Energy Sistem TW Travel 6 ANC Moon: bonitos por fora e por dentro

Os Energy Sistem TW Travel 6 ANC Moon apresentam um bonito e elegante design, e como por dentro é que mora a virtude, vais querer uns para ti.
Escrito por Samuel Pinto e
10 mins de leitura
Energy Sistem TW Travel 6 ANC Moon: bonitos por fora e por dentro
Publicidade
Publicidade

Se procuras uns fones de ouvido, certamente que já te deparaste com uma infinidade de fones de ouvidos sem fios (true wireless) a invadirem o mercado a uma velocidade estonteante. A este ritmo, é efetivamente difícil escolheres uns fones que melhor se adequem aos teus gostos e necessidades. Nesse sentido, convido-te a conhecer os Energy Sistem True Wireless Travel 6 ANC Moon.

Como publicação especializada e dedicada ao universo Apple, ao abordar este tipo de produtos, é inevitável a comparação com os AirPods Pro da Apple. Mas será que as diferenças entre os AirPods Pro e os Energy Sistem True Wireless Travel 6 ANC Moon valem mesmo a diferença de preço entre os dois modelos em questão.

Energy Sistem True Wireless Travel 6 ANC Moon

Eu já utilizei uns AirPods Pro e existem algumas nuances que realmente colocam os AirPods Pro acima destes Energy Sistem True Wireless Travel 6 ANC Moon. Honestamente, até é uma comparação injusta, tendo em conta o valor de cada um. Mas e a relação qualidade/preço? Pois, este é o ponto que merece destaque, e os fones da Energy Sistem já partem em vantagem!

Estou a utilizar os Energy Sistem True Wireless Travel 6 ANC Moon há uns bons dias, e deixem-me que vos diga uma coisa: para uma vasta maioria de utilizadores, as nuances que separam os AirPods Pro dos Energy Sistem, poderão não ser argumentos suficientes para os fones de ouvidos da tecnológica americana levarem a melhor, face à oferta da Energy Sistem.

Em última análise, o principal diferencial entre os fones da Apple e os da Energy Sistem é a sua integração e simbiose perfeita com os dispositivos da Apple bem como algumas funcionalidades exclusivas e inerentes ao ecossistema Apple. Tirando estes detalhes que certamente serão um fator fulcral para alguns, a diferença efetiva na qualidade de som não é tão substancial entre os dois, até porque vários recursos dos fones da Apple, também estão presentes nos Energy Sistem. Mas já lá vamos.

Obviamente que também é muito fácil emparelhar os Energy Sistem True Wireless Travel 6 ANC Moon via Bluetooth. Para os emparelhares ao teu iPhone ou iPad, só tens que abrir a caixa de carregamento, retirá-los para fora, ir às Definições > Bluetooth e na lista de dispositivos disponíveis, irão aparecer os Energy Sistem EP Travel 6 ANC listados para emparelhares. Depois de emparelhados, basta tirares os dois fones ou apenas um deles da caixa, para que se liguem automaticamente ao dispositivo onde já estão emparelhados.

Design apetecível

O design é das primeiras coisas que salta à vista dos potenciais interessados seja qual for o produto que namorem. Logicamente que o bonito/feio é sempre subjetivo e neste quesito, sendo apenas a minha opinião, creio que o design dos Energy Sistem True Wireless Travel 6 ANC Moon será do agrado de um vasto leque de potenciais utilizadores.

A mecânica da caixa de carregamento é similar à de outros produtos do mesmo segmento. Esta unidade da Energy Sistem que estou a usar, apresentam-se ao mundo na cor branca (Moon) por fora e todo o seu interior em prateado. Uma faixa exterior foi colocada à volta da abertura, também ela em prateado. A condizer com o outfit exterior, os fones propriamente ditos também são brancos, tendo nos controlos das suas hastes, mais uma vez, o prateado.

Tamanho e peso

  • Altura: 27mm
  • Largura: 52mm
  • Profundidade: 48 mm
  • Peso: 47g

Bateria e autonomia mais que suficiente

O primeiro destaque a meu ver positivo, tem que ver com a autonomia dos Energy Sistem True Wireless Travel 6 ANC Moon. Nestes fones estão albergadas duas pequenas baterias de iões de lítio com uma capacidade de 40 mAh cada uma, 80 mAh no total. A duração da bateria em uso normal dá para 8 horas, porém, com o ANC (cancelamento ativo de ruído) ligado, a sua autonomia desce para as 6 horas. Dentro da caixa, os fones demoram 1 hora e meia a ficarem completamente carregados. Quando a bateria dos fones estiver com menos de 5% eles emitem um som a avisar.

Caixa de carregamento

Embutido na caixa de carregamento está uma bateria também ela de iões de lítio, com uma capacidade de 400 mAh. A duração de bateria da caixa é de 24 horas, o que na prática, fornece uma autonomia total aos Energy Sistem True Wireless Travel 6 ANC Moon de 30 a 32 horas. A caixa de carregamento demora 2 horas a ficar completamente carregada. Quando a caixa de carregamento estiver com menos de 10% de bateria, uma luz vermelha intermitente ficará ativa.

Cancelamento ativo de ruído e Modo transparência

Posso dizer que neste tópico os Energy Sistem Travel 6 batem praticamente de igual para igual com os AirPods Pro, oferecendo o cancelamento ativo de ruído e o modo transparência num nível muito satisfatório. Haverá diferenças entre ambos é certo, mas são tão subtis que na prática será difícil para muitos utilizadores diferenciar.

Com o cancelamento ativo de ruído ativo, os Energy Sistem Travel 6 conseguem reduzir o som exterior em até menos 30 dB (decibéis), o que na prática significa que estiveres numa zona com um som externo de 100 decibéis, os Energy Sistem Travel 6 anulam esse som reduzindo-o para cerca de 70 dB.

Aliado ao cancelamento ativo de ruído, estes fones ainda fornecem 3 conjuntos de pontas de auriculares em espuma substituíveis, fornecendo também o cancelamento passivo de ruído. Com efeito, a junção do cancelamento ativo e passivo de ruído reduzirá ainda mais os sons do exterior, oferecendo-te o máximo conforto e isolamento.

Logicamente que o modo transparência também é muito útil pois podes continuar a estar em contacto com o ambiente à tua volta quando necessário. Quando ativado, o modo transparência permite que ouças tudo o que está a acontecer à tua volta, pois receberás todos os sons exteriores enquanto usas os Energy Sistem Travel 6. É uma funcionalidade muito útil, em especial quando te deslocas na rua onde é necessário estar atento a potenciais perigos, como o trânsito entre outras situações de perigo semelhantes.

Utilização simples

Como já supracitado, ligar estes fones ao iPhone, iPad ou Mac por Bluetooth é bastante simples. A mesma lógica é replicada para equipamentos com Android ou com Windows. O estado da bateria dos fones da Energy Sistem aparecem no menu do Bluetooth ou na Central de Controlo do iPhone, iPad ou Android.

A ergonomia e conforto dos dispositivos é excelente e o encaixe nos ouvidos transmitem uma sensação de segurança. Executei das mais variadas tarefas diárias com os Energy Sistem Travel 6, como lavar os dentes, fazer comida e arrumar a casa, e em nenhuma dessas situações tive a sensação de que iriam cair, bem pelo contrário.

Energy Sistem TW Travel 6 ANC Moon ligados a um MacBook Pro M1 
Status da bateria dos Energy Sistem TW Travel 6 ANC Moon num iPhone
Status da bateria dos Energy Sistem TW Travel 6 ANC Moon num dispositivo Android

Para ouvidinhos mais pequenos, os Energy Sistem Travel 6 oferecem dois conjuntos de adaptadores de auriculares em silicone para um encaixe mais perfeito e ajustado. Desse modo, independentemente do tamanho do ouvido e graças aos adaptadores em silicone, os fones adaptam-se à anatomia dos ouvidos, proporcionando conforto e ao mesmo tempo um bom isolamento de som. Até mesmo os mais pequeninos podem desfrutar duma boa qualidade de som com os Energy Sistem Travel 6.

Qualidade de áudio excelente

Com um driver dinâmico de 13 mm de diâmetro, os Energy Sistem Travel 6 conseguem executar uns excelentes graves em comparação com outros fones do género da mesma gama de preço. Embora o tamanho do driver nem sempre seja sinónimo de melhor som, neste caso o driver dinâmico dos Energy Sistem Travel 6 consegue um excelente equilíbrio nos graves, médios e agudos, mas com particular incidência nos graves. O som é alto o suficiente para receber notificações do iPhone a informar que o volume de som deve ser reduzido.

Para testar a qualidade de som dos Energy Sistem Travel 6 usei várias playlists do Apple Music, desde hip-hop, rock, house music, eletronic e até música clássica. O resultado surpreendeu-me bastante pela positiva, tendo em conta que é nos estilos como o hip-hop, rap ou rock que se vê realmente a qualidade dos graves destes fones. Tiveram um bom desempenho nestes estilos musicais.

Já os agudos do Energy Sistem Travel 6 foram espremidos por orquestras de música clássica e o meu receio dos agudos nesse estilo musical prejudicarem a qualidade sonora era elevada. Mas quando os instrumentos de cordas como os violinos e os violoncelos gritaram, a minha surpresa foi deveras muito agradável. Num estilo alternativo que mistura instrumentos de música clássica com música eletrónica, o som era-me mesmo muito agradável.

Mesmo para um estilo de música muito particular como esta, os Energy Sistem Travel 6 conseguem entregar um excelente equilíbrio nos agudos. A mesma qualidade foi replicada aquando o toque de instrumentos de sopro como o trompete, trombone, clarinete entre outros.

Por fim testei algumas faixas de música com qualidade FLAC e efetivamente este codec faz jus à sua excelente reputação, entregando um alto alto nível de qualidade. Os Energy Sistem Travel 6 também foram muito competentes na qualidade de reprodução de áudio com o codec FLAC.  A sua THD (distorção harmônica total) é inferior a 1% e o som pode ter uma latência máxima de 0,2 segundos.

Microfone

No que ao microfone diz respeito, os Energy Sistem Travel 6 estão equipados com o recurso Quad Mic Voice Calls, que na prática são quatro microfones integrados a garantirem uma melhor captação de voz, com áudio nítido e claro. Na minha experiência de utilização este recurso não foi extraordinário, ainda assim, competente para o que se propõe. Gravei um podcast com os microfones dos Energy Sistem Travel 6 mas a diferença no áudio gravado face ao dos outros colegas de podcast, era notória.

Nas chamadas de áudio que efetuei com estes fones, mais uma vez foi competente, mas não extraordinário. A pessoa do outro lado pediu-me algumas vezes para repetir as falas. Ainda assim, quero deixar um detalhe subjacente, esta última situação ocorreu num local com bastante ruido à volta, o que pode justificar o sucedido. Os Energy Sistem Travel 6 têm ENC (Cancelamento Eletrônico de Ruído) integrado e uma sensibilidade de -42 dB ± 3 dB.

Controlos

Os Energy Sistem Travel 6 estão dotados de vários comandos, entre eles, o controlo de volume e controlos de reprodução. Estes são os comandos que podes executar ao tocares no centro prateado da haste:

  • Diminuir volume: 1 toque no fone esquerdo.
  • Aumentar volume: 1 toque no fone direito .
  • Reproduzir música: 2 toques no fone esquerdo.
  • Próxima faixa: 2 toques no fone direito.
  • Faixa anterior: 3 toques no fone direito.
  • Ativar a assistente de voz: 3 toques no fone esquerdo.
  • Atender chamadas: 2 toques no fone esquerdo ou direito.
  • Desligar chamadas: 1 toque prolongado durante 2 segundos no fone esquerdo ou direito.
  • Ativar o modo transparência: 1 toque prolongado durante 2 segundos no fone esquerdo.
  • Ativar o cancelamento ativo de ruído: 1 toque prolongado durante 2 segundos no fone direito.
  • Para ligar/desligar os fones: 1 toque prolongado durante 10 segundos no fone esquerdo e direito ao mesmo tempo.

Suporte às assistentes de voz Siri ou Google

Um ponto muito positivo e que também se destaca nestes Energy Sistem Travel 6 é o suporte para as assistentes virtuais da Apple e da Google. Como já mencionado no tópico acima podes ativar a assistente de voz à distância de 3 toques no fone esquerdo e pedir à Siri (iPhone) ou à Google (Android) o que desejares.

Conectividade

A recarga do estojo de carregamento fica a cargo da interface USB-C. Os Energy Sistem Travel 6 vêm equipados com a tecnologia sem fios mais recente, Bluetooth 5.3, classe II, com um alcance máximo de até 20 metros e que opera numa frequência de 2,4 GHz.

Aplicação ESmart Connect

A Energy Sistem desenvolveu uma aplicação para iOS e Android chamada ESmart Connect. Infelizmente os Energy Sistem Travel 6 não têm suporte à aplicação, nem é expectável que venham a ter. Infelizmente, é um detalhe que a meu ver é negativo. Não que isso retire qualidade ao produto em si obviamente, mas seria um bom complemento.  

No entanto, com a aplicação terias acesso a pelo menos algumas funcionalidades bem interessantes, que são elas: um equalizador predefinido, um equalizador personalizável, atualizações de firmware via OTA (over-the-air), a possibilidade de personalizares os controlos dos fones e em caso de perderes os teus fones, tinhas à tua disposição um serviço que te permitia encontrá-los num mapa, um serviço em tudo semelhante à rede Encontrar da Apple. Apesar disso, há outros produtos da empresa que têm suporte à app.

Conteúdo na caixa do produto

  • Fones de ouvido True Wireless Travel 6 ANC Moon.
  • Caixa de carregamento.
  • 2 conjuntos de pontas de auriculares em silicone substituíveis.
  • 3 conjuntos de pontas de auriculares em espuma substituíveis.
  • Guia rápido
  • Cabo USB tipo C

Preço e disponibilidade

Os Energy Sistem TW Travel 6 ANC estão disponíveis no mercado português nas cores Moon (branco) e Space (preto) com um preço recomendado de 54,99 €. Se quiseres comprar estes excelentes fones True Wireless podes aceder à página oficial da marca e adquirires os teus. Este modelo em particular também está à venda noutras lojas nacionais como a Fnac online.

Prós e Contras

Prós:

  • Excelente qualidade sonora.
  • Excelente equilíbrio nos graves e agudos.
  • Cancelamento ativo de ruído bem eficiente.
  • Modo transparência também ele eficiente.
  • Suporte ao Bluetooth 5.3.
  • Suporte às assistentes virtuais Siri e Google.
  • Interface USB-C na caixa de carregamento
  • Design elegante e bonito

Contras:

  • Falta de suporte à aplicação ESmart Connect.
  • Uma folga muito ligeira nas dobradiças da caixa de carregamento.
  • Os 4 microfones poderiam capturar um som mais natural e real.

Conclusão

Se procuras uns fones true wireless com um design bonito, elegante, com excelente qualidade sonora, e com cancelamento ativo de ruído sem gastares muito dinheiro, então considera a compra dos Energy Sistem TW Travel 6 ANC. Estes fones em relação qualidade/preço conseguem entregar uma qualidade que certamente agradará a um vasto leque utilizadores.

Por outro lado, se procuras algo com melhor integração com o ecossistema Apple, já sabes que tens de abrir cordões à bolsa. E tu, tens alguns fones sem fios? Quais? Fica atento às novidades do universo Apple aqui no iFeed.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo