"WeCrashed": a série sobre a ascensão e queda de uma empresa unicórnio (Crítica)

E o amor que uniu dois personagens eletrizantes.

WeCrashed, uma das séries mais recentes do serviço de streaming Apple TV+, acompanha a jornada de Adam Neumann (Jared Leto) e da sua mulher Rebekah Paltrow Neumann (Anne Hathaway), na formação da empresa de arrendamento de espaços de co-working WeWork.

O primeiro episódio oferece-nos, logo nos primeiros quatro minutos, um vislumbre das vidas excêntricas e caóticas dos protagonistas, com o fundador a realizar uma rotina matinal que envolve três assistentes e uma batida de bong antes do café da manhã. Depois do ritual, Adam caminha descalço até ao carro, acompanhado por Rebekah, ignora uma chamada urgente e insta o motorista a colocar, durante o percurso, a canção Roar da Katy Perry.

Reprodução / Apple TV+

Após a cena de abertura, a série regressa ao final dos anos 2000, quando Adam não era mais do que um inventor com paleio descarado a tentar impingir bodies de bebé com joelheiras e saltos dobráveis para senhoras. É ao lado do cofundador Miguel McKelvey (Kyle Marvin) que o protagonista narra a conceção da empresa, desde a sua ascensão explosiva - com uma avaliação na ordem dos 47 mil milhões de dólares -, até ao momento em que é afastado da direção, após uma moção de censura votada pela mesa de acionistas. Os criadores da série, Lee Eisenberg e Drew Crevello, destacam os principais momentos da história da empresa, mas revestem-na de um twist único, concentrando-se na história de amor entre Adam e Rebekah.

WeCrashed pode ser uma série que não vale a pena ver se estivermos familiarizados com os detalhes contundentes da ascensão e queda da empresa ou à procura de novas revelações. A série de oito episódios, baseada num podcast com o mesmo nome, não se mostra tão perspicaz ou aprofundada quanto outras versões já lançadas, como WeWork: Or the Making and Breaking of a $47 Billion Unicorn (da Hulu), ou o livro The Cult of We: WeWork, Adam Neumann, and the Great Startup Delusion de Eliot Brown e Maureen Farrell. Embora seja uma série centrada na relação quase co-dependente entre Adam e Rebekah, as quase oito horas de WeCrashed não acrescentam muito a esta história e respetivo desenlace.

WeCrashed apresenta Adam Neumann como um homem que acredita genuinamente ser capaz de mudar o mundo. É retratado como o empreendedor que transpira confiança, que não aceita um não como resposta e que domina a arte de persuadir as pessoas que o rodeiam. No decorrer da trama, Adam raramente se mostra arrependido das suas escolhas e não se envolve em conflitos ético-morais internos sempre que tenta convencer os investidores a aplicarem quantias excessivas de dinheiro na sua visão. Auxiliado pelas próteses faciais, lentes de contato escuras e um sotaque distintivo, Jared Leto concede um retrato animado de um disruptor teimoso constantemente empenhado em se superar.

Também Hathaway brilha na sua personagem e captura com rigor as inseguranças de Rebekah e o desejo de alcançar algo próprio. Como prima de Gwyneth Paltrow e esposa do diretor executivo de uma empresa unicórnio, Rebekah procura constantemente sair da sombra e provar o sucesso. As várias histórias que protagoniza a solo (como a tentativa de ser atriz) podem, no entanto, distrair-nos da premissa da série. Já outras, como a amizade que desenvolve com Elishia Kennedy (America Ferrera) e o seu projeto educativo na WeWork, o WeGrow, contribuíram para uma contextualização mais aprofundada da temática da série.

Reprodução / Apple TV+

O desfecho é evidente e sustentado pela mentalidade e recusa do protagonista em aprender com os erros do passado. O comportamento imprudente de Adam é constantemente encorajado por Rebekah e os dois mostram-se confortáveis com as suas decisões, escudando-se num falso desejo de “elevar a consciência do mundo”. Em suma, WeCrashed cumpre aquilo a que se propõe - embora seja uma série com execução mediana -, conseguindo equilibrar com distinção a loucura e extravagância dos personagens e a realidade dos factos.

Nota: 7/10

WeCrashed (WeCrashed – EUA, 18 de março de 2022)
Duração: oito episódios
Género: Drama, Biografia
Criadores: Lee Eisenberg, Drew Crevello
Elenco: Jared Leto, Anne Hathaway, O-T Fagbenle, Kyle Marvin, Cricket Brown, Theo Stockman, Robert Emmet Lunney, America Ferrera, Steven Boyer,