Como aceder em segurança a Wi-Fi grátis em qualquer lugar

Como aceder em segurança a Wi-Fi grátis em qualquer lugar

Redação iFeed
∙ 4 minutos de leitura

Não conseguir encontrar uma rede Wi-Fi pública quando mais se precisa é, no mínimo, irritante. O truque é saber como e onde procurar – mantendo a segurança. Não te esqueças que as redes públicas inseguras são uma mina de ouro para os hackers!

Encontra um local com um hotspot Wi-Fi público

Podes realmente obter internet grátis legalmente? Se está a perguntar-te como obter uma ligação de internet gratuita, a tua primeira opção deve ser em locais públicos bem conhecidos que ofereçam pontos de acesso Wi-Fi. Podes escolher entre muitas opções – cafés, restaurantes, lojas, supermercados, museus e muito mais.

Algumas cidades oferecem até Wi-Fi grátis nos locais mais centrais, praças e zonas de afluência turística. Não deverás ter problemas quando visitares Nova Iorque, Barcelona ou Paris. Basta fazeres a tua pesquisa antes da próxima viagem. Aqui ficam algumas ideias sobre onde podes conseguir Wi-Fi gratuito:

  • As bibliotecas públicas oferecem hotspots Wi-Fi gratuitos aos visitantes, e algumas até têm workspaces onde podes sentar-te confortavelmente com o teu computador portátil.
  • Comboios e autocarros estão frequentemente equipados com redes wireless, mas definem limites de dados para que os teus serviços de streaming não deixem outros utilizadores com largura de banda baixa.
  • Se passas muito tempo no ginásio, podes gostar da tua internet grátis. Muitos ginásios têm cafés onde podes beber o teu smoothie favorito enquanto estás ligado ao Wi-Fi.
  • As universidades e escolas estão sempre cheias de pessoas, então ninguém se vai incomodar se te ligares ao Wi-Fi gratuito e acederes à internet. Se for necessária uma password, os estudantes provavelmente irão partilhá-la sem problemas.

Transforma o teu telefone num hotspot Wi-Fi

Se estás no meio do nada, sem cafés por perto, mas realmente precisas de acabar e entregar aquela tarefa, verifica se o teu telemóvel tem associado um plano de dados móveis 3G ou 4G. Se sim, perfeito! Simplesmente transforma o teu telefone num hotspot Wi-Fi. Podes não conseguir aceder a filmes HD em streaming, mas é mais do que suficiente para fazeres pesquisas ou enviar emails.

Obtém um router portátil

Um router portátil funciona exatamente como o teu router em casa, mas em vez de usar um cabo, funciona em 3G ou 4G. Estes dispositivos são pequenos e relativamente baratos. No entanto, evita a opção mais barata porque pode ser lenta e suportar apenas algumas ligações em simultâneo.

“Teres o teu próprio router é muito mais seguro que ligares-te a hotspots públicos. Como a bateria dura muito, não corres o risco de perder a internet inesperadamente, a não ser que estejas em algum sítio com fraca cobertura de rede,” explica Daniel Markuson, um especialista em privacidade digital na NordVPN.

Procura se há redes ocultas

É possível ocultar o nome do teu Wi-Fi (o chamado SSID) para que ele não apareça na lista de redes disponíveis. No entanto, mesmo se a rede estiver oculta, podes ainda assim encontrá-la e ligares-te a ela. Com apps como a NetSpot, Kismet ou NetStumbler, podes obter Wi-Fi gratuito em qualquer lugar, analisar a cobertura e desempenho da rede.

Porque é o Wi-Fi público perigoso


“O Wi-Fi público é um campo de minas – até mesmo fornecedores legítimos podem estar à procura de maneiras de tirar proveito da sua utilização. E depois existem os hackers,” alerta Daniel Markuson, um especialista em privacidade digital na NordVPN.

Aqui estão apenas alguns dos riscos (e soluções):

  • Hotspots públicos falsos. Apesar de pensares que te estás a ligar a um Wi-Fi público, na verdade podes estar a aceder a uma rede falsa e maliciosa criada por um hacker. Isso pode permitir ao hacker intercetar o teu dispositivo, roubar as informações confidenciais ou instalar malware. “Wi-Fi gratuito perto de mim sem password” é uma pesquisa muito popular, mas não te esqueças que uma rede sem qualquer password pode ser criada por criminosos.
  • Ameaças de hacking. Os teus dispositivos estão também menos seguros quando ligados a uma rede Wi-Fi pública porque os hackers podem estar na mesma rede e à espera de uma presa. Se for esse o caso, um hacker pode perpetrar ataques maliciosos (sabe mais sobre eles aqui) ou secretamente seguir o teu tráfego à procura de informações valiosas. Para protegeres as tuas informações pessoais, usa sempre uma VPN online. A NordVPN encripta todo o teu tráfego online, tornando-o indecifrável para quaisquer hackers à espreita na rede.
  • Apps Wi-Fi vulneráveis. As apps Wi-Fi também têm lacunas. Elas podem apresentar uma lista de hotspots criados por indivíduos mal-intencionados. É melhor verificares as opiniões e comentários da comunidade sobre a rede que pretendes antes de estabelecer uma ligação. Nem todas as apps Wi-Fi são “honestas”. Algumas podem também estar a executar esquemas de segundo plano para pedidos de ligação a Wi-Fi próximos e usá-los para criar mapas de pontos de acesso de redes Wi-Fi públicas e privadas. Os hackers e os stalkers podem usar esses mapas para descobrir onde moras.
  • Questões de privacidade. Usar um Wi-Fi público pode também violar a tua privacidade. Um aeroporto, um café ou um supermercado pode estar a rastrear o que fazes enquanto navega através da tua rede e depois usar esses dados para outros propósitos. Tem igualmente em conta que algumas apps Wi-Fi vão recolher muitos dados sobre ti, tais como os detalhes de login, o teu endereço de IP, dados de localização, ID do dispositivo, hora, SSID (nome da rede Wi-Fi) e mais. E podem também partilhar esses dados com terceiros. Portanto, lê atentamente as políticas de privacidade antes de concordar com elas.

Artigo redigido pela NordVPN

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.