Como tirar fotos de 48 MP nos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max

Aprenda a capturar imagens usando a resolução total do sensor presente nos novos iPhones Pro da Apple.
Escrito por Wagner Pedro e
2 mins de leitura
Como tirar fotos de 48 MP nos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max
Photo by Quinn Battick / Unsplash
Publicidade
Publicidade

A linha iPhone 14 chegou ao mercado com diversas novidades. Uma das melhorias mais elogiadas pelo público é a nova câmara principal de 48 megapixels encontrada nas versões Pro, representando um aumento significativo quando comparado a modelos anteriores.

No entanto, se já possuis o iPhone 14 Pro ou o 14 Pro Max, deves ter notado que eles ainda capturam imagens em 12 megapixels. Felizmente, é possível alterar essa configuração para ativar a maior resolução. Confere a seguir!

Porque é que o iPhone 14 Pro tira fotos de 12 MP?

Os modelos Pro trazem um sensor quad-pixel de 48 megapixels. Isso significa que o software combina quatro pixels em um único pixel grande utilizando uma técnica de fotografia computacional chamada pixel binning.

Graças a esse procedimento, o sensor pode capturar mais luz e, naturalmente, entregar fotos de melhor qualidade. Segundo a Apple, a técnica pode melhorar em até duas vezes o desempenho em baixa luminosidade da câmara do iPhone 14 Pro e do 14 Pro Max.

Como tirar fotos de 48 MP nos novos iPhones

Apesar dos novos iPhones oferecerem um melhor resultado em 12 megapixels, é possível evitar o processamento de software e fotografar com a resolução total de 48 megapixels em ProRAW, formato de imagem RAW de alta qualidade introduzido pela Apple nos iPhones 12 Pro e 12 Pro Max.

Para fazeres isso, basta acederes às Definições do aparelho, rolar para baixo e tocar em "Câmara". Em seguida, toca em "Formatos", ativa a opção "Apple ProRAW" e escolhe a resolução ProRaw de 48 megapixels. Agora, ao abrir a aplicação de câmara do iPhone, podes alternar para o formato RAW no menu superior e tirar as tuas fotos com maior resolução.

Processo para ativar o ProRAW de 48 megapixels

Desvantagens das fotos de 48 MP

Apesar da resolução maior garantir mais qualidade ao recortar fotos, o formato ProRAW traz associado duas grandes desvantagens. A primeira delas é que a tecnologia usa o formato DNG, que não é tão popular e amplamente aceite quanto o JPEG. Portanto, podes vir a ter problemas de compatibilidade em certas apps, incluindo a maioria das redes sociais. Felizmente, é possível converter esses ficheiros para outros formatos.

A segunda desvantagem é que as imagens ProRAW de 48 megapixels são enormes em tamanho de ficheiro. Normalmente, cada foto tem entre 50 MB e 100 MB, dependendo do nível de detalhes. Isso significa que elas consumirão uma boa parte do armazenamento do iPhone, podendo impedir a instalação de novas aplicações e jogos, por exemplo.

Sendo assim, o formato ProRAW é indicado apenas para fotos que realmente precisem de detalhes extras ou quando queiras mais flexibilidade para realizar alguns cortes. No dia a dia, o padrão de 12 megapixels é mais que suficiente para registar belíssimas imagens, especialmente em ambientes com pouca luz.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo