Uma das principais vantagens dos novos Macs com o chip M1 é o facto de poderem correr aplicações que só funcionavam no iPhone ou no iPad até aqui.

Ao contrário do que aconteceria nos Macs com processadores da Intel, agora podes instalar as aplicações populares do iOS e iPadOS, diretamente da Mac App Store.

Ainda assim, e apesar das apps serem compatíveis, nem todas as empresas escolheram tornar as suas apps disponíveis para descarregar no Mac. Por exemplo,  Netflix, Instagram, Snapchat, Messenger, TikTok ou até o Spotify não têm as suas versões iOS/iPadOS disponíveis para serem descarregadas no Mac, pelo menos, para já.

Ainda assim, não é desses que vamos falar hoje. A experiência de utilizar uma aplicação de iPhone ou iPad varia entre cada app.

Se a aplicação for boa no iPad, teoricamente irá também correr bem nos novos Macs. Eis algumas das apps que funcionam no macOS.

Facebook

Segundo utilizadores que já experimentaram esta app, esta apresenta alguns problemas como é o caso dos links para o Messenger que não funcionam, visto que esta não está otimizada para funcionar com a versão da app do Messenger atualmente disponível na loja de apps do macOS.

Apollo

The Weather Channel

Fora algumas das apps que já podes descarregar através da App Store do teu Mac, houve quem já conseguisse instalar a versão iOS/iPadOS de outras apps que não se encontram disponíveis para instalar através da Store. Deixo aqui algumas delas:

Spotify

Tesla, Netlfix e Instagram

Agora que as apps funcionam sem qualquer esforço em todos os dispositivos da Apple, fica nas mãos dos desenvolvedores a tarefa de as disponibilizar para todas as plataformas e aumentar, assim, o número de apps disponíveis no macOS.

Poderá não demorar muito até vermos apps como a Netflix a surgirem no macOS, no entanto, a probabilidade de outras, como é o caso do Instagram, pode nunca chegar aos computadores da Maçã. É uma questão de aguardar e ver o que as empresas nos vão trazer.

Gostavas de ter as tuas aplicações favoritas do iPhone/iPad disponíveis para utilizares no Mac? Partilha connosco a tua opinião nos comentários.