Chegou o iOS 15! Eis 7 novos recursos que precisas de conhecer

Chegou o iOS 15! Eis 7 novos recursos que precisas de conhecer

Estás pronto para tirar partido do novo iOS15? Começa por experimentar estas novas funcionalidades!

Joana Cabral
∙ 7 minutos de leitura

Acabado de ser lançado oficialmente ao público, após um longo verão de testes, correções e aprimoramentos, o novo iOS 15 traz-te um vasto leque de novas oportunidades para redefinires a forma como utilizas o teu iPhone.

Se tens andado atento ao universo da empresa da Maçã, saberás que novas funções como os Modos de Concentração, SharePlay, LiveText, e as vastas melhorias no FaceTime têm dado que falar.

No entanto, ao contrário do que se sucedia há alguns anos, algumas destas ferramentas não vão ser disponibilizadas imediatamente, mas sim de uma forma faseada sob forma de pequenas atualizações do sistema. Embora fiquemos mais algum tempo à espera, não desanimes: há muito que tens a aprender para tirar o melhor proveito possível do teu dispositivo Apple já neste momento. Vamos descobrir algumas dessas ferramentas?

Modo Concentração (Focus mode)

Modo Concentração no iOS 15

Podes pensar que o Modo Concentração está só ligado à forma como o teu iPhone te transmite as notificações dependendo da altura do dia, e do que estás a fazer, mas a verdade é que esta função vai muito além disso.

Até agora, o modo Não Incomodar focava-se muito mais em não receberes notificações de noite quando queres descansar ou em qualquer altura do dia em que estejas ocupado. No entanto, o seu conceito pode ser aplicado a muitos momentos do nosso quotidiano, seja trabalho, estudos, ginásio, ou o teu tempo pessoal. Assim, a introdução destes Modos permite-te ter outro tipo de controlo sobre tudo o que tens no teu iPhone.

Além de poderes selecionar as notificações que entram durante um certo Modo no teu iPhone, podes ainda controlar o aspeto do teu ecrã inicial para te poderes focar ao máximo na tarefa que tens em mãos sem quaisquer distrações.

Esta funcionalidade é particularmente importante se não pretendes desativar inteiramente as notificações de uma certa aplicação, a não ser em momentos específicos do teu dia.

Concretizando melhor, se estás num Modo de Trabalho, então podes ocultar todas as aplicações referentes a redes sociais e jogos, bem como deixar de receber as respetivas notificações. Pode ser incómodo receber mensagens do Twitter enquanto estás no teu local de trabalho, por exemplo.

Se estiveres num Modo Pessoal, poderás optar por retirar as aplicações, notificações (e até widgets) que utilizes em contexto de trabalho, focando-te desse modo no que estás a fazer sem os tradicionais aborrecimentos do trabalho. Basta daquelas notificações do Slack no teu dia livre, com os teus amigos e família.

Se mesmo assim nada resultar contigo, tens sempre a opção de esconder todas as notificações inteiramente, permitindo-te uma concentração a 100%.

FaceTime com utilizadores Windows e Android

Criação e envio de link para outros sistemas operativos
Criação e envio de link para outros sistemas operativos

FaceTime em grupo pode ser uma ótima ferramenta para falares com os teus familiares e amigos, mas se há algo irritante até agora, é que só podes utilizar esta funcionalidade entre utilizadores Apple.

Claro que o facto de não estar circunscrito a um iPhone ajuda, mas continua a ser bastante limitado, e para os que estão extremamente habituados a recorrer ao FaceTime faz com que a tarefa de se manter em contacto com pessoas que usem Android, Windows, entre outros, muito mais árdua, forçando à instalação e/ou utilização de outras aplicações como o Zoom ou o Google Meets.

Numa jogada que peca apenas por tardia, decorrido um ano em que todos estivemos mais longe uns dos outros, a Apple acabou por ouvir e facultar a hipótese de convidar qualquer pessoa, independentemente do dispositivo ou sistema operativo que tenha instalado, para uma realizar uma chamada de grupo FaceTime.

Deste modo, poderás convidar amigos para uma chamada no FaceTime através de um link, ou até eventualmente agenda-la para mais tarde. Para os utilizadores fora da Apple, apenas terão de se juntar à chamada através de um browser. Naturalmente, este já precisa de ser relativamente recente (e, para já, limitado ao Google Chrome e Microsoft Edge), uma vez que necessita de suporte específico para conseguir funcionar.

A questão será mesmo se é algo que pessoas habituadas a recorrer a outros meios para fazer videochamadas vão acabar por preferir permanecer como estão, ou passar a utilizar a aplicação nativa no seu iPhone.

Novos outfits e cores para os teus Memoji

Secções desenvolvidas com novas adições e possibilidades
Secções desenvolvidas com novas adições e possibilidades

Gostando ou não do universo de Memoji, facto assente é que todos os anos a Apple atualiza a sua linha com mais opções de personalização. Este ano a aposta foi grande na secção da roupa.

Além de agora teres mais de 40 estilos de roupa, irás também ter 12 cores disponíveis completamente reajustáveis para criar uma versão tua mais fidedigna.

Além da parte de indumentária, há uma atualização nas poses disponíveis e no rol de acessórios para usar na àrea da cabeça, de que são exemplo detalhes nos óculos no que respeita a cores e lentes.

De forma a representar um grupo cada vez mais abrangente de pessoas, haverá também personalizações de Acessibilidade, desde tubos de oxigénio a implantes cocleares. Se tens heterocromia, também já a poderás representar nos olhos do teu Memoji, podendo agora mudar a cor de cada olho individualmente.

Tradução em todo o sistema

O recurso de tradução de texto no iOS está agora acessível em todo o sistema

Podia ser chato para muitos ter que abrir o Tradutor de cada vez que queriam saber como dizer uma palavra em outra linguagem. De forma a tornar-se mais eficiente, a Apple introduziu no iOS 15 a possibilidade de o fazeres a partir da aplicação onde estejas.

Seja texto ou foto - gráficos em jogos poderá ser mais complicado, mas não impossível - agora podes selecionar o texto como farias numa situação normal, mas com uma opção extra: Traduzir.

Da primeira vez, tens que conceder autorização, de forma a que a Apple possa receber a informação para tradução. Após tal, mesmo que estejas offline poderás utilizar a função como desejares!

Nova app Meteorologia

Nova app Meteorologia baseada na antiga DarkSky

Depois das páginas que correram devido à aquisição da aclamada DarkSky pela Apple, eis que finalmente a temos incorporada na aplicação de Meteorologia do iOS15. Apesar das mudanças notórias a nível do seu design, há muitas novidades não evidentes que tens de conhecer.

Tendo uma visão mais limpa, organizada por secções, a aplicação abre com as condições meteorológicas atuais, de hora a hora, a que já estamos habituados. No entanto, há logo mudanças notórias a nível da previsão de 10 dias, permitindo-te perceber de forma mais intuitiva como é que o tempo vai mudar.

Se gostas de gráficos, vais adorar as novas ofertas nesta aplicação: há módulos para qualidade do ar, Índice UV, hora de nascer e por do sol, precipitação, humidade, visibilidade e pressão.

Módulos com todo o tipo de informação.

Podes também ver a temperatura, precipitação e qualidade do ar a nível de mapa, de forma a facilitar a comparação com outras regiões à tua volta (e, quiçá, planear melhor as tuas viagens).

Mapas meteorológicos

O novo Safari

O novo Safari no iOS 15

Com a chegada dos novos softwares da Apple chegou-nos também uma nova versão do Safari, com um design que gerou controvérsia, não agradando a todos. Quem conhece bem a Apple sabe que estamos a falar de uma empresa que geralmente não dá passos atrás, mas antes, que fica convicta das decisões que tomou.

Desta vez, a jogada revelou-se ligeiramente diferente, com um passo noutra direção: tens agora a hipótese de utilizar o Safari numa experiência semelhante à do iOS 14 ou anterior, ou então utilizar a nova interface do Safari, com a barra de endereço em baixo.

Independentemente dessa parte, algumas funcionalidades do Safari no macOS passaram também para o iOS e iPadOS. Agora podes ter o ecrã principal do Safari personalizado exatamente como preferes - até com Wallpaper!

Continuas também com o grande trunfo que o Ecossistema da Apple nos traz: qualquer definição poderá ser sincronizada entre o Mac, iPad e iPhone de forma a que o teu trabalho e o próprio aspeto dos teus dispositivos continue sempre com um fio condutor.

Live Text

Tens uma foto repleta de texto que te vai levar muito tempo a escrever novamente no computador? Queres guardar o texto de uma imagem que já tiraste há muito tempo, ou encaminhar facilmente informações de um local para alguém através da tua câmara? Agora é possível.

Com a função Live Text, seja no momento em que tiras uma foto, seja com uma imagem previamente guardada nas Fotografias, podes selecionar o texto nela e copiar para onde queiras.

É aqui também que podes proceder à sua tradução, como mencionado acima, para já disponível em sete línguas diferentes:

  • Inglês;
  • Mandarim;
  • Francês;
  • Italiano;
  • Alemão;
  • Português;
  • Espanhol.

Um ponto extremamente positivo do Live Text é que também reconhece letra manuscrita, facilitando a sua utilização em texto em qualquer suporte.

E tu, pronto para instalar o iOS 15? Se sim, quais a funcionalidade pelo qual estás mais ansioso em testar? Diz-nos tudo nos comentários!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.