• Home
  • Dicas
  • É possível localizar um AirTag enquanto uso uma VPN?
É possível localizar um AirTag enquanto uso uma VPN?
Pedro Alves

É possível localizar um AirTag enquanto uso uma VPN?

PUB

O AirTag da Apple foi o dispositivo que fez acordar um nicho de mercado até então praticamente adormecido: o dos equipamentos de monitorização de localização de objetos. Pequeno, acessível e abrangente, o AirTag tem, desde o seu lançamento em 2021, facilitado a vida a milhares de pessoas em todo o mundo, das mais variadas formas.

Como funciona o AirTag?

Antes de respondermos à questão que dá o título a este artigo, importa fazer referência ao método de funcionamento deste simples mas eficaz aparelho.

O AirTag pode ser acoplado a qualquer objeto cuja localização se pretenda manter debaixo de olho: uma mala, chaves, carteira, animal de estimação, etc. Tendo em conta que, por si só, o AirTag não tem capacidade de se conectar a nenhum satélite de GPS, a sua localização vai sendo atualizada com a ajuda dos dispositivos Apple que passem por perto, e são estes que, graças aos seus amplos recursos de conectividade, atualizam na rede o local onde se encontra o pequeno AirTag, que pode ser consultado através da aplicação Encontrar.

O AirTag liga-se aos iPhones através do chip de ultra banda  larga U1, cuja presença foi inaugurada no iPhone 11. Este método é muito mais preciso que o bluetooth ou o GPS, ao mesmo tempo que consome menos recursos. Contudo, quando estivermos na presença de um equipamento Apple sem este chip, o sinal que o AirTag usa para comunicar é enviado através de bluetooth, garantindo assim uma compatibilidade praticamente universal, ainda que restrita ao ecossistema Apple.

Com efeito, graças ao amplo espectro de equipamentos Apple (mas principalmente iPhones) atualmente em circulação, é praticamente impossível não se conseguir localizar um AirTag, e quando se fala em AirTag fala-se automaticamente no objeto a que o mesmo estiver acoplado.

De forma a evitar perseguições ilegais de pessoas, a empresa da maçã criou um mecanismo que alerta os utilizadores para a possibilidade de estarem a ser seguidos com recurso a um AirTag que esteja por perto. Caso isso aconteça, é enviada uma notificação para o iPhone da vítima, de forma à mesma tomar as precauções necessárias. Os utilizadores Android também podem usufruir desta potencialidade, através de uma aplicação específica para o efeito.

Como localizar um AirTag?

Para localizar um AirTag que esteja na nossa rede Encontrar devemos recorrer à aplicação com o mesmo nome. Se o mesmo estiver longe, vamos ver a sua última localização atualizada pelo dispositivo Apple que tenha passado por perto há menos tempo; se o mesmo estiver próximo de nós, o nosso iPhone poderá ser capaz de estabelecer uma ligação direta ao AirTag em questão, e ser guiado até ao mesmo diretamente.

Ora, como se pôde verificar, e respondendo à pergunta inicial, quer num cenário, quer no outro, estarmos ou não a usar uma VPN não terá qualquer interferência. No primeiro caso basta uma ligação ativa à internet, mesmo que com a localização camuflada pela VPN em utilização, enquanto no segundo nem isso, já que a ligação ao AirTag é efetuada com recurso a tecnologias sem fios de baixo alcance. Por isso, se tinhas receio de aderir a um serviço de VPN por precisares de monitorizar AirTags, podes estar descansado.

E, já que acabamos de eliminar uma dúvida com potencial para te manter afastado deste tipo de serviços, não podemos deixar passar a oportunidade para te aconselhar a VPN da Surfshark!

A Surfshark tem tudo aquilo que precisas quer em matéria de segurança, quer de funcionalidades, ao melhor preço do mercado. Para realçar o nosso compromisso, se te registares através deste link terás acesso a uma campanha específica para os leitores do iFeed, que consiste num desconto de até 82% e oferta de dois meses de serviço! O que esperas para experimentar?

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Dicas