O iOS 14 marca o ínicio de uma nova era para o sistema operativo móvel da Apple, sendo a segunda maior atualização (depois do iOS 7) que ele já recebeu em treze anos. Ao nível do ecrã principal, é sem dúvida a maior por introduzir novos widgets que aí podem ser incorporados, tal como a nova biblioteca de apps que agrupa todas as apps que tens instaladas no teu iPhone, sem ser necessário ter tudo espalhado em várias páginas. Neste artigo exploramos os novos widgets do iOS 14 e de que forma os poderás usar.

Como usar os novos widgets do iOS 14

  1. Entra no modo de edição do ecrã principal - aka Jiggle mode.
  2. Toca no ícone + no canto superior esquerdo do ecrã.
  3. Verás agora os widgets disponíveis para adicionar ao ecrã principal.
    Toca num da tua preferência, repara que podes escolher o tamanho que preferes, e depois toca em Adicionar widget para colocá-lo no ecrã principal. Reposiciona-o no ecrã se assim desejares.
  4. Toca em Concluído no canto superior direito para guardar as definições do widget.

Sabe ainda que podes sobrepor widgets em pilha na mesma posição, e para ires vendo a sua informação basta fazeres swipe para cima ou para baixo em cima do próprio widget. Tens também as pilhas inteligentes que são uma opção que alterna automaticamente entre diferentes widgets para te mostrar as informações mais relevantes ao longo do dia.

Os Widgets no iPadOS 14 - Demasiado limitados...

No iPad com o iPadOS 14 os novos widgets também estão disponíveis, mas de uma forma mais limitada. Eles só estão acessíveis na barra lateral do Today View, enquanto que no iPhone podes defini-los nas páginas que pretenderes e no espaço do ecrã que pretendes.

Agora a "bola" está do lado dos programadores...

Quem já instalou o iOS 14 terá notado que muitas apps ainda não suportam os novos widgets e isto é normal. Nesta fase, os desenvolvedores estão a tentar perceber as possibilidades dos novos softwares e certamente que muitos lançarão suporte aos novos widgets nos próximos meses.

Gostaste dos novos widgets no iOS 14? Conta-me tudo nos comentários!