Carregamento MagSafe do iPhone 14 Pro Max tem melhoria descoberta

Se és dono de um iPhone 14 Pro Max, fica a saber que ele pode carregar mais rapidamente e por um período de tempo mais longo.
Escrito por Samuel Pinto e
2 mins de leitura
Carregamento MagSafe do iPhone 14 Pro Max tem melhoria descoberta
Publicidade
Publicidade

A ressuscitada tecnologia MagSafe da Apple embutida novamente nos Macs mais recentes, foi reinventada e introduzida pela primeira vez nos seus dispositivos móveis em 2020, aquando do lançamento da série iPhone 12. Já se passaram dois anos, e em termos técnicos o MagSafe no iPhone não mudou praticamente nada desde o seu lançamento, ou seja, a tecnologia de carregamento sem fios MagSafe continua limitada à mesma potência máxima de 20W.

Embora no papel o MagSafe dos iPhones da série 14 seja igual ao dos modelos antecessores, parece que pelo menos no iPhone 14 Pro Max há uma diferença para melhor, na velocidade do carregamento via MagSafe. Num teste efetuado pelo laboratório ChargerLAB, em que opôs um iPhone 13 Pro Max e um iPhone 14 Pro Max, foi medida a quantidade de energia que os iPhones conseguiram extrair do carregador e chegou à conclusão que o modelo mais recente conseguiu manter velocidades de carregamento mais rápidas e de forma contínua.

Para comprovar isso, o laboratório ChargerLAB recorreu a um voltímetro e amperímetro digital conectado ao carregador MagSafe dos iPhones, onde foi mostrada a quantidade de tempo que os dois modelos em questão levaram a carregarem até aos 100%. Para concluir o carregamento a 100%, o iPhone 14 Pro Max demorou 2 horas e 18 minutos, ao passo que o iPhone 13 Pro Max demorou 2 horas e 26 minutos. Embora não seja uma diferença significativa, o teste mostrou que o iPhone mais recente pode carregar de forma mais rápida e esse ritmo de carregamento é mantido por um período de tempo mais longo.

O motivo pelo qual os iPhones mais recentes carregam mais rapidamente face aos modelos do ano passado, terá que ver com uma engenharia térmica aprimorada. À semelhança de outros carregadores sem fio existentes no mercado, o MagSafe gera calor durante o processo de carregamento. Uma forma de reduzir esse calor é carregar mais lentamente, porém, se o iPhone se mantiver mais frio durante o processo de carregamento, ele pode aceitar mais energia durante um maior período de tempo e assim refletir positivamente com tempos de carregamento mais curtos.

O facto é que a Apple nada anunciou sobre hipotéticas melhorias no sistema de carregamentos sem fios MagSafe dos iPhones 14. Estes tempos mais curtos de carregamentos farão alguma diferença para a maioria dos utilizadores? Eventualmente farão para alguns, para outros nem por isso. E tu, o que achas destes testes? Fazem sentido para ti?

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo