Com a apresentação do iOS 14, a Apple deu também a conhecer a renovada Siri. Com uma cara nova ocupando menos ecrã, e com a promessa de ser mais inteligente que antes. Não tardou a que surgissem comparações desta nova Siri com a sua grande rival: Google Assistant.

Comecemos pelas novidades. A Siri perdeu a sua janela dedicada para agora aparecer na parte inferior do ecrã, apresentando uma UI (User Interface) mais compacta. Para além deste tão esperado upgrade, a Siri é agora capaz de perceber o contexto do que se encontra no ecrã, assim como enviar mensagens de voz e suportar comandos mais complexos.

O canal In-Depth Tech Review publicou um vídeo de comparação destas duas assistentes virtuais e, pelo que podemos ver, as melhorias não foram suficientes para que a Siri pudesse ganhar esta batalha.

Para comparar a Siri presente no iOS 14 com a Google Assistant do Android 11, os testes foram divididos em 3 grupos principais:

  • Perceção contextual - baseado no contexto da aplicação aberta, foram executados diversos comandos, como envio de fotografias, leitura de artigos ou questionar especificidades sobre filmes.
  • Inteligência - aqui, procurou-se testar o envio de mensagens de voz, pedir ajuda à assistente virtual para dormir ou relaxar, gravar reuniões ou lembrar a data de aniversário de familiares ou amigos.
  • Interatividade - Neste último grupo, analisou-se a interatividade que a assistente tem com o utilizador, com base nas respostas dadas.

Para cada um destes grupos, não só a Siri necessitou de efetuar mais questões para efetuar a operação, como em alguns dos casos não a conseguiu concluir. Apesar de todas as melhorias que o iOS 14 trouxe à Siri, esta ainda é facilmente ultrapassada pela Google Assistant.

E tu? Usas a Siri com frequência? Como tem sido a tua experiência de utilização? Partilha connosco na secção de comentários o que pensas da assistente virtual de Cupertino.