Conceito de um possível Apple Car.
Miguel Valente

Fim da Linha para o Apple Car: O que correu mal?

PUB

Após uma década de desenvolvimento de um carro elétrico autónomo, a Apple decidiu encerrar este projeto (com o nome de código projeto Titan). O tão aguardado Apple Car não verá a luz do dia e a gigante da maçã cancelou todos os planos de lançar o seu próprio veículo para o mercado.

Centenas de engenheiros e especialistas em automóveis que trabalhavam no projeto serão dispensados ou realocados para outras equipas dentro da Apple, incluindo a equipa de Inteligência Artificial generativa. O fim do Apple Car é um dos rumores mais duradouros sem um produto concreto e vamos revisitar alguns momentos-chave da sua história para perceber algumas das causas que levaram a este desfecho.

Raízes do Projeto

No início de 2015, uma carrinha equipada com tecnologia LiDAR alugada pela Apple surgiu nas ruas de Concord, na Califórnia, o que desencadeou uma onda de rumores sobre um possível carro autónomo da fabricante americana. O CEO da Apple, Tim Cook, aprovou o projeto, alegadamente, em 2014, colocando Steve Zadesky na liderança com a supervisão de Dan Riccio.

Primeiros entraves

No entanto, os problemas começaram a surgir cedo. Em 2016, Zadesky deixou a empresa e a liderança do projeto passou para Bob Mansfield. Houve uma reorganização significativa, com foco num sistema de direção autónoma, e a equipa foi pressionada para provar a viabilidade do projeto até 2017.

Flutuações e expectativas

Os rumores continuaram em 2018, tendo até sido feitas previsões de lançamento para 2023 e 2025. Por outro lado, a aquisição da startup de veículos autónomos Drive.ai mostrou que o desenvolvimento ainda estava em curso. No entanto, a pandemia de 2020 trouxe um período de silêncio, seguido por outra mudança de liderança, com John Giannandrea a assumir o projeto.

Conceito de um possível Apple Car.
Wepik/InsideEVs

Os rumores andaram sempre lado a lado com as incertezas e continuaram em 2021 e 2022, com relatórios a indicar problemas técnicos e de segurança. No final de 2022, a gigante de Cupertino reduziu as suas ambições para um modo de direção autónoma limitado a auto-estradas, adiando o lançamento do Apple Car para 2028.

Todavia, em fevereiro deste ano, a Apple decidiu encerrar o projeto. A falta de convicção sobre a viabilidade e os riscos envolvidos com a direção autónoma foram, ao que tudo indica, fatores-chave na decisão final da Apple.

Queres mais novidades da Apple? Tens tudo aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Curiosidades