És estudante? Eis 6 razões para comprares e usares um iPad

Há cada vez mais alunos a usarem tablets em vez do computador portátil. Porquê?
Escrito por Daniel Pinto e
5 mins de leitura
És estudante? Eis 6 razões para comprares e usares um iPad
Publicidade
Publicidade

O iPad mudou drasticamente desde que Steve Jobs o revelou, pela primeira vez, em 2010. A sua evolução fez com que deixasse de ser visto como um dispositivo que se situa entre o computador portátil e o smartphone, para ser encarado como um dispositivo que pode substituir o computador portátil por completo.

Os iPads têm sido usados nas escolas e universidades desde a sua criação, mas com o aumento do desempenho e autonomia, tornou-se uma opção cada vez mais popular entre os estudantes de todo o mundo.

Neste sentido, damos-te a conhecer seis motivos para comprares e usares o iPad, um dispositivo que te permite realizar todo o trabalho escolar ou académico sem quaisquer complicações.

Versatilidade

O iPad pode ser utilizado com recurso ao toque, a uma caneta ou a um rato e trackpad Bluetooth. Podes tirar o máximo proveito do dispositivo e usá-lo da forma que quiseres, seja como um tablet, um computador portátil ou um bloco de notas. O Apple Pencil, por exemplo, pode ser um grande aliado na hora de desenhar, registar ideias ou anotar documentos. O acessório concede uma das melhores experiências de escrita digital num tablet e é ideal para todos os estudantes, mas em especial para os que frequentam cursos de design gráfico. Quem adquirir um modelo de iPad mais recente tem a opção de poder utilizar o Apple Pencil de segunda geração.

Se, no entanto, tiveres de escrever um trabalho mais complexo, podes igualmente fazê-lo conectando um teclado físico ao iPad. Os iPads deixaram de ser apenas tablets e tornaram-se produtos mais versáteis, que se adaptam às necessidades de quem os usa e a qualquer situação.

Design e portabilidade

Com a reformulação do design do iPad Pro em 2018, os iPads tornaram-se incrivelmente finos e leves. O design atualizado com molduras mínimas torna-os ainda mais portáteis, pelo que poderás tirá-lo facilmente da tua mochila durante o início de uma aula ou um seminário. Como o iPad é um dispositivo bastante leve, ele não adiciona muito peso à tua mochila ou pasta académica, o que é excelente, principalmente para quem tem de carregar diversos livros ou apontamentos.

Ligação à Internet

Ter uma ligação à Internet estável permite-te realizar chamadas através de apps de videoconferência como o FaceTime, Zoom ou o Microsoft Teams. Os MacBooks da Apple não se ligam a redes móveis e usar o hotspot do teu telemóvel pode esgotar rapidamente a sua bateria. No entanto, se comprares um modelo de iPad Cellular, podes aceder a um serviço de rede móvel, não precisando de levar contigo outros dispositivos que te permitam ligar à Internet. Lembra-te que nem sempre temos disponível uma rede Wi-Fi.

O poder do iPadOS

A Apple alterou, em 2019, o nome do sistema operativo do iPad para iPadOS e, desde então, a empresa tem adicionado vários recursos a este sistema no sentido de o software acompanhar a evolução do hardware.

O iPadOS permite trabalhares em várias aplicações ao mesmo tempo, aceder ao Safari desktop, adicionares widgets ao ecrã inicial, criar notas rápidas a partir do ecrã de bloqueio, e muito mais.

Câmaras de alta qualidade

Todos os iPads apresentam câmaras de qualidade que podem ser usadas nas mais variadas tarefas do dia a dia. Com elas, as tuas videochamadas ficam nítidas, ao contrário do que acontece com as webcams incorporadas nos portáteis, e podes mostrar às pessoas o que estás a ver com a câmara traseira. Além disso, podes usar a câmara traseira do iPad para digitalizar documentos para o teu dispositivo sem esforço. Este recurso é especialmente benéfico para estudantes.

Suporte a aplicações populares

O iPadOS tem centenas de milhares de aplicações disponíveis na App Store. O Microsoft Office está disponível no iPadOS, permitindo que redijas documentos com o Word, cries folhas de cálculo no Excel, ou desenvolvas uma apresentação no PowerPoint. Estas aplicações não são versões diluídas dos seus equivalentes em desktop, pelo que poderás desempenhar qualquer tarefa sem grandes complicações.

Se preferires o conjunto de aplicações de produtividade da Apple, o iWork, também se encontra disponível no iPad. Para quem precisa de anotar com frequência, sugerimos aplicações de terceiros, como o Notability, uma das melhores aplicações gratuitas para tirar notas e fazer anotações em PDF.

Para os que estão a tirar um curso ligado às artes, existem imensas aplicações de desenho e pintura na App Store que podem ser facilmente utilizadas no iPad.

Acessórios para estudantes

O iPad suporta imensos acessórios que podem mudar completamente a forma como usas o equipamento. Para os estudantes, um dos melhores acessórios que podemos recomendar é o Apple Pencil. É a ferramenta de escrita perfeita para o iPad, pois pode ser carregada magneticamente com rapidez e ser transportada para qualquer lado.

O Magic Keyboard da Apple é uma também excelente opção se estiveres à procura de uma capa de proteção que inclua um teclado e um trackpad. Este acessório tem  um suporte articulado suspenso que permite fixar magneticamente o iPad Pro e o iPad Air, além de ajustar o ecrã ao seu ângulo de visão. O design flutuante permite-te alterar facilmente o iPad para o modo tablet, pois os ímanes mantêm-no no lugar. O trackpad deixa-te utilizar gestos Multi-Touch e trabalhar com o cursor no iPadOS, o que faz dele uma ferramenta excelente para trabalho.

Se não tens a intenção de usar um teclado físico com frequência no iPad, podes sempre comprar um Smart Keyboard Folio, um produto mais barato e que é um cruzamento entre a Smart Cover e o Magic Keyboard.

Por último, lembramos que o iPad possui portas USB-C que suportam dispositivos externos, por isso, podes sempre ligar uma pen drive, ou um disco SSD, caso tenhas de passar arquivos de um lado para o outro ou imprimir algo com urgência.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo