Estas 5 funções do iOS só estão disponíveis nos Estados Unidos

Infelizmente, ainda há funcionalidades do iOS que estão limitadas geograficamente...
Escrito por Pedro Alves e
3 mins de leitura
Estas 5 funções do iOS só estão disponíveis nos Estados Unidos
Publicidade
Publicidade

A Apple orgulha-se de disponibilizar as atualizações e as novas versões do iOS ao mesmo tempo em todo o mundo. Esta prática, oposta à que é verificada em sistemas rivais, coloca todos os clientes da empresa em pé de igualdade, e sempre foi vista com bons olhos. Apesar disso, há determinadas funcionalidades nativas deste sistema operativo que, atualmente e por diversos motivos, ainda possuem uma ou outra limitação geográfica...

Sendo os Estados Unidos a pátria de origem da empresa da maçã, é normal que este país esteja na linha da frente no que toca à implementação, e consequente teste, de qualquer novo serviço. Como tal, vamos mostrar cinco funções presentes no iOS mas que, ao dia de hoje, ainda só podem ser usadas por clientes estadunidenses.

Apple Card

Apesar de já ter sido criado em 2019, o uso do cartão de crédito da Apple continua limitado aos Estados Unidos. Este cartão, que consegue ser gerido unicamente com o recurso à aplicação Carteira, pode ser solicitado também em formato físico, e tem como principais vantagens o facto de não possuir taxas de manutenção, e de oferecer 3% de cashback em determinadas compras. Infelizmente, não há datas nem planos revelados para uma expansão internacional.

Apple Cash

O Apple Cash é uma aplicação semelhante à nossa conhecida PayPal, que permite aos seus clientes (unicamente americanos) enviar e receber dinheiro apenas com recurso ao iPhone. Graças à sua integração nativa no iOS, os utilizadores podem receber dinheiro por esta via até dentro da aplicação Mensagens. À semelhança do Apple Card, não há qualquer previsão de chegada do Apple Cash a outros países.

Documentos oficiais na aplicação Carteira

O ano transato viu chegar à aplicação Carteira a possibilidade de alguns cidadãos estadunidenses adicionarem na mesma os seus documentos de identificação oficiais. Mais especificamente, os habitantes dos estados do Arizona, Colorado e Maryland podem carregar a sua carta de condução e documento de identificação unicamente através desta via, tornando-se muito mais prático, por exemplo, fazer prova de maioridade. A Apple já referiu que está a trabalhar no sentido de expandir esta possibilidade a outros estados, mas nada foi falado sobre qualquer trabalho fora do país em questão.

Proteção Avançada de Dados

O recente iOS 16.2 introduziu uma nova ferramenta de segurança opcional, que, quando ativada, permite encriptar os dados guardados no iCloud por mais aplicações do que as que era possível até então. A Apple deu a esta funcionalidade o nome de Proteção Avançada de Dados, e pretende que em 2023 a mesma chegue a muitos mais países para além daquele a que está, de momento, limitada.

Carregamento com Energia Limpa

Com vista a contribuir para a diminuição da pegada de carbono, a Apple introduziu no iOS 16.1 o Carregamento com Energia Limpa. Na prática, quando um iPhone tem esta opção ativa e está ligado a um carregador, o sistema vai otimizar o carregamento de forma a usufruir ao máximo das alturas em que a rede elétrica está a ser alimentada por energias renováveis. Apesar de nobre, esta funcionalidade está limitada também ao país de origem da empresa, sem planos conhecidos para chegar a qualquer outro território.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo