Como utilizar a funcionalidade SOS emergência no teu iPhone

Como utilizar a funcionalidade SOS emergência no teu iPhone

A funcionalidade SOS emergência do iPhone permite-te contactar o 112 e avisar os teus contactos de emergência de forma rápida e fácil no caso da uma crise.

Ricardo Crespo
∙ 4 minutos de leitura

A funcionalidade SOS emergência foi introduzida pela Apple com o objetivo de ajudar as pessoas a entrar em contacto com os serviços de emergência locais de forma mais rápida e fácil numa situação de crise. Hoje vamos mostrar-te como utilizar este precioso recurso.

Recurso SOS emergência no iPhone
Recurso SOS emergência no iPhone

Ligar aos serviços de emergência através desta funcionalidade vai variar dependendo do modelo do teu iPhone.

  • Nos modelos do iPhone 8 e posterior, mantém premido o botão lateral e um dos botões de volume até surgir o nivelador da funcionalidade SOS emergência. De seguida arrasta o nivelador da funcionalidade SOS emergência para ligar aos serviços de emergência. Se continuares a manter premidos o botão lateral e o botão de volume – em vez de arrastar o nivelador –, inicia-se uma contagem decrescente e é emitido um aviso sonoro. Se mantiveres os botões premidos até ao fim dessa contagem decrescente, o iPhone liga automaticamente aos serviços de emergência.
  • Num iPhone 7 ou anterior, clica rapidamente no botão lateral (ou superior) cinco vezes até surgir o nivelador da funcionalidade SOS emergência. Posteriormente arrasta o nivelador da funcionalidade SOS emergência para ligar aos serviços de urgência.
Contagem decrescente no recurso SOS emergência no iPhone
Contagem decrescente no recurso SOS emergência no iPhone

O que é o recurso SOS emergência?

Ao utilizar este recurso o iPhone irá ligar automaticamente para os serviços de emergência locais sem a necessidade de teres de digitar o contacto. De salientar que, podes utilizar este recurso no estrangeiro, pelo que o iPhone ligará automaticamente para os serviços de emergência do país em que te encontras.

As chamadas de emergência são feitas como uma chamada de emergência normal, pelo que esta irá automaticamente conectar-se a outra rede móvel caso não consiga conectar-se à tua.

Podes também ativar uma opção que efetua a chamada se pressionares o botão lateral durante 5 segundos. Isto não exige que tenhas que deslizar ou interagir com o ecrã de qualquer forma, útil em situações que precises de realizar a ligação em segredo.

Quando a chamada terminar, o iPhone envia uma mensagem de texto com a tua localização atual aos teus contactos de emergência, a menos que canceles esta opção. Se os Serviços de localização estiverem inativos, serão ativados temporariamente. Se a tua localização mudar, os contactos recebem uma atualização e receberás uma notificação cerca de dez minutos depois.


Como verificar se a Chamada automática está ativada

A Chamada automática permite que faças uma chamada de Emergência SOS no teu iPhone sem a necessidade de tocar no ecrã. Se pressionares os mesmos botões do SOS de emergência por cinco segundos, a chamada será iniciada automaticamente.

Para verificares se a Chamada automática está ativada – ou desativada se não quiseres utilizá-la –, segue os seguintes passos:

  • Acede às Definições -> SOS emergência -> Chamada automática;

Para que a Chamada automática esteja ativada, o botão de alternância deve estar verde e, para desativada, ele ficará acinzentado.

Definições do SOS Emergência
Definições do SOS Emergência

Como configurar contactos de emergência

Na mesma página referida em cima, é possível configurar os contactos de emergência aos quais o iPhone notificará, caso contactes os serviço de urgência.

Se ainda não possuis contactos de emergência configurados no teu iPhone, este é outro recurso útil para uma emergência. Os teus contactos de emergência serão exibidos na tua Ficha Médica, mesmo com o ecrã bloqueado. Estes serão também notificados caso aciones o SOS emergência, pelo que é útil configurá-los com antecedência.

Para adicionar um contacto de emergência, abre a aplicação Saúde e toca no teu perfil no canto superior direito. Seleciona a Ficha Médica, clica em Editar e localiza a secção Contactos de emergência.

Clica no botão verde '+' para escolheres um contacto e a tua relação com o mesmo. Depois de adicionares os contactos que desejas, clica em Concluído para guardar as tuas alterações.

Adicionar contactos de emergência no iPhone
Adicionar contactos de emergência no iPhone

Agora, os teus contatos de emergência foram guardados na tua Ficha Médica. Podes aceder a eles a qualquer momento na aplicação Saúde.


Embora desconhecidos para muita gente, o iPhone possui alguns recursos úteis para te ajudar em caso de emergência. Esperemos que nunca precises de os utilizar, mas é bom tê-los prontos e configurados para uma eventualidade.

O bem-estar do utilizadores foi algo com que a Apple sempre se mostrou preocupada pelo que se empenhou a desenvolver o SOS emergência, assim como outros recursos, para facilitar a vida a quem está numa situação mais frágil. Já sabias da existência desta funcionalidade? Conta-nos tudo nos comentários!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.