Bem-vindo ao Portugal Digital: André Azevedo apresenta o plano do Governo para a transição digital

Bem-vindo ao Portugal Digital: André Azevedo apresenta o plano do Governo para a transição digital

Eduardo Silva
∙ 2 minutos de leitura

Portugal tem um papel importante na União Europeia, sendo uma porta de entrada para o Atlântico e fazendo a ponte entre os PALOP e o Velho Continente. A missão do país continua viva e com cada vez maior relevância na Era Digital, pelo que a sua adaptação é crucial para o futuro.

André Azevedo, Secretário de Estado da Transição Digital, subiu ao palco da Web Summit 2021 para apresentar ao mundo o plano Portugal Digital. No palco CIS, André Azevedo apresentou o plano do Governo Português para a transição digital, baseado em seis princípios: a Ambição de se tornar uma referência internacional; uma estratégia de promoção e comunicação no interna e externa; pragmatismo, ao aproveitar as infraestruturas já existentes; a monitorização de um modelo que se pretende transparente; o envolvimento do setor privado e do setor público na implementação do programa; e, por fim, o foco em acompanhar a transição digital dos cidadãos, das empresas e da Administração Pública.

O plano apresentado por André Azevedo tem como um dos primeiros pilares a educação, nomeadamente a educação da população para o mundo digital, a inclusão digital e igualdade de género como sendo dois dos principais objetivos para a chegada ao Portugal Digital tão desejado. O plano apresentado na conferência refere a importância da educação de todas as faixas etárias, começando nas escolas e até ao ensino superior.

O segundo pilar passa pela economia e o papel dos meios digitais para a recuperação das empresas e contrariar o impacto da pandemia da COVID-19, com uma grande percentagem de empresas a tirar partido da internet das coisas. A criação de modelos operacionais através dos canais digitais será importante para os vários modelos de negócio, que devem tirar partido da automação e das soluções digitais, bem como a recolha e utilização inteligente de dados.

Por fim, a transição digital passa também pela Administração Pública. Para o Secretário de Estado, o Estado deve reunir esforços para criar uma estrutura adaptada aos novos desafios e respondendo às necessidades de uma sociedade digital, sendo um exemplo não só interno, mas também acompanhando os principais países a nível europeu e mundial. Com um plano aprovado em janeiro deste ano para a integração dos sistemas da administração pública na cloud, mais passos importantes para a digitalização dos serviços públicos vão continuar a ser trabalhados.

André Azevedo realçou também a importância da boa resposta de Portugal à pandemia, sendo uma das referências a nível mundial, numa altura em que 86% da população se encontra totalmente vacinada e 88% já levou pelo menos uma dose da vacina contra a COVID-19.

Com a iminente adesão dos vários serviços públicos aos meios digitais e as cada vez mais iniciativas para transformar as nossas cidades em smart cities, bem como a adaptação da população e das empresas a esta nova realidade, o Secretário de Estado para a Transição Digital acredita que Portugal poderá tornar-se num dínamo tecnológico não só na Europa, mas também no mundo.

Devemos um agradecimento muito especial à NordVPN e à GeekStore pelo patrocínio da nossa cobertura na Web Summit!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.