FBI adverte para os perigos da utilização de portas USB públicas

FBI adverte para os perigos da utilização de portas USB públicas

Cada vez temos de ter mais cuidado na utilização de dispositivos eletrónicos, até na hora de os carregar...

1 min de leitura
PUB

O FBI, conhecida força da lei norte-americana, avisou a população acerca dos perigos que acarreta a utilização de portas USB públicas, nomeadamente no que concerne à transmissão de malware por essa via. Através de uma publicação no Twitter, o gabinete do FBI da cidade de Denver incitou que se evitasse o uso de postos de carregamentos gratuitos presentes em aeroportos, hotéis e centros comerciais.

O problema destes equipamentos é que são frequentemente alterados por pessoas mal-intencionadas, visando a distribuição de software malicioso e de monitorização indevida dos consumidores. De forma a evitar este tipo de situações, o conselho do FBI passa por, cada um de nós, carregar consigo o seu próprio cabo e respetivo carregador, pois só dessa forma é garantida total segurança e confidencialidade.

É certo que os equipamentos Apple possuem ferramentas de segurança que previnem a transferência de dados através da porta lightning, mas isso apenas acontece se o dispositivo em questão estiver bloqueado há mais de uma hora, caso contrário o risco está igualmente presente.

O FBI aproveitou a ocasião para informar também acerca dos perigos da utilização de redes wi-fi públicas e abertas, da abertura de ficheiros suspeitos ou até mesmo de links desconhecidos. Fazemos nossas as palavras do FBI.

PUB