
  • Dicas
  • Aprende a carregar corretamente o teu iPhone
Aprende a carregar corretamente o teu iPhone
Pedro Alves

Aprende a carregar corretamente o teu iPhone

Certamente já te apercebeste que a bateria é um dos componentes mais importantes do teu iPhone. Afinal, todas as restantes peças que constituem este smartphone (e também outros) mantêm o seu comportamento e as suas especificidades ao longo dos anos, algo que não acontece com a bateria, pois esta vai-se desgastando... Como consequência disso, inevitavelmente acaba por ser preciso substituir a bateria de qualquer produto eletrónico, mais cedo ou mais tarde.

De forma a conseguires usar o teu iPhone longe da tomada o maior número de horas possível, é importante que tenhas alguns cuidados no que diz respeito à conservação adequada da sua bateria. O carregamento é algo imprescindível, e para o mesmo ocorrer com qualidade há certos comportamentos que deves ter em conta.

No sentido de te ajudar a carregar corretamente o teu iPhone, deixamos-te aqui algumas dicas úteis que deves colocar em prática logo que te seja possível.

Não deixes a bateria descarregar completamente

Contrariamente ao que acontecia com as antigas baterias de níquel, as atuais baterias de lítio não gostam de ser totalmente descarregadas. Aliás, tal comportamento nem é necessário, pois o lítio não sofre do efeito de memória (conhecido como viciação) que assolava o níquel. Porém, a ideia de que é saudável deixar a bateria chegar aos 0% antes de ser recarregada ainda está presente na mente de muitos consumidores... Está na hora de inverter esse paradigma.

Podes recarregar o teu iPhone a qualquer momento, independentemente da percentagem restante. Idealmente deverias fazê-lo quando rondar os 20%, mas se tal não for possível não vem nenhum mal ao mundo. Evita, isso sim, descarregá-la completamente, e de forma frequente.

Usa carregadores e cabos adequados

Infelizmente, o teu novo iPhone não traz carregador incluído no pacote de venda... Assim, sabes que vai ser necessário comprares um.

Seja qual for o acessório, deves optar sempre por originais ou, no limite, pelos que possuem certificação MFI (Made for iPhone). Só dessa forma sabes que estás a utilizar componentes com qualidade e cujo comportamento vai ser adequado ao equipamento em causa. Foge das opções mais baratas: na hora até podes poupar algum dinheiro, mas o desgaste provocado por carregadores ou cabos erráticos acabará por resultar em mais prejuízo que lucro. Isto para não mencionar os perigos decorrentes de juntar eletricidade a componentes duvidosos...

Não carregues totalmente o teu iPhone

Da mesma forma que não deves deixar o teu iPhone descarregar completamente, o oposto também é válido: evita carregá-lo até 100%. Pode parecer um contrassenso, mas se adotares este comportamento estás a contribuir para um menor stress da bateria, e consequentemente para um maior tempo de vida útil da mesma.

Os especialistas defendem que as cargas devem parar nos 80%. Contudo, controlar isso é difícil pois costumamos carregar os nossos iPhones durante a noite, enquanto dormimos. Ora, para colmatar esse facto, a dica seguinte vai ser-te útil.

Ativa o carregamento otimizado

Todos os iPhones atuais possuem a opção de carregamento otimizado. Na prática, isto faz com que o iPhone aprenda as rotinas de carga do utilizador, usando-as em proveito próprio para evitar que o mesmo esteja tempo demais com 100%.

Assim, após o período de aprendizagem, o carregamento vai parar quando chegar a 80%, e apenas será retomado pouco tempo antes da hora em que o utilizador costuma parar a carga, preenchendo os restantes 20%. Para ativar tal opção basta:

  • Abrir as "Definições";
  • Tocar em "Bateria";
  • Selecionar "Estado da bateria e carregamento";
  • Ativar o "Caregamento otimizado".

Não carregues o iPhone sob temperaturas extremas

O principal inimigo das baterias é a temperatura, seja ela alta ou baixa demais. Contudo, uma temperatura elevada tem tendência a prejudicar mais a saúde deste componente que uma reduzida, pois o carregamento em si já gera calor por natureza... Aliás, quando um iPhone está quente demais o iOS impede a sua utilização.

O ideal é manter o equipamento dentro do intervalo de temperaturas situado entre os 0º e os 35º, sempre que possível.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Dicas