Cuidados que deves ter ao comprar um iPhone usado

A pensar em comprar um iPhone em segunda mão? Sabe quais são as vantagens e as desvantagens e os cuidados que deves ter!

Comprar um smartphone em segunda mão tem os seus prós e contras. É algo um tanto ou quanto arriscado e que requer cuidado/ponderação antes de realizares o negócio.

Há várias plataformas em que podes comprar um iPhone usado, no entanto, para encontrares um bom negócio não basta ler as descrições dos anúncios. Segue estes passos para reduzir o risco de seres enganado e fazeres uma boa compra!

Verificar fatura de compra

A fatura de compra permite-te saber se o vendedor foi o primeiro proprietário do iPhone e se este ainda está na garantia. Se o vendedor não fornecer a fatura, cabe-te a ti decidir se deves, ou não, confiar no vendedor e no historial do equipamento.

Apesar de que alguns possam estar em excelente condição após vários proprietários, as hipóteses de uso indevido e riscos de segurança são obviamente maiores.

Verificar cobertura do número de série

Na sequência da dica anterior, deves verificar se o número de série do iPhone apresentado na fatura corresponde ao do equipamento. A Apple fornece esta ferramenta para tal.

Através da verificação do número de série, consegues descobrir se o iPhone é original, qual a sua data de compra e mesmo quando termina a garantia do equipamento. É também possível verificar as especificações básicas do dispositivo, caso hajam dúvidas.

Verificar se não tem conta ID Apple ou do iCloud associada

Este é um passo essencial na compra de um iPhone em segunda mão. Verifica se o equipamento está devidamente limpo de dados e com as definições de fábrica. Se por algum motivo ele estiver com uma conta de iCloud associada pede ao vendedor para a dessassociar. Se ele disser que não sabe a password não avances com o negócio, pois podes estar a comprar um equipamento que foi roubado.

Teste de toque

Outro aspeto importante a ter em conta é se as teclas físicas e o ecrã estão funcionais. Clica em cada botão físico enquanto prestas atenção à resposta do iPhone, e experimenta os gestos básicos do iPhone no ecrã, como deslizar, ampliar e clicar.

Muitos iPhones mais antigos tendem a ter problemas com os botões principais ou o Touch ID. Não te esqueças de experimentar o botão, prestando atenção à capacidade de resposta do dispositivo.

Verificar câmara, microfone e altifalantes

Problemas na câmara ou nos altifalantes são certamente indicadores de um iPhone danificado por água.

Para verificares a integridade do altifalante, coloca o iPhone no volume máximo. De seguida, efetua uma chamada ou envia uma mensagem de texto para saberes se o som está livre de estática. Podes também colocar o iPhone no modo de vibração para ouvir se a função de vibração está a funcionar.

Aproveita também para tirar fotos com o dispositivo. Verifica se a imagem parece nítida para te certificares de que a câmara do iPhone não está danificada.

Verifica o estado da bateria do equipamento

Toda a gente sabe que as baterias dos iPhones são o seu "calcanhar de Aquiles" e por isso são talvez as peças mais vulgarmente danificadas.

A vida útil insuficiente da bateria pode ser o resultado do uso normal ou de práticas inadequadas de carregamento. Para verificares o estado da bateria do iPhone, abre as Definições> Bateria> Estado da bateria.

É importante entender que todas as baterias recarregáveis têm uma vida útil limitada. Quando se trata de comprar em segunda mão, é melhor gerires as tuas expectativas quanto à vida útil da bateria. De acordo com a Apple, as baterias do iPhone podem reter até 80% da sua capacidade em 500 ciclos completos de carga.

Qualquer bateria com o estado abaixo dos 80% fará com que os iPhones tenham um desempenho reduzido e podem precisar de substituição imediata. Se o iPhone ainda estiver na garantia, as baterias com defeito podem ser substituídas gratuitamente. Como alternativa, a Apple oferece um serviço de reparação de baterias pago para iPhones fora da garantia.

Riscos ao comprar em segunda mão

É preciso ter muito cuidado, pois é cada vez mais recorrente encontrar vendas de iPhones falsos com uma aparência muito autêntica. Uma das razões pelas quais muitos iPhones de segunda mão são tão baratos é porque podem não ser originais.

O mesmo se aplica a comprar um iPhone com alguns danos físicos. Embora um ecrã riscado ou partido dê nas vistas, outros danos nem sempre são tão aparentes. Deves reservar algum tempo para investigar e ler as reviews dos vendedores em questão e, também clicar nos perfis dos reviewers para verificar se eles são confiáveis.

Alternativa aos iPhones usados

Se procuras conseguir um bom negócio em segunda mão, precisarás sempre de ser extremamente cuidadoso. Temos repetido isto várias vezes ao longo do texto.

Mas se não te sentes confiante e não tens paciência para todos estes cuidados, podes também optar por comprar um iPhone recondicionado diretamente em grandes superfíces. Hoje em dia já se conseguem arranjar iPhones recondicionados a bons preços. E aqui não só não corres riscos, como o teu novo dispositivo terá garantia e sabes que ele foi completamente testado antes de chegar até às tuas mãos.