Conhece os truques para ser mais rápido e eficaz a escrever no iPhone

Conhece os truques para ser mais rápido e eficaz a escrever no iPhone

Passamos tanto tempo a escrever no iPhone e nem conhecemos todos os truques para ser mais rápido e eficaz. Eis alguns que tens de conhecer.

João Valente
∙ 4 minutos de leitura

Se és como eu e o iPhone é uma das tuas principais ferramentas de trabalho, então também deves passar muito tempo a escrever, quer sejam mensagens, e-mails, ou até Tweets.

E se eu te disser que há pequenas funcionalidades integradas no teclado do iOS que te podem ajudar a ser ainda mais rápido e eficaz sempre que precisares de escrever algum texto no teu iPhone? Segue comigo...

Primeiros passos

Em primeiro lugar e antes de tudo, verifica as definições do teclado no teu iPhone. Há pequenas funcionalidades que se forem ativadas/desativadas podem tornar, só por si, a experiência de escrita mais intuitiva para ti.

Eu, pessoalmente, dou-me muito bem com a grande maioria das funcionalidades ativadas, no entanto, para ti pode ser bem diferente. Mantenho apenas desativadas as sugestões porque escrevo bastante rápido e não dá tempo sequer para eu as ver.

Agora que já tens as funcionalidades personalizadas para a tua escrita, vamos às dicas.

Escrever em mais do que uma língua

Se costumas escrever em mais do que uma língua (eu, por exemplo, alterno muito entre o português e o inglês) sabe que podes adicionar mais do que um teclado nas definições e alternar entre línguas carregando no ícone do globo no teclado.

Contudo, melhor que isso, se tiveres o teclado apenas inglês, ele irá detetar em que língua estás a escrever e ajustar tudo automaticamente, até as sugestões.

Sugestões

Se não escreves muito depressa, as sugestões podem ser uma boa ajuda. Para além de te sugerirem as palavras que poderás escrever a seguir, também te mostram que palavra podes estar a tentar escrever. Por vezes até ajuda com uma ou outra palavra que temos dúvida em como se escreve.

O melhor de tudo é que o QuickType aprende com a tua escrita ao longo do tempo e faz sugestões cada vez melhores.

QuickPath

Uma funcionalidade conhecida dos utilizadores Android mas que apenas recentemente chegou ao iOS. O QuickPath permite que faças slide no teclado para escrever uma palavra. Assim, não precisas sequer de levantar o dedo do teclado e podes escrever também com uma só mão.

Substituição do texto

Nas definições podes encontrar uma lista de "atalhos" de texto. Por exemplo, se escreveres "fds" o teclado pode substituir por "fim de semana". Podes adicionar tantos quantos quiseres.

O meu favorito é quando escrevo "aappll" e o iPhone altera para o logotipo da Apple . Aliás, se quiseres podes mesmo copiar o ícone da Apple deste texto e adicioná-lo à tua lista de Substituição de texto. Esta lista também sincroniza com o iPad e o Mac.

Desfazer

Nem sempre dá muito jeito porque mais depressa nos lembramos de carregar na tecla de apagar do que utilizar esta funcionalidade, no entanto, não se perde nada em conhecê-la. Há duas formas de desfazer algo que acabaste de escrever:

  • Abanar o iPhone até aparecer a notificação para desfazer o que escrevemos;
  • Fazer swipe para a esquerda com três dedos no ecrã.

Mover o cursor

Às vezes acabamos de escrever uma frase ou um texto e reparámos que ficava melhor com uma palavra extra lá pelom meio. Nessas situações, é necessário mover o cursor para o sítio onde queremos colocar a tal palavra ou palavras.

Para tal, pressiona e segura na tecla 'espaço' e assim que o resto das letras desaparecerem das teclas, o teclado interior transforma-se num trackpad e podes mover o dedo até fazeres chegar o cursor ao local desejado.

Mover o cursor no teclado do iPhone
Mover o cursor no teclado do iPhone

Acesso rápido aos números

Se apenas precisares de escrever um único número, há uma forma mais rápida do que clicar na tecla '123' (no canto inferior esquerdo), clicar no número e depois novamente na tecla do canto inferior esquerdo, agora com o texto 'ABC'.

Se quiseres ser mais rápido, basta pressionares e segurares na tecla '123' e depois arrastares o dedo até ao número que queres escrever. Assim que soltares o dedo, o número aparece escrito e o teclado volta novamente a mostrar as letras, com apenas um clique e um swipe. Bem mais rápido.

Teclado para uma mão

Para quem tem a versão maior do iPhone, ou quem tenha mãos pequeninas para o iPhone que usa, ter o teclado mais pequeno encostado ao lado da mão com que costuma usar o dispositivo pode ser uma excelente ajuda para escrever mais depressa e melhor.

Para tal, basta pressionar no ícone do globo ou do emoji, dependendo de quantos teclados tens ativos no teu iPhone, e escolher a posição do teclado.

Alterar a posição do teclado, o idioma de escrita ou aceder às definições do teclado no iPhone
Alterar a posição do teclado no iPhone

Dicas extra

E se tiveres o teclado apenas em português há ainda este truque extra: se pressionares por cima de qualquer número verás a possibilidade de adicionar o respetivo cardinal.

Escrever os números cardinais no iPhone
Escrever os números cardinais no iPhone

Outra dica que pode parecer simples, mas que muitas vezes nos esquecemos, muitas teclas têm caracteres escondidos atrás de uma longa pressão na mesma. Eis alguns exemplos...

Conhecias todos os truques? Conheces algum que não foi mencionado? Partilha com o mundo através da seccção de comentários!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.