Como gerir a saúde da bateria nos Mac com Intel e M1

Como gerir a saúde da bateria nos Mac com Intel e M1

A gestão de saúde e carregamento otimizado de bateria são recursos recentes no macOS. Damos-te a conhecer aqui como podes gerir os mesmos no teu Mac.

Daniel Gomes
∙ 3 minutos de leitura

Durante o ano de 2019, a Apple introduziu a gestão de saúde de bateria dos iDevices, como o iPhone, AirPods e Apple Watch. Em abril de 2020, a mesma funcionalidade chegou ao Mac, pelo que te mostramos aqui como gerir o carregamento otimizado de bateria e a gestão de saúde da mesma nos Macs com processadores Intel e M1.

Com o lançamento da versão 10.15.5 do macOS Catalina, a Apple introduziu o conceito de gestão de baterias nos Macs. A capacidade de carga de uma bateria é afetada pela idade química dos seus componentes, que está diretamente relacionada com o histórico de temperaturas e padrões de carga. Portanto, com o desgaste químico provocado pelo tempo e por estes dois fatores, as capacidades de carga das baterias vão ficando cada vez menores. A Apple lançou duas páginas de suporte à gestão de baterias, uma para Macs com Intel e outra para Macs com M1.

Uma das principais diferenças que podes notar é que a gestão de saúde de bateria existe a partir da versão do macOS Catalina 10.15.5, enquanto que a otimização do carregamento da bateria apenas está disponível a partir do macOS Big Sur, lançado ao público em setembro de 2020. Também nos Macs com processador M1 apenas poderás ativar/desativar o carregamento otimizado de bateria.

A gestão de saúde de bateria e carregamento otimizado vêm por definição já ativos no macOS Big Sur. Como existem diferenças para as duas versões do sistema operativo e também para os processadores com que o Mac vem equipado, apresentamos-te de seguida os passos que podes fazer para desativar o carregamento de bateria otimizado.

No entanto, recorda-te que estas funcionalidades foram desenvolvidas para proteger a tua bateria, pelo que é recomendado deixá-las ligadas.

Macs com processador Intel a executar o macOS Big Sur

  1. Abre as "Preferências do Sistema" > Bateria
  2. Seleciona ou desseleciona a checkbox "Carregamento otimizado de bateria"
  3. É possível desativares por 1 dia ou permanentemente
  4. Ao clicar em "Estado da bateria...", é possível selecionar ou desselecionar uma checkbox para a gestão da saúde da bateria.

Macs com processador M1 a executar o macOS Big Sur

Nesta configuração, terás a possibilidade de habilitar/desabilitar o carregamento otimizado de bateria, mas apenas visualizar a gestão de saúde de bateria.

  1. Abre as "Preferências do Sistema" > Bateria
  2. Seleciona ou desseleciona a checkbox "Carregamento otimizado de bateria"
  3. É possível desativares por 1 dia ou permanentemente

Também no menu de bateria, podes clicar em "Estado da bateria..." para consultar o estado da mesma, no entanto, sem opção para desativar a gestão de saúde de bateria.

Macs a executar o macOS Catalina 10.15.5 (ou superior)

Aqui, apenas poderás ativar ou desativar a gestão de saúde de bateria. Para tal:

  1. Abre as "Preferências do Sistema"
  2. Clica em "Poupança de Energia"
  3. De seguida, clica em "Estado da bateria..."
  4. Seleciona ou desseleciona (para ativar ou desativar) a checkbox "Gestão do estado de bateria"
  5. Para finalizar, carrega em "OK"

Ao desativares estas opções, conseguirás com que a bateria do teu Mac carregue mais rápido e na totalidade. Como tal, a bateria acaba por envelhecer mais rápido, tendo menores capacidades de carga com o tempo. A gestão de saúde da bateria foi introduzida como um recurso que te permitirá extender a vida útil da bateria do teu Mac.


Se a tua bateria apresenta problemas e já não apresenta uma boa duração, deves procurar um Centro de Assistência Autorizado Apple, como a Ponto Sagres. Usufruindo do serviço iOS Repair, podes ter os teus aparelhos levantados em casa, reparados e entregues novamente na tua morada. Sem stress e sem complicações.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.