Aprende a limpar corretamente o teu MacBook com estas 5 dicas

Com estas dicas vais ficar com o teu MacBook num brinquinho!

Quem tem um MacBook sabe bem o drama que é ter sempre o teclado ou o ecrã sujo. Mesmo que sejas daquelas pessoas que tem super cuidado ao usar, como lavar as mãos antes de tocar no teclado e nunca tocar no ecrã. A realidade é que acaba sempre por ficar com algum pó ou mesmo gordura de utilização.

Como tal, preparámos estas 5 dicas para voltares a ter o MacBook com aparência de acabadinho de tirar da caixa.

Evita o uso de lenços de papel

Esta é uma das regras base da limpeza de um ecrã. Muitos dos lenços ou toalhetes de limpeza são abrasivas para os ecrãs, tanto pelo seu material como pelo liquido que lhe é adicionado. A própria Apple recomenda que se quiseres limpar o ecrã deves "humedecer um pano de microfibras com uma solução de álcool isopropílico (IPA) de 70%”.

Nunca pulverizes nada diretamente no ecrã

Ao usar um spray diretamente no ecrã para o limpar, podemos acabar por o danificar, isto porque pequenas gotas podem entrar nos compartimentos internos. Isto pode acontecer, mesmo que o MacBook esteja desligado.

Como tal nunca uses um spray, mas sim humedece um pano como mencionado acima.

Bloqueia o teclado para que seja mais fácil de limpar

Quando limpamos o teclado é impossível não criar pressão suficiente para que este não fique ativo. Mesmo seguindo os conselhos da Apple "desligue o computador e desconecte o adaptador de energia”, podemos facilmente voltar a ligá-lo clicando numa tecla ou no botão de ligar.

Para facilitar a nossa vida existe a aplicação gratuita KeyboardCleanTool, que quando está ativa bloqueia o teclado, deixando apenas o trackpad ativo para que depois seja possível desativar a sua função.

Deita o ecrã numa superfície plana

Esta dica é simples, mas não imaginas o quão é eficaz e útil. Para limpar o ecrã, deita o MacBook numa superfície plana, num angulo de 90º, assim vais ver como é simples limpar sem estares preocupado com o líquido do pano a escorrer e sem precisares de estar com tanto cuidado para não danificar a dobradiça.

Usa um aspirador para retirar o pó e detritos maiores

Se tiveres um aspirador com aqueles acessórios para limpar cantos ou locais mais estreitos, então não hesites em o usar para limpar aquelas migalhas ou pó que se vão acumulando entre as teclas. Tem apenas atenção é na pressão que utilizas, para não ser demasiada, e usa um acessório que tenha uma escova macia, de preferência.