Podes ter todo o cuidado do mundo com o teu iPhone, mas mesmo assim há problemas que não são logo visíveis. Os danos com água tanto podem ser óbvios como invisíveis, mas não te preocupes porque vamos explicar como é que podes perceber.

Algumas vezes o problema aparece com bolhas pequenas no ecrã ou problemas na entrada USB. Ainda assim, os danos com água no iPhone, muitas vezes, não são visíveis (pelo menos, do exterior).

A melhor forma de perceberes se não tens problemas é veres é o indicador de contacto líquido ou LCI.

Localização do indicacor de contacto líquido nos diversos iPhones
Localização do indicador de contacto líquido nos diversos iPhones

Nos modelos mais recentes encontras este indicador na entrada do cartão SIM. Do iPhone 4 para baixo, está presente na entrada dos fones e do carregador.

Para verificar os LCI nos iPhones mais novos, tens de utilizar um clipe para abrires o compartimento SIM, que está localizado na parte inferior do botão lateral.

Colocas o clipe dentro do pequeno buraco, e provavelmente vais precisar de fazer força para tirar o compartimento. Recorda-te, no entanto, que é importante que o iPhone esteja seco antes de tirares o cartão SIM.

De seguida, tira o cartão e o compartimento SIM, e segura o iPhone com o ecrã para baixo. A partir desta perspetiva, utiliza uma lanterna para veres dentro da slot do cartão SIM e observares o indicador.

Como é que é o indicador de contacto líquido?

Com a evolução da tecnologia, este indicador também mudou e varia consoante o modelo. Ainda assim, não é muito difícil perceber se tem problemas.

Vais precisar de procurar por uma linha pequena ou um pequeno ponto na ponta da slot do cartão SIM. E aqui há vários resultados possíveis, que se traduzem em cores diferentes.

Se ficar vermelho, significa que o teu iPhone esteve sujeito à água. Infelizmente isso pode significar que terás que pagar o arranjo, que vai ser menos se tiveres o Apple Care +. Mas, não te preocupes, o problema é facilmente resolvido em loja.

Infelizmente, se ficar cor-de-rosa, o problema é o mesmo e terás que o arranjar também.

Não aparece muitas vezes, mas se ficar amarelo significa que não há problemas com água. Ainda assim, isso poderá significar outros problemas que precisam de ser resolvidos.

Se estás a pensar vender o teu iPhone para trocar para um dos novos modelos, é sempre importante veres se não há problemas com o telemóvel atual. Da igual modo, se estás a pensar em comprar algum iPhone em segunda mão, é aconselhável prestares atenção a este indicador antes da compra.

Em qualquer problema no teu iPhone podes recorrer, por exemplo, ao iOS Repair. Um serviço que vai a tua casa buscar o teu iPhone, repara-o em loja e ainda o volta entregar. Tudo sem teres que deixar a tua casa.