Aprende a distinguir um iPhone falso de um original

Aprende a distinguir um iPhone falso de um original

Escrito por
3 minutos de leitura

Os equipamentos Apple no geral, mas maioritariamente os iPhones, são alvo de grande procura um pouco por todo o mundo. Tal desejo dos consumidores suscita, naturalmente, a atenção dos amigos do alheio, o que faz com que a sua criatividade seja aguçada... O resultado desta equação é, naturalmente, o fabrico e distribuição de réplicas de iPhones, que não raras vezes acabam nas mãos dos consumidores menos atentos, enquanto pensam que acabaram de fazer um excelente negócio. O problema é quando abrem a caixa...

A compra de um iPhone diretamente numa loja oficial, num representante autorizado Apple ou até numa operadora não constitui qualquer tipo de risco. A questão são os vendedores desconhecidos ou pouco credíveis com que muitas vezes nos deparamos, quer fisicamente quer online. Normalmente, estes meliantes aliciam as suas vítimas com negócios imperdíveis, contudo nem sempre isso acontece: há casos em que os clientes pagam o preço de um iPhone original por uma réplica, maximizando assim o lucro dos criminosos.

De forma a ajudar os nossos leitores vamos deixar abaixo alguns conselhos úteis, válidos para todos: mais novos e mais velhos, mais ou menos entendidos no ramo. Todos somos alvos potenciais...

Como distinguir um iPhone real de uma réplica

Os iPhones originais possuem um número de série único, que guarda informações sobre a data e o local de fabrico dos mesmos, o mercado a que se destinam, se são novos ou recondicionados, se ainda possuem garantia ou Apple Care, entre outros aspetos.

A Apple tem uma ferramenta onde podes verificar o número de série de qualquer iPhone, acessível com recurso a deste link. Podes obter e copiar o número de série do teu smartphone da maçã através das Definições, Geral, Informações.

Se o modelo e a data de compra que surgirem no resultado da pesquisa estiverem corretos, o teu iPhone deverá ser genuíno. Caso contrário... o mais provável é teres sido enganado.

O que deves fazer se descobrires que compraste uma réplica

Os primeiros passos são manter a calma, abordar o vendedor, mostrar as provas que tiveres em mãos e, como é óbvio, exigir o reembolso do valor pago. Em alternativa, caso aceites, a troca da réplica por um iPhone original também pode ser uma hipótese.

Se compraste o smartphone contrafeito online e não tiveres como contactar o vendedor, apresenta queixa na plataforma usada e também nas autoridades competentes. A burla é um crime grave e punível por lei, logo terá de ser a policia ou semelhante a atuar. Tenta munir-te do maior número de elementos de prova possíveis, tais como conversas, usernames, números, emails, links, etc, pois isso pode ditar a diferença entre o sucesso ou o insucesso da operação.


Tem cuidado e sê racional em todas as tuas compras. Desconfia sempre de negócios bons demais: ninguém dá nada a ninguém. Se algo te parecer suspeito, muito provavelmente é porque é mesmo suspeito. Mais vale gastares mais um pouco mas com segurança, do que poupares mas depois acabares com um prejuízo maior.

Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
André Fonseca / / 2 minutos de leitura

Novo iPad mini chegou! Mais desempenho e Apple Intelligence

Pedro Henrique Carvalho / / 3 minutos de leitura

Apple TV+ | 5 séries que tens de ver este outono/inverno

André Fonseca / / 1 minuto de leitura

Dan Riccio - mais um veterano da Apple deixa a empresa

André Fonseca / / 1 minuto de leitura

Será este o primeiro unboxing ao novo MacBook Pro M4?