Tens uma caixinha da Apple especial à tua espera debaixo da árvore ou compraste um iPhone como presente de ti para ti? Então estás no artigo certo!
Estás a mudar para novo dispositivo?
Se já és utilizador Apple, e apenas queres poupar trabalho a transferir as tuas informações para o teu dispositivo novo, o processo é-te bastante facilitado. Não te esqueças de, antes de efetuar qualquer alteração, fazer uma cópia de segurança do teu dispositivo anterior.
Só vais precisar de desemparelhar o teu Apple Watch do teu iPhone antigo, ter o teu ID Apple à mão, e transferir o cartão SIM.
Se vais trocar agora o teu dispositivo Android por um iOS, também poderás instalar a aplicação Migrar para iOS e seguir os passos apresentados. Podes consultar a página de suporte da Apple aqui.
Primeira vez com um dispositivo iOS?
Mesmo que já tenhas um, mas preferires configurar do zero, o processo também é bastante fácil. Basta seguires os passos abaixo apresentados:
1. Liga o dispositivo
Pressiona o botão lateral (alongado) até conseguires ver o logótipo da Apple. Serás cumprimentado com “Olá” em diversos idiomas. Segue os passos indicados. Se tiveres visão reduzida, ou mesmo para o caso de não visuais, há a partir desse ecrã de boas-vindas a possibilidade de ativares o VoiceOver ou o Zoom.
Depois, ser-te-á solicitado que escolhas o idioma, bem como o teu país ou região que, parecendo que não, afeta a forma como muitas informações são apresentadas, desde contactos a data e hora. É também nesse momento que poderás explorar mais definições de acessibilidade.
2. Utiliza a funcionalidade "Início rápido", se já possuis um iPhone antigo com iOS 11 ou posterior
Desde o iOS 11, a Apple permite que possas utilizar um iPhone antigo para a configuração automática do novo produto, desde que tenhas os dois perto um do outro. A partir dai, é só seguir as instruções.
Se tens outro iPhone, mas ele possui um iOS mais antigo que o iOS 11, então a tua única opção passa por tocar em “Configurar manualmente”.
3. Ativa o dispositivo
De forma a poderes continuar a configuração do teu novo dispositivo, vais precisar de o ativar. Para tal, tens três opções: via Wi-Fi, através da rede móvel, ou então conectando ao iTunes.
Se não tiveres a oportunidade de te ligar a uma rede Wi-Fi, e fores fazer com dados móveis, não te esqueças de confirmar que já inseriste o cartão SIM adequado!
4. Configura o Face ID ou o Touch ID e cria um código
O reconhecimento facial ou da impressão digital, dependendo dos dispositivos, são extremamente úteis, não só para o desbloqueio do dispositivo, mas para fazer compras também, especialmente neste momento que o mundo atravessa.
Se o teu dispositivo te dá esta opção, poderás configurar tocando em “Continuar”, ou então deixar para mais tarde, clicando em “Configurar depois nas Definições”.
Vai ser-te pedido para definires um código de seis dígitos para uma maior proteção dos teus dados. Procura não te esquecer do código, visto que é este que te permite usar não só o Face ID e Touch ID, mas também o Apple Pay.
Se preferires um código de quatro dígitos, ou prescindir completamente da utilização de um código, poderás escolher tal, carregando em “Opções de Código”.
5. Restaurar ou transferir informações e dados
Possuis alguma cópia de segurança a nível do iCloud ou iTunes? Estás a migrar agora de um dispositivo Android? Não te preocupes! Neste passo, podes restaurar ou transferir esses dados para o teu novo dispositivo.
Se não tiveres nenhuma destas, só tens de selecionar a opção “Não transferir aplicações e dados”.
6. Iniciar sessão com o ID Apple
Chegou a altura de introduzires o teu ID Apple. Se ainda não possuis conta, ou te esqueceste da palavra-passe, podes tocar nessa opção.
Poderás também usar ID Apple distintos para o iCloud e iTunes, se tens mais que um.
7. Ativa as atualizações automáticas, entre outras funcionalidades
Nos ecrãs seguintes, terás de optar se queres partilhar informações das aplicações com os seus desenvolvedores, e permitir atualizações automáticas, entre outros.
8. Configura a Siri, entre outros serviços
Uma das funcionalidades que os dispositivos Apple te oferecem é a Siri. Alguns até te pedirão para dizeres algumas expressões, de forma a que a assistente de voz da empresa da Maçã possa reconhecer a tua voz posteriormente.
Se já tiveres inserido o teu ID Apple, é neste passo que poderás configurar o Apple Pay e o Porta-Chaves iCloud.
9. Continua opções relacionadas com o Tempo de ecrã
A funcionalidade “Tempo de Ecrã” permite-te perceberes quanto tempo passas no teu dispositivo, bem como limitar o teu tempo de utilização diária de aplicações.
Poderás também configurar o True Tone, se o teu dispositivo já o possui, e recorrer à Ampliação do Ecrã, para ajustar o tamanho dos ícones e texto no ecrã principal.
Se tiveres um iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus, ou iPhone SE (2ª geração) podes ajustar o clique no botão principal. Em qualquer iPhone posterior, poderás aprender a utilizar gestos para navegar no dispositivo.
Processo feito!
Tocando em “Começar a Usar”, já podes começar a utilizar o teu dispositivo na totalidade das suas funções. Não te esqueças de fazer cópia de segurança, para garantires que não perdes os teus dados. Agora, é altura de desfrutares em pleno do teu novo produto Apple, com tudo o que ele tem para te oferecer!
Adquiriste ou recebeste um iPhone ou iPad novo no sapatinho? Conta-nos tudo nos comentários!
Deixa o teu comentário