A operação de desdobramento das ações da Apple (AAPL - designação em bolsa) já tinha sido anunciada há algumas semanas e teve agora lugar hoje, dia 31 de agosto de 2020.

Na prática só alteram as quantidades nominais, ou seja, quem tinha uma ação da Apple, passa a ter 4 ações. Os valores de referência mantêm-se inalterados, quer isto dizer que, no dia 28 de agosto uma ação fechou o mercado a valer cerca de 499 dólares, logo, no dia 31 agosto, na abertura do mercado, essa mesma passou a 4 ações com o valor de cerca de pouco mais de 124 dólares.

A argumentação para este stock split (desdobramento) é o de tornar as ações mais acessíveis ao público em geral, o que na verdade não será grande justificação, uma vez que existem já diversas entidades financeiras da especialidade que disponibilizam a venda de ações de forma parcial, podendo cada um investir apenas numa parte de uma ação.

No último ano as ações da gigante de Cupertino obtiveram uma valorização superior a 100% e nem a crise pandémica as fez desvalorizar. Aliás, a empresa americana conseguiu um aumento nos resultados financeiros em relação ao período homólogo, mesmo apesar das vicissitudes da situação mundial atual.

Apesar de não ser eu especialista na análise de mercados, acompanho assiduamente a evolução das ações AAPL, e este desdobramento terá com toda a certeza um efeito de valorização suplementar imediato devido a um aumento da procura.

Relembramos que já há alguns dias atrás a empresa da maçã atingiu o marco histórico de valorização total de mercado, conforme podes ler aqui.

Tesla também efetuou o desdobramento das suas ações

A empresa americana liderada pelo mediático Elon Musk levou a cabo, na mesma data, um desdobramento das ações da Tesla (TSLA).
No dia 28 de agosto de 2020 o mercado encerrou com cada ação avaliada cerca de 2.213 dólares. Com o stock split, neste caso, cada ação foi desdobrada em cinco passando cada uma a valer cerca 442 dólares na abertura no dia 31 de agosto de 2020.
A valorização das ações da Tesla tem sido contínua alcançando já um incremento superior a 400% só no ano de 2020.