Estas funções do iOS 16 também chegaram ao macOS Ventura

A semelhança entre estes dois sistemas é cada vez maior.
Escrito por Pedro Alves e
3 mins de leitura
Estas funções do iOS 16 também chegaram ao macOS Ventura
Publicidade
Publicidade

A Apple tem vindo a promover, nos últimos anos, uma uniformização dos seus diferentes sistemas operativos, utilizados também eles em equipamentos distintos. O intuito desta aproximação é facilitar a vida aos utilizadores, pois assim deparam-se sempre com um ambiente familiar, quer estejam a usar o iPhone, quer o Mac, por exemplo.

Posto isto, é natural vermos, entre os sistemas mais usados, uma partilha de certas funcionalidades. Vamos então abordar, neste caso específico, o iOS 16 e o macOS Ventura, e analisar alguns pontos em comum agora presentes em ambos os sistemas da empresa da maçã, mas inaugurados no iOS 16.

Aplicações Relógio e Meteorologia

Para quem é utilizador de iPhone há muito tempo, pode parecer redundante falar destas aplicações básicas e clássicas. No entanto, a verdade é que só agora é que as mesmas chegaram ao macOS...

Finalmente temos no nosso computador o Relógio, e todas as funcionalidades já conhecidas do mesmo: relógio mundial, alarme, cronómetro e temporizador. No que à Meteorologia concerne, já não é necessário abrir o browser para consultar o tempo para os dias seguintes: basta abrir esta aplicação dedicada, escolher a localização, e a magia acontece.

Flexibilidade do iMessage

Duas das novidades trazidas pelo iOS 16, no que ao iMessage diz respeito, foram a possibilidade de anular o envio de uma mensagem, e de editar mensagens já enviadas. Ora, o macOS Ventura replicou exatamente essas funções.

Agora, no computador, basta carregar com o botão direito do rato (ou gesto compatível no touchpad) em cima da mensagem enviada para surgirem estas duas opções. De referir que o prazo para anular o envio de uma mensagem é de dois minutos, e para editar de quinze minutos, com um máximo de cinco edições (visíveis para o recetor).

Melhorias no Mail

A aplicação nativa de email do iOS também oferece a possibilidade de anular o envio deste tipo de comunicação, no máximo trinta segundos após o pressionar do botão, se definido para tal. Agora, podes fazer o mesmo no teu computador, e ainda mais.

É possível também agendar o envio de um email para uma hora futura, em ambos os sistemas.

O Stage Manager também está no Mac

Não foi só o iPadOS 16 que ganhou o Stage Manager: o macOS Ventura também recebeu esta nova maneira de gerires a tua área de trabalho.

Para a ativares, basta clicares no botão especificamente criado para o efeito que está na Central de Controlo. A partir daí, podes começar a organizar as tuas aplicações da forma que pretenderes.

Usa o teu iPhone como webcam

A câmara de continuidade foi uma das opções mais interessantes trazidas pelo iOS 16 e, mais tarde, pelo macOS Ventura. O facto de usares a câmara do teu iPhone como câmara do teu Mac expande as possibilidades deste par a um nível nunca visto.

A câmara de continuidade funciona sem fio, quer em aplicações nativas, quer de terceiros. Para tal, basta ter o bluetooth ligado em ambos os dispositivos, assim como uma ligação wireless comum, e sessão iniciada no mesmo Apple ID; a partir daqui, o iPhone aparecerá na lista de câmaras disponíveis no Mac.


Qual destas funções consideras mais útil e interessante?

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo