As melhores aplicações para registar o sono com o Apple Watch

As melhores aplicações para registar o sono com o Apple Watch

Além da app Sono da Apple para o Apple Watch, há uma panóplia de aplicações de monitorizações do sono de terceiros. Vamos ajudar-te a escolher a que melhor se adequa a ti.

Ricardo Crespo
∙ 6 minutos de leitura

A monitorização de sono com o Apple Watch é uma ótima maneira de obter novos detalhes sobre os nossos hábitos e tendências de sono ao longo do tempo. Na verdade, com o lançamento do watchOS 7, no outono passado, a Apple adicionou oficialmente a sua complicação de sono que possibilita os seus utilizadores fazer uma monitorização do mesmo.

No entanto, já existiam bastantes alternativas de terceiros. Continua a ler enquanto reunimos as melhores aplicações para monitorizares o sono o com o teu Apple Watch, comparando a solução original da Apple com a concorrência.


Sono na aplicação Saúde da Apple

Com o lançamento do watchOS 7, no ano passado, o Apple Watch passou a suportar oficialmente o registo do sono sem a necessidade de uma aplicação de terceiros.

A Apple associou os recursos de registo de sono do Apple Watch a novos recursos do iPhone, como a 'Hora de Deitar' e o 'Acordar', para uma experiência perfeita entre os dispositivos.

A nova aplicação 'Sono 'no Apple Watch trouxe também o 'Modo Dormir' que oculta o mostrador normal do relógio e mostra apenas a hora atual, assim como a hora definida para o alarme. Ele também desativa recursos como o 'Reativar ao levantar pulso', para que o relógio não acenda a meio da noite.

Secção 'Sono' na aplicação Saúde no iPhone e saudação de bom-dia no Apple Watch
Secção 'Sono' na aplicação Saúde no iPhone e saudação de bom-dia no Apple Watch

Para visualizares os dados de sono registados pelo teu Apple Watch, podes aceder à aplicação Sono no Apple Watch ou à aplicação Saúde no iPhone. A Apple simplesmente te mostra o tempo que dormiste.

E é aqui que a Apple falha. Os dados registados são bastante limitados, dando asas à procura de aplicações de terceiros, que se mostram mais úteis, uma vez que elas podem oferecer mais dados do que a implementação nativa da gigante de Cupertino.

E quanto à duração da bateria?

Antes de começares a monitorizar o teu sono com o Apple Watch, vais precisar de pensar em quando é que vais carregar o teu relógio. Existem duas opções principais: antes de dormir ou depois de acordar pela manhã.

As rotinas de cada um são bastante diferentes pelo que, cada um, para si, terá que analisar a melhor maneira de fazer isto funcionar. O segredo é criar um plano que possas replicar todos os dias. Quer seja carregar de manhã ou à noite, ou uma combinação de ambos.

Assim que consigas estabelecer uma rotina de carregamento para o teu Apple Watch, é hora de escolher uma aplicação de rastreio de sono. Existem várias opções diferentes, de entre as quais te recomendo quatro.

AutoSleep

AutoSleep no iPhone e Apple Watch
AutoSleep no iPhone e Apple Watch

A AutoSleep é provavelmente a aplicação de registo de sono mais popular para Apple Watch na App Store, e por um bom motivo. Ela fornece alguns dos dados mais aprofundados, incluindo uma visão detalhada do sono, qualidade do sono, frequência cardíaca, sono produndo e muito mais.

A AutoSleep utiliza um sistema de anéis semelhante à 'Atividade' na aplicação Fitness da Apple, para ajudar-te a monitorizar as estatísticas mais importantes. A interface principal mostra os anéis do sono, qualidade de sono, sono profundo e BPM (batimentos por minuto). No entanto, todos estes dados têm um custo, e a própria interface da AutoSleep pode parecer um pouco complicada quando mergulhas em todos os dados disponíveis.

Para combater isso, a AutoSleep oferece uma excelente aplicação para o Apple Watch que torna mais fácil obter uma visão rápida dos dados de sono do dia atual. Esta fornece também uma pontuação de "prontidão" que tenta prever o quão pronto tu estás para o dia com base no teu sono naquela noite.

Mais informações em AutoSleep.

Sleep++

Sleep++ no iPhone
Sleep++ no iPhone

A Sleep++ é outra aplicação de monitorização de sono popular para o Apple Watch. Ela pode medir a duração e qualidade do sono e vai-te enviar um relatório simples do teu período de descanso e se o teu coração descansou ou não.

Este possui ainda deteção automática de sono, lembretes da hora de dormir, metas de sono e muito mais. Na aplicação, a interface principal oferece uma visão detalhada dos teus hábitos de sono recentes. Tal como as outras aplicações, a Sleep++ também fornece muitos dados sobre rotinas, ciclos, fases de sono e muito mais.

Podes também ver uma linha do tempo detalhada do teu sono, incluindo quando estás repousado, inquieto e acordado, com uma visão especialmente organizada de quando foi o teu "melhor sono".

A Sleep++ é uma aplicação totalmente gratuita, com uma compra opcional dentro da aplicação para remover anúncios.

Pillow

Pillow no iPhone e no Apple Watch
Pillow no iPhone e no Apple Watch

A Pillow é uma aplicação avançada de monitorização de sono para o iPhone que consegue rastrear a tua rotina de sono de forma compreensiva – oferecendo uma informação completa dos benefícios de uma boa noite de sono. Esta aplicação foi incluída na lista das melhores aplicações de Saúde e Fitness. Podes facilmente monitorizar o teu sono usando o Apple Watch e visualizar o relatório do teu relógio com a análise da tua frequência cardíaca.

Uma das principais e únicas características da Pillow é o suporte para a gravação de eventos de áudio importantes durante a noite, ou seja, a aplicação tem permissão para rastrear dados como o ressonar, apneia do sono e fala durante o sono.

Também há suporte para visualizar tendências de sono detalhadas ao longo do tempo, recomendações personalizadas e muito mais.

Podes descarregar e experimentar o Pillow gratuitamente, na App Store, com acesso a compras de recursos adicionais na aplicação.

NapBot

NapBot no iPhone
NapBot no iPhone

A NapBot é uma das mais recentes aplicações a entrar na corrida, mas que está rapidamente a tornar-se uma das opções favoritas dos utilizadores. Tal como a concorrência, ela realiza uma monitorização automática do sono, permitindo que vejas detalhes sobre as fases, tendências e muito mais.

Além disso, oferece uma quantidade surpreendente de dados numa interface impressionantemente simples de utilizar. A guia "Calendário" na aplicação permite que tenhas uma visão detalhada do teu sono diariamente, e podes selecionar um dia específico para ver informações mais detalhadas sobre a frequência cardíaca e as fases.

A NapBot lançou recentemente a sua aplicação para o AppleWatch, que é totalmente independente do iPhone. Atualmente, ela permite apenas que vejas o sono do dia anterior, mas possivelmente mais recursos serão adicionados em breve.


Independentemente da aplicação que escolhas, o importante é garantir que possua um recurso de deteção automática de sono, de maneira a reduzir o atrito e não necessitares de te lembrar de iniciar manualmente o registo todas as noites, antes de ires dormir. Assim, o Apple Watch pode registar o teu sono em segundo plano, sem nenhuma interação tua.

Estas aplicações também interagem com a aplicação Saúde da Apple, o que significa que podes ter uma visão geral dos teus dados de sono, juntamente com tudo o que a aplicação Saúde oferece.

E agora que a aplicação do sono da Apple foi oficialmente lançada para o Apple Watch, há um crescimento da emergência de aplicações de monitorização do sono - aplicações estas que oferecem dados poderosos e ricos, integração com a aplicação Saúde e muito mais.

E tu, monitorizas o teu sono com o Apple Watch? Que aplicação utilizas? Conta-nos tudo nos comentários!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.