Cuidar do browser: como limpar a cache

Cuidar do browser: como limpar a cache

Redação iFeed
∙ 3 minutos de leitura

Limpar a cache é uma das operações de rotina que todo o utilizador de internet (computadores e aparelhos móveis) deve assumir, e não delegar num técnico de informática especializado. Tal como limpar os cookies, limpar a cache deve fazer parte dos nossos hábitos de manutenção.

O que é a cache

A cache é um espaço de memória onde são guardados dados relativos a utilizações recentes, nomeadamente relativos a páginas de internet. Como a maior parte dos utilizadores acede quase sempre aos mesmos sites de forma recorrente, a cache ajuda a que esse acesso seja feito de forma mais rápida.

Isto tem, contudo, uma desvantagem: o espaço de memória que é ocupado. Se a cache não for limpa, o desempenho global do aparelho vai-se tornando mais lento. Ao fim de algum tempo, os utilizadores começarão a notar certa diferença, principalmente se este fator se associar a outros, como a fraca capacidade de memória do aparelho. Depois de a cache ser esvaziada, aqueles sites de utilização recorrente poderão parecer mais lentos num “primeiro” acesso, mas o comportamento global melhorará.

Limpar a cache do computafor é assim um mecanismo que auxilia a estabilidade de utilização e também traz mais conforto. Mesmo que estejas a utilizar uma VPN, é vantajoso executar este procedimento regularmente

Vejamos em seguida como podes limpar a cache nos principais browsers, aplicados aos sistemas operativos mais usados.

Como limpar a cache no Chrome

Para limpares a cache do Chrome, o caminho convencional compreende vários passos, mas os utilizadores avançados poderão servir-se de um atalho de mercado.

Abre uma página qualquer no Chrome e pressiona simultaneamente as teclas Ctrl + Shift + Delete. Depois de o menu respetivo aparecer, seleciona Imagens e ficheiros em cache e clica em Limpar dados.

Como limpar a cache no Opera

  1. Clica em “Histórico” e depois em “Mostrar Todo o Histórico”. É então que surge o comando “Limpar Dados de Navegação”.
  2. Clicando aí, será possível selecionares o intervalo de tempo cujos dados pretendes eliminar, bem como a opção “Imagens e ficheiros em cache” se não quiseres eliminar os dados restantes. Para finalizar, clica em “Limpar Dados”.

Como limpar a cache no Safari

A esmagadora maioria dos utilizadores do Safari são também utilizadores do macOS, sendo estes serviços complementares do universo Apple. Vejamos como limpar a memória da cache deste navegador em ambiente macOS.

  1. Com o browser aberto, clica no menu “Safari” e depois em “Preferências”.
  2. Seguidamente, escolhe o menu “Privacidade” e depois o botão “Gerir dados dos sites…” Segue-se o botão “Remover tudo”.
  3. Deverás clicar em “Remover agora” na janela de confirmação que aparece em seguida. No final aparecerá uma mensagem indicando que “Não há dados de sites guardados”.
  4. Se estiveres a usar o Safari no Windows, clica na “Roda de engrenagem” e depois em “Preferências”. Acede ao menu “Privacidade”, que estará na parte superior. Segue-se o botão “Remover todos os dados dos sites…” e depois a janela de confirmação, onde o comando “Remover Agora” deve ser acionado.

Como limpar a cache no Microsoft Edge

  1. O Edge adotou o mesmo teclado usado pelo Chrome: pressiona as teclas Ctrl + Shift + Delete. Surgirá uma janela em tudo semelhante à do Chrome.
  2. Escolhe as opções que pretendes e clica em “Limpar Agora”. Por fim, reinicia o Edge.

Como limpar a cache no Android

Também nos aparelhos móveis é conveniente executar este procedimento de manutenção. Abre a app de “Definições” no Android, e em seguida a opção “Armazenamento”. Depois de o sistema calcular e apresentar a lista de aplicações e respetivos pesos, poderás tocar em “Limpeza do Armazenamento” ou “Dados em Cache” e terminar tocando em “Ok” para concluir a limpeza.

Limpar a cache do Safari em iOS

No browser mais usado em iPhones e iPads é igualmente fácil limpar a cache. Com o Safari aberto, basta acederes a “Definições”, depois a “Safari”, “Avançadas” e “Dados dos sites”. O último passo é “Remover dados dos sites”.

Artigo redigido pela NordVPN

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.